Ferramenta para tomada de decisão do produtor rural e marketplace do agro são ações vencedoras do AgroNordeste Digital 2022
O desafio é uma das ações do Programa AgroNordeste Digital, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil28 de novembro de 2022 /// 5 minutos de leituraQuase 100 agritechs participaram do AgroNordeste Digital - Desafio de Startups do Agro 2022, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil. A premiação ocorreu no início deste mês de dezembro com destaque principal para uma ferramenta para tomada de decisão do produtor rural brasileiro e um marketplace do agro.
A chamada contou com duas categorias: uma regional (Start) e uma aberta (Up). Na categoria Up, concorreram startups de todo o território nacional. Já a categoria Start foi dedicada a startups iniciantes e sediadas na região atendida pelo AgroNordeste, com cinco arenas regionais: Cariri Paraibano; Oeste Baiano; Vale do Açu (RN); Vale do Jaguaribe (CE); e Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia).
"Com esta ação, o Ministério da Agricultura deu destaque aos ecossistemas de inovação da região do AgroNordeste, valorizando o setor tecnológico nordestino e construindo um ambiente propício para o desenvolvimento. Sucesso que pode ser repetido em outros locais do AgroNordeste, assim como em outras regiões do país", disse o Mapa em nota.
A Digifarmz Smart foi a primeira colocada na Categoria Up (aberta). Ela possui uma ferramenta digital que combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, para apresentar recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja, para uma melhor tomada de decisão.
Na categoria Start (regional), a vencedora Agrovare apresentou um marketplace do agro. O objetivo é conectar quem vende e quem compra produtos agro através de um aplicativo, garantindo preço justo, segurança e transparência.
As startups vencedoras, além das segundas e terceiras colocadas receberam troféu de participação, certificado com chancela do Mapa, além de visibilidade, mentoria e possibilidade de conexão com investidores privados nacionais e internacionais da Rede Mapa Conecta (Aceleradoras, Hubs e Fundos de Investimentos). As duas vencedoras de cada categoria também contaram com prêmio no valor de R$ 5 mil oferecido pela aceleradora Cyklo Agritech.
O desafio é uma das ações do Programa AgroNordeste Digital, que visa fortalecer o empreendedorismo tecnológico voltado para o setor agropecuário na região. A iniciativa aproxima os atores do ecossistema de inovação - investidores, aceleradoras, produtores rurais e academia - criando um cenário propício para networking, transferência de tecnologia e divulgação de novos produtos e serviços capazes de atender às demandas do setor e desenvolvê-lo.
O projeto teve o apoio da Abapa, Abrafrutas, Aiba, BASF, BNB, CNA, CNI, Cooperativa Optar, Embrapa, FP Tec PB, IFBA, IFCE, IFPE, INSA, Prefeitura de Barreiras (BA), Prefeitura de Limoeiro do Norte (CE), Sebrae, Senai/Fiep (PB), SPRB, SPRLEM, Sudene, UFCG, UFC Campus Russas (CE), UFOB, UFERSA, Univasf. Investidores (Aceleradoras, Hubs e Fundos de Investimento): Adisseo, Agrotools, Agroven, Barn, Cedro Capital, Cocriagro, Cotidiano, Cyklo, Food Tech Hub, Mobius, Next, NT Agro, Smart Value, SP Ventures, Startup Connection, Venture Hub, Vale dos Quitandeiros, 10b.
Veja a lista completa das agritechs vencedoras:
Categoria Up (aberta):
1° lugar – Digifarmz Smart - Porto Alegre (RS)
2° lugar – NCB Sistemas Embarcados - São José dos Campos (SP)
3° lugar – Agrolite - Fortaleza (CE)
Categoria Start (regional):
1° lugar – Agrovare - Recife (PE)
2° lugar – JNA Agroconsultoria Ltda - Campina Grande (PB)
3° lugar – Prediga+ Petrolina (PE)
Além das premiações, o Mapa irá fornecer programa de aceleração para todas as 15 finalistas da Categoria Start. São elas:
1 - Agroeste Database (Barreiras - BA)
2 - Agro9 Tecnologia (Morada Nova - CE)
3 - Agrovare (Recife - PE)
4 - AI Praga (Salvador - BA)
5 - AVIN Agricultura Vertical Inteligente (Campina Grande - PB)
6 - Consurural (Limoeiro do Norte - CE)
7 - Consultoria 3A em Sustentabilidade (Petrolina - PE)
8 - Do Campo à Mesa (Natal - RN)
9 - Dron Soluções Agrícolas (Recife-PE)
10 - Ecoar Agrofloresta (Jaguaruana - PE)
11 - FalaAgro (Recife - PE)
12 - JRX Consultoria (Mossoró - RN)
13 - JNA Agroconsultoria (Mossoró - RN)
14 - Prediga+ (Petrolina - PE)
15 - Sensor Semente (Barreiras - BA)