Flávia Montans: conheça uma das maiores produtoras de milho e soja do Brasil
Com conquistas dentro e fora do campo, Flávia Montans é inspiração para as mulheres que atuam no agronegócio06 de setembro de 2023 /// 5 minutos de leituraAos 26 anos Flávia Montans mudou-se sozinha para Rio Verde, no interior de Goiás, com a responsabilidade de assumir os negócios da família. Hoje, 17 anos depois, ela é uma das principais produtoras de milho e soja do Brasil.
Paranaense de nascimento, mas já goiana de coração, a sócia-proprietária da Fazenda Alvorada vem de uma família de agricultores, chegou a cursar agronomia, mas não se imaginava trabalhando no comando de uma propriedade rural. Contudo, seus planos tiveram que mudar repentinamente e ela se viu à frente da fazenda.
Flávia recorda que o começo foi bastante desafiador por ser muito jovem e inexperiente, mas a vontade de vencer era muito maior. "Quando você tem essa memória afetiva, esse amor pelo que você faz, pela sua origem, você trabalha com muito mais prazer."
Determinada, a produtora rural morou por três anos na fazenda, período que ela contou ter sido muito importante para o seu desenvolvimento e para aprender como tudo funcionava.
Agora, Flávia não precisa ficar todos os dias no campo, mas isso não significa que ela não acompanhe tudo bem de perto, e o segredo para isso é a tecnologia. "Hoje a gente está na cidade e sabe tudo que está acontecendo aqui por meio de câmeras, de ferramentas como o Climate Fieldview™ que está acoplado aos maquinários. Com isso, é possível ter uma visão dos mapas de produtividade e tudo mais, então, essas tecnologias vieram para facilitar e ajudar o desenvolvimento da agricultura", comenta.
Celebrando conquistas dentro e fora do campo
Poder checar a rotina da fazenda mesmo quando está na cidade fez com que Flávia também pudesse se dedicar a um outro projeto de vida: ter uma família.
Mãe de dois meninos, ela diz que tenta transmitir a eles as mesmas memórias afetivas que tem com o agro. "É muito gratificante ter uma família, mas é um grande desafio formar pessoas. Eu procuro fazer com que eles gostem de viver isso aqui, depois, eles vão seguir o caminho que quiserem, mas a sementinha está plantada."
Flávia Montans acumula outras conquistas fora do campo também, como o Prêmio Mulheres do Agro, do qual foi vencedora em uma das edições. Ela enxerga que a premiação é uma oportunidade de dar visibilidade às mulheres que atuam no setor e inspirar outras a continuarem seu trabalho na agricultura. "É um projeto muito bacana, com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como equidade de gênero e o desenvolvimento da mulher para fazer um mundo melhor. Quanto mais mulheres trabalhando, mais o mundo se desenvolve”, conclui.