Facebook

Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

Agro Bayer Brasil Agro Bayer Brasil
 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

Colheita da cana crua e os ataques de cigarrinha-da-raiz

O aumento de áreas de cana-de-açúcar colhidas crua de forma mecanizada no estado de São Paulo tem provocado aumento do ataque de cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata)

Data

03 janeiro 2019

Produto

Localização

São Paulo - SP

A proibição da queima da cana-de-açúcar foi estipulada no estado de São Paulo através do Decreto nº. 47.700, de 2003. Essa medida se trata de uma mudança gradativa, ou seja, os produtores aos poucos foram aumentando o percentual de áreas colhidas de forma mecanizada de cana crua. A não utilização da queima visa reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e a saúde humana.

A ausência da queima da cana tem ocasionado um aumento no ataque de pragas como cigarrinha-da-raiz. Diversas regiões no estado de São Paulo, onde a maior parte da colheita dos canaviais já é feito de forma mecanizada da cana crua, a cigarrinha-da-raiz se tornou um dramático problema. A ausência de queima não possibilita a destruição de formas biológicas da praga, especialmente ovos em diapausa que se acumulam no período de colheita. Assim, a sobrevivência do inseto é favorecida. Ainda, com a ausência da queima, ocorre acúmulo de grande quantidade de restos culturais no solo, o que favorece para manutenção de elevada umidade e adequada temperatura para o desenvolvimento e disseminação da cigarrinha-da-raiz.

Praga Cigarrinha da Raiz – Cultivo de Cana-de-Açúcar
Figura 1. Adulto da cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar. (Foto: José F. Garcia)

Nessas áreas, a cigarrinha se tornou praga-chave devido ao potencial de dano em produtividade que pode ser superior a 30% e também devido aos danos na redução da qualidade da matéria-prima. A redução na qualidade pode resultar no aumento da cor do açúcar o que implica na redução do valor de comercialização do produto, afetando assim toda a cadeia produtiva até o consumidor final. Além desses danos diretos, o ataque de cigarrinha pode causar danos indiretos como aumento da contaminação com bactérias e fungos.

Danos Causados pela Cigarrinha da Raiz
Figura 2. Formação de espuma pela cigarrinha que fornece proteção térmica. (Foto: José Eduardo M. de Almeida)

Dessa forma, o cultivo de cana-de-açúcar livre de infestações de cigarrinha-da-raiz é fundamental. Para se conseguir isso atualmente, o manejo exige etapas criteriosas de monitoramento da praga e aplicação de estratégias de controle no momento certo. O uso de inseticidas para controle da cigarrinha é um dos grandes pilares, o qual pode garantir elevada eficácia, desde que selecionadas as moléculas corretas e bem posicionadas quanto ao momento de aplicação.

Autor: Leandro Marques (Pesquisador Instituto Phytus)

Foto: Instituto Phytus

Compartilhar notícia por email