Gestão financeira do agronegócio: ferramentas e conceitos
Quais ferramentas e conceitos podem ser utilizados na gestão financeira do agro? Confira neste Impulso Aprende, com a participação de especialistas e produtores! 17 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraNo terceiro programa Impulso Aprende, o produtor rural Frederico Fonseca Lopes conta sobre o método Agroperformance, que ajudou muitos agricultores a melhorarem sua gestão financeira ao permitir a visão de longo prazo de seu negócio de maneira estruturada. O método consiste em passar por todas as etapas de um planejamento e gestão estratégica: entendimento, análise interna do empreendimento agrícola, consolidação, direcionamento estratégico, implementação dos projetos estratégicos e controle.
Segundo o professor da FGV, Leandro Guissoni, um ponto importante para garantir a rentabilidade no longo prazo e uma boa gestão financeira é a união entre a agricultura e a biotecnologia. Essa associação permitiu o desenvolvimento de espécies vegetais que são resistentes a insetos e tolerantes a herbicidas, por exemplo, proporcionando melhorias das práticas de cultivo e incremento na qualidade dos produtos agrícolas.
Entre as vantagens da biotecnologia, está a facilitação do manejo de plantas e insetos invasores, resultando em redução da quantidade de aplicação de defensivos e em vantagens econômicas como a diminuição dos custos de produção. A Bayer possui biotecnologias disponíveis para grandes culturas, como a soja (Intacta 2 Xtend), milho (VT PRO 4®) e o algodão (Bollgard® 3)
Um fato marcante é que os agricultores estão fechando a compra de insumos cada vez mais cedo. Isso porque o planejamento da safra, quando feito de forma antecipada e detalhada, é uma medida de extrema importância e deve estar atrelada ao planejamento financeiro e ao estoque dos insumos necessários, tendo como ponto de partida os custos de produção.
A partir do momento que o produtor decide qual o nível de tecnologia irá utilizar e qual o teto produtivo que deseja atingir, é possível elaborar uma boa preparação da lavoura.
Muitas vezes, com o auxílio de representantes técnicos e de especialistas, é viável fazer uma projeção de qual fertilizante é o mais adequado e quais defensivos agrícolas serão necessários para obter o melhor custo-benefício. Contar com a ajuda de profissionais especialistas e experientes no assunto é uma atitude inteligente, pois eles esclarecem dúvidas e direcionam o produtor para uma melhor tomada de decisão em seu negócio.
Por falar nisso, Luciano Alegre, consultor da Safras & Cifras, elencou algumas soluções que vão ajudar o produtor e estão disponíveis para cliente do Impulso Bayer.
O planejamento sucessório, a governança, o planejamento tributário e a gestão econômica e financeira têm o objetivo de preservar a harmonia da família que possui negócios agrícolas, proporcionando longevidade e competitividade para seus empreendimentos.
Uso de indicadores na gestão financeira
O uso de indicadores deve ser utilizado para o produtor analisar os resultados da fazenda e avaliar de forma objetiva como as atividades econômicas têm dado retorno. Dessa forma, o produtor poderá definir o destino de seus resultados e tomar melhores decisões em relação a remuneração, investimento, fundo de reserva e outros.
De acordo com a análise do professor Marcos Fava Neves, os produtores que mais prosperam possuem três características: cuidam do custo de produção, apresentam excelência de lavoura e comportamento financeiro adequado. Para isso, ele dá uma dica para você, produtor: “ficar melhor, antes de ficar maior”.