Blog do Agro

Como fazer a manutenção preventiva da colheitadeira?

Entenda quais são os principais componentes que exigem atenção no plano de manutenção preventiva das máquinas agrícolas e como a agricultura digital pode ser uma aliada nesse acompanhamento.
02 de janeiro de 2024 /// 7 minutos de leitura

A importância da manutenção preventiva da colheitadeira


A manutenção preventiva das colheitadeiras é essencial para assegurar eficiência no campo e reduzir os custos de produção. Segundo Rouverson Pereira da Silva, professor da Unesp, essa prática aumenta a vida útil dos equipamentos, evita gastos desnecessários com reparos e oferece mais segurança aos operadores das máquinas agrícolas, ao reduzir o risco de acidentes.

No manual técnico de cada modelo de colheitadeira, estão descritos os cuidados específicos e os intervalos ideais entre as revisões, fundamentais para um bom plano de manutenção preventiva.

Confira, a seguir, os principais componentes que merecem atenção no momento da manutenção das colheitadeiras:


1. Plataforma de corte

“Os componentes da plataforma — molinete, barra de corte, condutor transversal (ou caracol) e esteira — devem passar por uma vistoria rigorosa para identificar desgastes ou folgas entre as peças, que podem causar falhas futuras”, alerta o professor da Unesp. Esse cuidado contribui para reduzir custos com reparos e aumentar a vida útil das máquinas agrícolas.


2. Sistema de trilha, separação e limpeza

Esse sistema é responsável por separar as partes da planta recém-cortada, encaminhando os grãos para o armazenamento e descartando o restante no solo. Para manter a eficiência da colheitadeira, componentes como rolamentos, peças dentadas e correias devem receber atenção constante dentro do plano de manutenção preventiva.


3. Motor, sistema de transmissão e hidráulico

A manutenção desses sistemas deve seguir rigorosamente o cronograma do fabricante, que define as horas de trabalho e os intervalos ideais para revisão e reparo. É fundamental monitorar as trocas de óleo do motor e dos sistemas hidráulicos, além da substituição dos filtros. Essas práticas na colheitadeira, reduzem os riscos de falhas e prolongam a vida útil das máquinas agrícolas.


4. Condutor longitudinal

É essencial inspecionar regularmente os cilindros, as mangueiras do acionamento hidráulico, a tensão das correntes e a integridade das barras. Além disso, devem ser verificados:

  • Níveis de fluido de refrigeração;
  • Lubrificação das máquinas agrícolas nas partes móveis;
  • Condição de pneus e eixos;
  • Funcionamento de sistemas de localização geográfica (GPS);
  • Sistemas de comunicação de dados, especialmente em maquinários autônomos.

Como o Climate FieldView™ auxilia na manutenção preventiva das colheitadeiras?


Para aprimorar a gestão das operações no campo, a plataforma de agricultura digital da Bayer, Climate FieldView™, permite acompanhar em tempo real o desempenho das máquinas agrícolas. Assim, o produtor pode realizar ajustes imediatos no processo e adotar estratégias mais eficientes de manutenção preventiva e corretiva.

"É possível prever quando a máquina vai falhar, com base nos dados e indicadores que são fornecidos. Também é possível saber a hora de parar a máquina para fazer a manutenção, antes que ela quebre", conta Guilherme Belardo, líder de desenvolvimento de negócios na Bayer.

Além disso, a plataforma fornece informações detalhadas sobre as atividades em cada talhão e o rendimento por máquina. Esse acompanhamento diário ajuda o produtor a tomar decisões mais assertivas, baseadas em informações atualizadas e reforçando a importância de um bom plano de manutenção preventiva.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.