Blog do Agro

Preços da laranja disparam!

A baixa oferta da fruta elevou os preços nas últimas semanas. Confira os grandes números e as principais perspectivas para o mercado citrícola
01 de novembro de 2024 /// 10 minutos de leitura

Porque os preços da laranja subiram?


A média do preço da caixa de laranja em outubro ficou em R$ 93,52 para 40 quilos, valor 10,1% superior ao registrado no mês anterior, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Esse cenário é explicado pela oferta mais limitada de frutos de boa qualidade, consequência da seca persistente que marcou a temporada e resultou em um maior volume de laranjas murchas.

As chuvas recentes em grande parte das regiões produtoras ainda não foram suficientes para reverter os impactos climáticos negativos. Produtores relatam que somente um aumento no volume e na constância das precipitações, aliado a temperaturas mais amenas, poderá melhorar a qualidade da laranja no pé.

Essa situação também impactou as exportações de suco de laranja. No primeiro trimestre da safra 2024/2025, entre julho e setembro, foram embarcadas 198,1 mil toneladas para o mercado externo — uma queda de 26,7% em relação ao mesmo período do ciclo anterior. Ainda assim, devido ao preço da laranja em alta, a receita com exportações aumentou 43,2%, totalizando 850,5 milhões de dólares no período, segundo a CitrusBR, entidade que representa as principais indústrias de suco de laranja do Brasil.

Preço da laranja: projeções para o mercado de suco de laranja


Essa dinâmica reforça os desafios climáticos enfrentados não apenas no momento, mas ao longo de cinco safras consecutivas com produção abaixo da média. A escassez de laranjas e o aumento do preço da laranja têm gerado preocupação no mercado quanto aos possíveis impactos desse cenário sobre o consumo de suco de laranja.

"Além do greening, tivemos uma seca terrível, acompanhada de altas temperaturas, que afetou fortemente os pomares de laranja, principalmente em São Paulo e no Triângulo Mineiro. No entanto, tenho grande expectativa de que a ciência auxilie no combate ao greening e acredito que veremos pomares mais jovens e com maior irrigação. A previsão climática para a próxima safra também é mais favorável", afirma o professor Marcos Fava Neves.

Ainda de acordo com ele, os estoques de suco de laranja estão praticamente zerados, e o preço da laranja nas gôndolas subiu consideravelmente na Europa e nos Estados Unidos, o que pode trazer efeitos negativos no médio e longo prazo.

Giro de notícias

O terminal de contêineres do Porto de Paranaguá projeta aumentar o envio de algodão por meio de novas rotas logísticas. A localização estratégica, aliada à proximidade com o mercado asiático, fortalece o terminal como uma opção competitiva, especialmente diante do crescimento da demanda pela fibra.

As próximas semanas devem registrar chuvas acima da média nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, o Sul terá redução nas precipitações. Algumas áreas, como o Triângulo Mineiro e Goiânia, já apresentam altos volumes acumulados. No interior paulista, onde também há atenção ao impacto climático na citricultura, o risco de chuvas intensas e rápidas aumenta, o que pode influenciar a qualidade da fruta e o preço da laranja.

Mulheres que impulsionam o agro

A sétima edição do Prêmio Mulheres do Agro foi realizada durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em São Paulo. A iniciativa é idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), reconhece e valoriza a atuação feminina no campo.

Nesta edição, nove produtoras rurais, representantes de pequenas, médias e grandes propriedades, foram premiadas. As vencedoras foram:

  • 1º lugar: Gabi Rodrigues, Luiza Macedo e Vanessa Bomm
  • 2º lugar: Paula Dias, Maria Lucia Bessa e Mariana Granelli
  • 3º lugar: Simone Sillotti, Caroline Roza e Lisiane Czech

Além disso, Danielle Pereira Baliza foi reconhecida na categoria Ciência e Pesquisa.

Parabéns a todas essas mulheres que, com dedicação e visão de futuro, fortalecem o agronegócio brasileiro, inspiram o protagonismo feminino no campo e contribuem para o desenvolvimento de cadeias produtivas estratégicas.

Maratona de vantagens Impulso Bayer

Atenção, produtor: preparamos uma maratona de vantagens para você! Para abrir a porteira de benefícios do Impulso Bayer, chega o Impulso Turbinado. Quem já cadastrou notas fiscais neste ano recebe 30% a mais de pontos em todas as notas cadastradas e aprovadas na Orbia.

Já os clientes que cadastrarem a primeira nota de 2024 durante a campanha ganharão o dobro de pontos. A maratona acontece entre 04 e 18 de novembro.

Além dos pontos extras do Impulso Turbinado, há ainda dinheiro de volta para quem já ativou a Safra Turbinada, o maior programa de cashback do agronegócio brasileiro, uma oportunidade para potencializar resultados e se preparar para os investimentos da safra 2025, inclusive dentro do planejamento do Plano Safra 2024/2025.

E para fechar esse combo de benefícios, no dia 22 de novembro acontece a Agro Friday: serão 24 horas de descontos nos resgates dos serviços e produtos mais procurados pelos clientes.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.