A importância das sementes de qualidade
Saiba como escolher as mais adequadas às necessidades da sua lavoura22 de julho de 2022Tudo começa pela semente e fazer boas escolhas na hora do planejamento e do plantio traz benefícios como uniformidade de germinação e desenvolvimento, maior tolerância a intempéries climáticos, além, é claro, de conter o potencial produtivo que aumenta a rentabilidade da lavoura.
Segundo José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja, o uso de sementes de alta qualidade é fundamental para a implantação e o desenvolvimento da lavoura. Ele destaca quatro componentes essenciais para definir o potencial dessas sementes: qualidade fisiológica (sementes com altos vigor e germinação); qualidade sanitária (sementes livres de patógenos que poderão ser a fonte de doenças); qualidade genética (sementes livres de misturas com sementes de outras cultivares); qualidade física (livre de contaminantes). Lavouras comerciais plantadas com sementes de alta qualidade apresentam melhores índices produtivos, com acréscimo de 12% no rendimento de grãos, segundo dados da Embrapa.
Mas como escolher sementes de qualidade?
O primeiro critério a ser levado em consideração é a escolha de cultivares com a melhor adaptabilidade à região de plantio. Para ajudar o produtor a acertar neste quesito, as variedades das sementes com tecnologia i2x contam com recomendações específicas para as diferentes microrregiões do Brasil. Essa diferenciação por região otimiza o potencial produtivo e facilita a escolha das melhores cultivares.
As sementes e o combate às pragas
Outro ponto importante a ser levado em consideração é verificar a resistência da cultivar às principais pragas e doenças da soja e aí chega o momento de pesquisar as características das variedades com biotecnologia que melhor se adaptem às necessidades da lavoura. A variedade AS 3707 i2x conta com um novo patamar de produtividade ao oferecerem mais controle sobre plantas daninhas e proteção ampliada contra lagartas. Isso acontece por meio de três diferentes proteínas que agem simultaneamente na proteção contra as principais lagartas da cultura da soja.
Uma alternativa específica para áreas de refúgio
O plantio de áreas de refúgio também é uma estratégia importante na hora de lidar com pragas, pensando no potencial produtivo a longo prazo. A variedade AS 3700 XTD foi lançada, especificamente, para este tipo de manejo. Com alto potencial produtivo e tolerância aos herbicidas Xtendicam® e Roundup® e sem tecnologia Bt, a soja XTEND® Refúgio é uma aliada na manutenção da longevidade das biotecnologias, além de trazer um novo potencial produtivo também para o segmento de variedades não Bt. Fernando Prudente, Diretor de Negócios de Soja e Algodão da Bayer, explica que alguns dos principais benefícios desta prática para o sojicultor é a manutenção do potencial produtivo no longo prazo, uma vez que o refúgio é fundamental no Manejo Integrado de Pragas, prolongando a longevidade e efetividade das biotecnologias da cultura da soja. "Além disso, os produtores que aderirem ao refúgio estarão aptos a fazer a pré-certificação da cultura, o que facilita o manejo na colheita, uma vez que deixa de ser necessária a segregação dos grãos com e sem a tecnologia Bt”, complementa. Não é à toa que, juntas, as variedades AS 3707 i2x e AS 3700XTD são conhecidas no mercado como a “dupla poderosa”.
Garantias de germinação para o produtor
A taxa de germinação também impacta diretamente na produtividade da lavoura. Visando a entregar um mínimo de 90% desse indicador aos agricultores – que é superior ao padrão de mercado –, as sementes de soja Agroeste possuem o Germina 90. Por meio da iniciativa, a marca se compromete a oferecer um padrão de 90% de germinação em todo o portfólio para a cultura. "Ter um alto índice de germinação ajuda a cultura a se instalar melhor e de maneira mais uniforme. Mais plantas resultam em mais vagens e, consequentemente, em maior produtividade", explica Bruna Casaroti, gerente de marketing de soja da Bayer Brasil.
Além de experimentarem um novo patamar de produtividade, os produtores que optarem pelas sementes Agroeste com a Plataforma Intacta2 Xtend® ainda têm a oportunidade de receber o Cashback i2x e receber parte do dinheiro investido de volta. Funciona assim: o produtor planta pelo menos 10% de Intacta2 Xtend® e/ou XTEND® Refúgio e recebe de volta R$15,00 por hectare plantado. Acesse o site do Cashback i2x e saiba mais.
Agora você já conta com informações valiosas para escolher as sementes mais adequadas para sua lavoura. Confira outros artigos que podem ser do seu interesse e boa safra!