7 MIN DE LEITURA

Como fazer a manutenção preventiva da colheitadeira

02 de janeiro de 2024

A manutenção das colheitadeiras é essencial para assegurar eficiência e diminuir os custos de produção no campo. De acordo com Rouverson Pereira da Silva, professor da Unesp, essa prática aumenta a vida útil dos equipamentos, diminui os gastos desnecessários com consertos, além de oferecer mais segurança aos operadores das máquinas agrícolas, uma vez que diminui os riscos de acidentes. No manual técnico da máquina, você encontra quais os cuidados específicos para a manutenção do modelo de colheitadeira utilizada na fazenda, bem como os intervalos de tempo entre as revisões.

Confira os principais componentes que merecem atenção na hora de fazer a manutenção das colheitadeiras:


1. Plataforma de corte

"Os componentes da plataforma - molinete, barra de corte, condutor transversal (ou caracol) e esteira - devem passar por uma vistoria rigorosa para verificar se não há desgaste das peças ou folga entre elas, porque isso pode levar a uma falha futura", alerta o professor da Unesp.


2. Sistema de trilha, separação e limpeza

O sistema de trilha, separação e limpeza é responsável por separar as partes das plantas recém-cortadas, enviando as partes aproveitáveis para o armazenamento e descartando os demais no solo. Para isso, os rolamentos, as peças dentadas e as correias requerem manutenção frequente.


3. Motor, sistema de transmissão e hidráulico

Essa manutenção deve seguir o cronograma estabelecido pelo fabricante, indicando as horas de trabalho e os intervalos necessários para revisão e reparo. É fundamental monitorar os períodos de troca de óleo nos sistemas e no motor, bem como a troca dos filtros.


4. Condutor longitudinal

É essencial inspecionar os cilindros, as mangueiras de acionamento hidráulico, a tensão das correntes e a integridade das barras.

Além desses aspectos, é muito importante verificar os seguintes pontos:

  • Níveis de fluido de refrigeração;
  • Lubrificação das máquinas agrícolas nas partes móveis;
  • Condição de pneus e eixos;
  • Fazer testes em sistemas de localização geográfica, como o GPS;
  • Testar os sistemas de comunicação de dados em maquinários autônomos.

Climate FieldView auxilia na manutenção das colheitadeiras

A fim de aprimorar a gestão dessas atividades, a plataforma de agricultura digital da Bayer, Climate Fieldview™, possibilita o acompanhamento em tempo real da operação, permitindo ajustes e modificações do processo caso necessário.

"É possível prever quando a máquina vai falhar, com base nos dados e indicadores que são fornecidos. Também é possível saber a hora de parar a máquina para fazer a manutenção, antes que ela quebre", conta Guilherme Belardo, líder de desenvolvimento de negócios na Bayer.

A plataforma pode, ainda, passar informações detalhadas sobre as atividades em cada talhão e o rendimento por máquina. Esse acompanhamento diário com Climate FieldView™ permite ao produtor tomar decisões mais assertivas, baseadas em informações atualizadas.