Blog do Agro

Café: geadas impulsionam preços

Confira as perspectivas para a safra 24/25 de café e mais notícias do agro16 de agosto de 2024 /// 13 minutos de leitura

As recentes quedas de temperatura resultaram em geadas localizadas em lavouras de café nas áreas da Alta Mogiana, em São Paulo, e no Cerrado Mineiro. Com isso, os preços do grão subiram de forma significativa nesta semana. A saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 1.431,21, 2% acima do fechamento da semana passada. Isso mostra as preocupações do mercado, buscando se proteger de possíveis novas ocorrências climáticas nos próximos dias. Os dados são do Centro de Estudos em Economia Avançada (Cepea). Como a colheita da safra de café 24/25 alcançou 92% da produção total até o dia 6 de agosto, a produção desse ano não deve ser afetada, de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado. Contudo, dependendo da intensidade da geada, as perdas podem ser sentidas na próxima temporada.

A estimativa de produção da atual safra de café foi revisada para baixo pela consultoria Hedgepoint Global Markets, ficando em 63,3 milhões de sacas de 60 quilos, ou 4,4% abaixo da temporada 23/24. Isso porque as condições climáticas no fim de 2023 e início de 2024 não foram favoráveis à produção de café, já que as temperaturas médias foram mais altas, levando a uma maturação desigual, grãos menores e queda prematura.


O que esperar para o mercado global de café

Esse cenário, combinado com as crescentes preocupações sobre o impacto do fenômeno El Niño na produção de café no Sudeste Asiático, impulsiona a alta dos preços. Desde o fim de 2023, o café brasileiro tem sido altamente demandado por conta da redução da oferta no Vietnã e na Indonésia. Embora seja esperado um aumento nas exportações da Indonésia em 2024, devido à maior disponibilidade, a produção no Vietnã ainda poderá ser reduzida, portanto, as expectativas indicam que o café brasileiro - especialmente o conilon - continuará com uma forte demanda nesta temporada.

"Dados da exportação de café do primeiro mês desta safra mostram que a receita cambial foi de 932 milhões, um crescimento de 48% em relação a julho do ano passado. Portanto, estamos com um volume 26% maior para exportação e 50% a mais em valor. Além disso, notícias recentes mostram que a China passou os Estados Unidos em número de lojas de café e houve grande crescimento na Índia também. Então, se tivermos oferta, com certeza vai se encaixar bem no mercado mundial", comenta o professor Marcos Fava Neves sobre o mercado de café.


Giro de notícias

A produção brasileira de grãos da safra 23/24 foi projetada em 298,6 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 6,6% em relação à produção anterior. Entre os principais motivos estão o déficit hídrico no Centro-Oeste e o excesso de chuvas no Sul.

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes subiu para 1,11 em julho, comparado aos 0,97 registrados no mês anterior. O resultado é reflexo da queda nos preços das commodities e aumento de alguns tipos de adubo.

Os preços das frutas cítricas devem continuar em alta em agosto. A expectativa é de oferta limitada em todas as variedades, mesmo durante o pico da safra. Na indústria, a laranja-pera e as variedades tardias atingiram uma média de R$ 80 por caixa, com elevações de 5% no mês e 82% no ano.


50 anos de Roundup

A Bayer esteve presente no Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, em Campinas, interior de São Paulo. O evento representou um marco para a Bayer, que celebra os 50 anos da marca Roundup no mundo.
A Bayer está ao lado do agricultor brasileiro e desenvolve um conjunto de soluções para o manejo de plantas daninhas resistentes.


Jornada do Conhecimento Conexão Mulheres

Nesta semana foi encerrada a quarta Jornada do Conhecimento Conexão Mulheres. Trata-se de uma imersão de constante atualização, voltada exclusivamente para as profissionais do agro e que, agora, se tornou uma experiência para clientes a partir de 3 estrelas do Impulso Bayer.

Confira mais informações sobre este benefício aqui.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.