Blog do Agro

Rita Teixeira Gonçalves: a produtora que é sinônimo de tradição no agro gaúcho

Conheça a produtora que vem de uma família com uma história secular na agropecuária14 de janeiro de 2023

Na família da produtora Rita Teixeira Gonçalves, o agro é sinônimo de tradição há mais de 100 anos. Ela cresceu vendo a mãe tocar o negócio que começou com seu avô em 1918, quando ele fundou a Estância Cerro do Ouro, em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Decidido em fincar raízes na região dos pampas gaúchos, Baltazar Teixeira da Silveira passou essa paixão pelo campo de geração para geração. "O agro na minha vida é tudo. É uma paixão que se transformou num trabalho, mas nunca deixou de ser paixão", conta Rita.

Mas tomar conta de um negócio nunca é tão simples, ainda mais quando se trata de uma fazenda. Dificuldades que a mãe de Rita precisou enfrentar com muita determinação. "Quando minha mãe tinha 36 anos, meu pai faleceu e ela assumiu a empresa. Ela não só seguiu em frente como o negócio cresceu nas mãos dela. Ela sempre foi meu exemplo, meu alicerce. Quando eu achava que não ia conseguir, me lembrava dela". E assim, Rita também expandiu os negócios da família. Formada em veterinária, ela tomou a frente da empresa e combinou a produção de bovinos com o plantio de soja e milho.

Agora, essa base de sustentação continua com seus filhos, Murilo e Ricardo, que estão passando pelo processo de sucessão familiar. Focados em aprimorar continuamente o negócio, eles implementaram melhorias como a construção de uma unidade de armazenamento de grãos.

"Essa unidade foi pensada para atender o trinômio ambiental, social e financeiro", explica Ricardo Teixeira Gonçalves. A unidade de armazenagem conta com placas solares, biofábrica e captação da água da chuva. Além disso, foi construída com uma elevação de 2,80 metros em relação ao solo para não precisar de bomba de drenagem. O espaço confinado também foi reduzido, pensando na segurança dos colaboradores.

Soluções sustentáveis no campo

Enquanto isso, no campo, mais inovações fazem a diferença, contribuindo para a produtividade com sustentabilidade. Murilo Teixeira Gonçalves conta que a propriedade faz parte do programa PRO Carbono, além de contar com a plataforma Intacta2 Xtend®, ambas soluções da Bayer. "O PRO Carbono nos mostra que o carbono realmente fica detido no solo. E a tecnologia Xtend já vem com melhoramento que reduz o uso de insumos e entrega um teto produtivo maior. Ou seja, a tecnologia vem nos ajudar na produtividade, mas com a preocupação ambiental."

Esses avanços na administração e no campo sempre contam com o olhar atento e orgulhoso da produtora Rita Teixeira Gonçalves. "Eles estudaram, trouxeram processos novos e eu fico muito feliz com isso. Gostaria de ver a continuação com os filhos deles", conclui.


exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.