Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

Agricultura digital: ferramentas alavancando uma nova agricultura

O mundo digital chegou ao campo, e com ele, ferramentas para ajudar nas tomadas de decisões dos agricultores

Data

12 agosto 2019

Produto

Localização

São Paulo _ SP

São grandes os desafios da agricultura para o século XXI. Segundo a FAO, para atender a demanda de 9,6 bilhões de habitantes no planeta em 2050, será necessário um incremento acelerado na produção de alimentos e na eficiência no uso da água e da terra. Para especialistas, esses incrementos deverão vir principalmente do aumento da produtividade dos cultivos através da agricultura digital. No entanto, além da descoberta de uma inovação tecnológica, será necessário que a adoção em larga escala, pela grande maioria dos agricultores, em diferentes partes do mundo.

Alcançar elevadas produtividades depende hoje de inovações tecnológicas nas mais diferentes áreas agrícolas, como cultivares, nutrição de plantas, máquinas, produtos para proteção de plantas. Mas, é preciso uma sintonia fina entre o uso da agricultura digital com outras variáveis, como a qualidade do solo. É preocupante, por exemplo, quando se constata que aproximadamente 30% dos solos em nível mundial encontram-se com algum nível de degradação - física, química ou biológica - que compromete, em parte, a eficiência das inovações tecnológicas e seu efeito no aumento da produtividade. Com isto, estima-se que atualmente estamos sendo eficientes em explorar apenas 30 a 40% do potencial produtivo das cultivares modernas.

De fato, é bastante claro o risco de que as novas tecnologias possam falhar em entregar o incremento de produtividade esperado se forem implementadas em solos degradados, sem vida e com baixo teor de matéria orgânica. Isso é perceptível quando notamos que certos produtores, com as mesmas tecnologias disponíveis, alcançam produtividades bem superiores à média brasileira. Portanto, a nova agricultura deverá considerar a revitalização e homogeneização dos solos, com base físico-químico-biológica, visto que a resposta das atuais e futuras tecnologias é superior em ambientes bem manejados.

É nesse cenário que entram as tecnologias da agricultura digital. As ferramentas digitais têm proporcionado aos agricultores maior praticidade, agilidade e assertividade no diagnóstico dos problemas em suas áreas. Possibilitam que o produtor tenha uma visão mais ampla do seu sistema produtivo, gerando muitos dados, permitindo a rastreabilidade das atividades e das máquinas, a análise acurada da eficiência dos insumos e do desempenho das cultivares, enfim, uma série de informações que permitem aumentar a eficiência no uso de insumos e, consequentemente, contribuir com maior produtividade.

Além disso, cada vez mais se trabalha com a hipótese de aproximação do produtor rural ao consumidor urbano, através da rastreabilidade de processos. Isso poderá demandar ajustes nos sistemas produtivos, que transcendem a busca pela produtividade, e incluam a qualidade, o valor nutricional e o baixo risco à saúde por contaminantes.

Uma nova agricultura deverá emergir desta constante avaliação e reavaliação de processos, tecnologias e insumos. Dentre as tecnologias atualmente disponíveis, o Climate FieldView™ é um exemplo importante de contribuição efetiva para a produtividade. Essa plataforma de agricultura digital coleta e processa automaticamente dados de campo e ajuda a avaliar a performance de cada talhão, do plantio à colheita. Cada fazenda é diferente e cada talhão é único, tendo necessidades específicas e precisando ser gerido de forma diferente. A ferramenta visa, então, munir o agricultor de informações em tempo real para uma melhor tomada de decisão, maximizando o seu retorno por hectare.

Ficou interessado em saber mais sobre essa plataforma? Se você já faz parte do Programa de pontos Bayer, pode resgatar o Climate FieldView™ e seus produtos, clicando no botão abaixo. Caso ainda não seja cliente, cadastre-se aqui para aproveitar todos os benefícios.

RESGATAR
CLIMATE FIELDVIEW

Aproveite e acesse a seção de notícias do site da Bayer para saber mais sobre a nova agricultura e seus impactos no agronegócio.

Compartilhar notícia por email