Impulso Bayer: inspirando os agricultores para o futuro!
O maior programa de fidelidade do agro brasileiro completa quatro anos, oferecendo benefícios, conteúdos e experiências exclusivas aos produtores26 de janeiro de 2024 /// 12 minutos de leituraO Impulso Bayer, maior programa de fidelidade do agro brasileiro, completa quatro anos com ações voltadas para o agricultor que pensa grande, planeja o futuro e gosta de aproveitar as oportunidades.
Criado para inspirar e impulsionar os agricultores, o programa oferece o acúmulo de pontos para resgatar diversos produtos e serviços, além de "impulsos" para conquistar estrelas e acessar experiências exclusivas. "O grande intuito do programa é conectar os nossos clientes a benefícios relacionados à inovação, tecnologia e ao conhecimento. Para isso, o Impulso Bayer tem duas grandes mecânicas de funcionamento: o acúmulo de pontos e o engajamento. Dessa forma, o produtor tem acesso a mais benefícios exclusivos", conta Barbara Danc, gerente de experiência do cliente da Bayer.
O Impulso Bayer é a evolução de um programa anterior, a Rede Agroservice, que contava com uma mecânica parecida, por meio do acúmulo de pontos para resgate de produtos e serviços. Pensando em agregar mais valor aos clientes, a Bayer migrou para a versão atual e adicionou novas camadas de experiências, com a classificação dos clientes por estrelas.
"Com as estrelas, amplia-se o leque de oportunidades, dependendo do nível de fidelidade do cliente com a Bayer. Quanto mais engajado é o cliente, mais benefícios ele tem. Então, o Impulso Bayer passa a olhar ainda mais para o agricultor, que é o protagonista de tudo", comenta Richard Brito, coordenador de experiência do cliente na Bayer.
Milhares de produtos e serviços à disposição do agricultor
Uma das maneiras que o programa tem de impulsionar os negócios do produtor rural é por meio de produtos e serviços disponíveis na plataforma Orbia.
São quase 250 mil clientes cadastrados na plataforma de marketplace e 1500 serviços e produtos disponíveis, com foco em novas tecnologias, inovação, aumento de produtividade e gestão, além de campanhas promocionais exclusivas.
"O Impulso Bayer e a Orbia estão conectados, sendo o Impulso o nosso programa de fidelidade que entrega valor aos clientes por meio da Bayer. Já a Orbia é uma empresa parceira que opera o nosso programa", explica Richard.
Para participar do programa de fidelidade, basta entrar no site Orbia.ag e cadastrar as notas fiscais emitidas a partir das compras de produtos Bayer. Assim que a nota for aprovada, os pontos serão calculados e dão acesso ao resgate de produtos e serviços.
A partir do cadastro das notas fiscais, você ainda junta "impulsos" que vão determinar o seu número de estrelas. Você pode ser cliente de 1 a 5 estrelas e, quanto mais produtos comprar, maior será a sua classificação e mais benefícios você acessa para alavancar o seu negócio.
"Para conquistar as estrelas, os consumidores precisam acumular "impulsos", ou seja, um ponto é igual a um "impulso". Quanto mais impulsos os produtores acumulam, maior será a classificação. Por exemplo, um produtor que atingir o marco de 550 mil impulsos será classificado como 5 estrelas e assim por diante", esclarece Barbara.
Ao acumular essas estrelas, o produtor também tem acesso a uma série de experiências, de acordo com o seu nível de engajamento.
Essas experiências incluem desde a entrada gratuita em eventos, acesso ao braço de agricultura digital da Bayer, com Climate FieldView™, bônus e viagens nacionais e internacionais para conhecer a matriz da empresa na Alemanha, conferir de perto como outros países estão resolvendo os desafios na agricultura e as tecnologias de ponta que estão sendo desenvolvidas no mundo. "Os produtores voltam com muita bagagem, além de uma ampla rede de networking, porque acabam conhecendo produtores do Brasil inteiro", comenta a gerente de experiência do cliente.
Programação exclusiva sobre o mundo do agro
Além dos benefícios já mencionados, o programa Impulso Bayer conta com uma grade exclusiva de conteúdos para o produtor rural brasileiro: os programas Impulso News, Impulso Negócios, Impulso Cast, Impulso Gente, Impulso Minuto e Boletim do Clima, publicados no canal Agro Bayer Brasil no YouTube. Já são mais de 400 programas veiculados e duas premiações nacionais.
"Nosso objetivo é levar conteúdo de qualidade e agregar valor na tomada de decisão do agricultor, além de darmos visibilidade para as histórias dos nossos clientes, que construíram o agronegócio como é hoje", destaca Richard.
São informações atualizadas sobre o setor, mercado, clima, melhores práticas agrícolas, biografias de produtores e muito mais, reunidas em um só lugar.
O professor e analista de mercado, Marcos Fava Neves, que participa da frente de conteúdo Impulso Bayer, ressalta a importância do aprendizado que essa experiência tem proporcionado, além da variedade e qualidade de conteúdo oferecido gratuitamente ao produtor. "A programação conta com um conjunto enorme de programas, entrevistas, debates e podcasts, tudo isso à disposição do agricultor brasileiro, mas também de empresas, agroindústrias, profissionais do setor e todos que se interessam pelo agronegócio de forma geral."
O que vem por aí
Na opinião do professor e especialista em agronegócio, um programa de fidelidade como o Impulso Bayer gera maior proximidade entre os elos do setor. "Isso é muito necessário no agronegócio brasileiro por conta de todos os desafios que temos. Quando nos relacionamos, facilitamos a tomada de decisão e essa é a essência da construção de valor para quem utiliza esses programas. Dessa forma, criamos valor e margem, além de tornar o nosso agro mais competitivo." Sobre os próximos passos para esse programa de fidelidade, Barbara Danc afirma que o objetivo é estar cada vez mais próximo dos agricultores, a fim de alavancar os negócios e a produtividade.
"Tudo que estamos construindo para esse ano foi baseado em aprendizados e feedbacks dos produtores. Esperamos trazer soluções para atender cada vez mais as necessidades deles, de acordo com sua jornada, cultura e região, enfim, com o que eles realmente precisam", acrescenta a gerente da Bayer. Richard concorda e reforça: "O Impulso Bayer existe para estar lado a lado com o agricultor, em todos os momentos. Em 2024, isso não será diferente. Estaremos aqui, criando benefícios e valor para os agricultores, pensando sempre em inspirá-los e impulsioná-los para o futuro", conclui.