4 MIN DE LEITURA

Agro brasileiro é o mais sustentável do mundo!

05 de janeiro de 2024

Uma pesquisa global, realizada pela consultoria Mckinsey, constatou que o agro brasileiro é o mais sustentável do mundo. Isso quer dizer que os produtores brasileiros já adotam técnicas que, em outros países, ainda podem representar um desafio.

Entre essas práticas, destacam-se:

  • O plantio direto, que o Brasil lidera com implementação de mais de 80% nas fazendas. As culturas de cobertura, também protagonizadas por nosso país, com quase 60%.
  • Os fertilizantes de liberação lenta, com a participação de pouco mais de 50% dos produtores brasileiros.
  • A fertilização com taxas variáveis, também com mais de 50% de representatividade.
  • E, por fim, 55% dos agricultores do país utilizam produtos biológicos para complementar o controle de pragas e doenças.

Outro ponto relevante são os sistemas integrados de produção: a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) já está presente em 18 milhões de hectares no Brasil e deve, inclusive, dobrar de tamanho até 2030.


Alimentando o mundo com sustentabilidade

Esse cenário mostra que o agronegócio pode ser uma parte importante da solução para o meio ambiente e as mudanças climáticas. Isso mesmo em meio a inúmeros desafios impostos para o setor, que é uma indústria a céu aberto. É admirável a forma como produzimos e abastecemos o país e o mundo com produtos seguros e sustentáveis. Um esforço que merece ser reconhecido para que as possibilidades sejam ainda maiores!

O professor Marcos Fava Neves comenta sobre a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. "A sustentabilidade do nosso agronegócio talvez seja o principal desafio na questão de relacionamento com clientes internacionais, principalmente dos países mais desenvolvidos. Nos últimos dois anos, houve uma força muito grande para atacar a produção agrícola como se fosse a principal responsável pelas emissões, mas temos gráficos que mostram o Brasil com participações praticamente irrelevantes nas emissões do planeta. Então, temos que trabalhar por um agro cada vez mais transparente, inclusivo e sustentável, além de nos comunicarmos melhor para que o Brasil seja visto como fornecedor do alimento mais verde do planeta", comenta o Doutor Agro.


Ganhe benefícios no aniversário do Impulso Bayer

Em janeiro, o Impulso Bayer vai completar quatro anos! Para comemorar essa data, temos benefícios para os nossos clientes, de uma a cinco estrelas. Entre os dias 10 de janeiro e 10 de fevereiro, os clientes Impulso Bayer que tiverem as notas fiscais cadastradas aprovadas na Orbia vão receber 50% a mais de pontos. Além disso, com a mesma compra, você garante cashback direto na conta, com a campanha Safra Turbinada.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos do agro

Você que é cliente Impulso Bayer, já conferiu a sua área logada aqui no site Agro Bayer Brasil? Ela está cheia de conteúdos exclusivos e personalizados, como boletins do clima diários por região e muito mais! Lembrando que só quem é cadastrado no Impulso Bayer tem essa vantagem. Você pode fazer o cadastro na plataforma Orbia. Acesse, confira e aproveite!