Fábio Eckert, um apaixonado pelo agronegócio e por produtividade
O Impulso Gente desta semana conta a história de Fábio Eckert, um apaixonado pelo agronegócio que, ao lado de familiares, está sempre em busca de altas produtividades.17 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraFábio Eckert não se vê fazendo outra coisa a não ser trabalhar no campo: é apaixonado pelo que faz e busca constantemente alcançar novos patamares de produtividade para estar no topo.
Ele conta ser o responsável pela parte agrícola da empresa que leva o seu sobrenome, a Eckert Agronegócios, situada em Tapes-RS. Ao lado de quatro sócios, todos membros da família, completa-ram recentemente 31 anos de história, respirando o agro 24 horas por dia.
O interesse pela atividade começou por seu avô, que plantava fumo, milho e arroz, mas foi graças a seu pai e seu tio que as coisas começaram a tomar forma. A empresa, que começou com uma capi-nadeira e uma enxada, foi crescendo cada vez mais em área e maquinário, ao ponto de estabelece-rem como meta um crescimento de 10% ao ano e nunca reduzir a produtividade.
Fábio conta que desde pequeno seu pai é a sua maior influência e inspiração, e se emociona ao dizer que ele é um exemplo de vida tanto para si quanto para outras pessoas da cidade.
A Eckert Agronegócios foi pioneira no plantio de soja em área de várzea em um momento em que se acreditava que apenas a cultura de arroz era propícia à região. Superando as críticas, eles insisti-ram e, em parceria com a Embrapa e a IRGA (Instituto Rio Grandense de Arroz) conseguiram produ-zir, sem muito investimento em adubação e conhecimento sobre a cultura, uma safra de soja com a mesma produtividade média do estado.
A partir daí, perceberam que era possível plantar soja na região com a adoção de variedades e técni-cas mais adequadas, além de que a safra de arroz subsequente à soja era quase duas vezes mais produtiva. Graças a maestria implantada, a família Eckert tem orgulho de ter introduzido a soja em região de várzea.
Para alcançar os patamares de produtividade propostos, Fábio conta que é preciso ter parceiros confi-áveis. Há oito anos, quando conseguiu ultrapassar a barreira de 5 mil quilos de soja por hectare, a empresa teve o apoio da Bayer, que até proporcionou uma viagem aos Estados Unidos para Fábio.
Durante a viagem e em visita aos produtores norte-americanos, ele viu que o FieldView™ já era utili-zado por lá há bastante tempo. Assim que voltou ao Brasil, Fábio contatou a sua Representante Téc-nico de Vendas e pediu adesão à plataforma para toda a sua área.
Os resultados não poderiam ser melhores, pois a ferramenta entrega os dados de seus tratores em tempo real, além do consumo de combustível, área plantada/dia, variedade plantada, o que está sendo usado para a adubação e o volume colhido na operação.
Fábio não se vê sem o FieldView™ em suas lavouras, e com o controle na palma das suas mãos, ele afirma que quem não utilizar o serviço, com certeza ficará para trás. Aproveite para conhecer as funci-onalidades da plataforma Climate FieldView™.
Com adoção da agricultura de precisão em 100% de sua área, semeando e aplicando insumos em taxa variável, a Eckert Agronegócios participou do Desafio Confiança Premiada. A produtividade na área com o uso de FOX® XPRO foi excepcional, tanto que Fábio se surpreendeu com o resultado e não deu outra: a empresa foi a campeã do desafio na safra 2021.
Por fim Fábio conta que o maior desafio do produtor é conhecer a área, e o sucesso é alcançado ao fazer as coisas com amor.