Aprenda como escolher fungicida e saiba o que considerar

10 de julho de 2019

Eficácia do controle

É necessário saber o que se quer controlar. A eficácia dos fungicidas muda conforme a doença. Fungicidas de reforço podem incrementar o controle de determinados alvos.

Espectro de ação do fungicida

Diversas doenças podem ocorrer simultaneamente na lavoura, como por exemplo, manchas, antracnose, ferrugem e oídio. Quanto maior for o espectro de ação do fungicida, de forma a entregar controle sobre mais de uma doença, melhor. Fungicidas formulados em combinação de ativos, combinações duplas ou triplas, com diferentes mecanismos de ação, são fundamentais para aumento de espectro. Além disso, o uso de fungicidas de reforço contribui também para aumentar o espectro de ação.

Momento em relação à doença

Alguns fungicidas respondem melhor quando aplicados preventivamente. A aplicação preventiva proporciona vantagens ao fungicida perante ao patógeno, e se dá principalmente nas fases de pré-penetração do fungo nos tecidos, quando o fungo está mais vulnerável para ser controlado, pois ainda possui pequeno crescimento. Após a doença se estabelecer, pode-se lançar mão de outros fungicidas capazes de entregar um efeito curativo mais evidente.

Residual de controle

Diferentemente de culturas HF como batata e tomate, em grandes culturas não se consegue entrar toda semana com aplicações. É preciso escolher fungicidas que entreguem bom residual, capazes de manter proteção por uns 12 a 15 dias. Esse é um dos motivos, por exemplo, de porque não se usam fungicidas multissítios isolados em grandes culturas, devido ao menor residual.

Custo da aplicação do fungicida

O custo deve ser o último fator a ser analisado e não deve sobrepor os aspectos técnicos na hora de escolher o fungicida para a sua lavoura. Uma aplicação deve ser encarada como um investimento e não como custo.


Agora que você aprendeu quais são os principais pontos a serem considerados na hora de escolher o produto ideal, confira a nossa categoria especial de fungicidas e encontre a melhor solução para a sua lavoura!