7 MIN DE LEITURA

Regulador de crescimento do algodão

23 de maio de 2023

Image in the article masthead

O regulador de crescimento do algodão é uma ferramenta muito importante para a produção de fibras de qualidade. Esses produtos são compostos químicos, conhecidos também como fitorreguladores, que atuam no balanço hormonal das plantas.

A principal função dos reguladores de crescimento utilizados na cotonicultura é controlar o tamanho das plantas. Os efeitos diretos do uso destes produtos no algodoeiro são:

  • Redução da altura das plantas, e de seus os internódios

  • Equilíbrio do número de nós e do comprimento dos ramos vegetativos e reprodutivos

  • Aumento da espessura da folha e maior intensidade da coloração verde das folhas

  • Aumento da retenção de frutos nas primeiras posições dos ramos produtivos

  • Aumento do peso de capulho e do peso de 100 sementes

  • Uniformização da abertura das maçãs

Benefícios do regulador de crescimento no algodoeiro

O algodão é uma cultura perene e naturalmente se desenvolve como uma árvore pequena e desuniforme. Estas características da planta devem ser evitadas, uma vez que dificulta a colheita, e reduz a produtividade e qualidade da produção.

No entanto, quando são utilizados reguladores de crescimento, o desenvolvimento do algodoeiro é mais uniforme, o que gera uma série de benefícios, como:

  • Fibras de algodão de maior qualidade: as plantas produzem fibras de algodão mais finas e mais longas, o que pode melhorar a qualidade do produto, e aumentar seu valor no mercado

  • Aumento do rendimento: as plantas tendem a se desenvolver com mais vigor e sanidade, o que resulta em mais frutos e aumento da produção

  • Melhoria na colheita: com a lavoura uniforme, a colheita se torna mais fácil e eficiente. Além disso, a contaminação das fibras é reduzida

  • Redução de danos mecânicos: com hastes mais curtas e grossas, o risco de danos mecânicos nos capulhos durante a colheita é reduzido

  • Aumento da resistência: plantas de algodão tratadas com reguladores de crescimento se tornam mais tolerantes ao estresse hídrico, e às infecções causadas por doenças

Os principais reguladores de crescimento

Existem vários tipos de reguladores de crescimento que podem ser utilizados na produção de algodão. Os mais comuns são cloreto de mepiquat e cloreto de clormequat.

Os dois produtos são reguladores de crescimento que agem reduzindo a altura das plantas, equilibrando a produção e a qualidade da fibra.

Quando aplicar o regulador de crescimento no algodoeiro?

A aplicação de regulador de crescimento no algodoeiro deve ser realizada durante o estágio de desenvolvimento vegetativo da lavoura. Geralmente, nesta fase, as plantas apresentam os primeiros botões florais e flores e medem de 30 cm a 45 cm de altura.

Para que o produto apresente bons resultados, é importante considerar o tamanho das plantas e o clima.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o perfil da cultivar determina o momento da primeira aplicação do regulador de crescimento.

Em lavouras com cultivares de porte alto, o produto deve ser aplicado quando as plantas medirem de 30 cm a 35 cm de altura. Em cultivares de porte baixo, a pulverização deve acontecer quando as plantas estiverem com altura variando entre 40 cm e 45 cm.

Em relação ao clima, é necessário evitar aplicar o produto durante períodos de estresse hídrico. Além disso, é importante que não chova por mínimo 4 horas após a aplicação. Em ambos os casos a absorção do produto pode ser afetada, reduzindo sua eficácia.

O horário da aplicação também interfere na eficiência do regulador de crescimento. É recomendado realizar a pulverização no período da manhã para evitar a queima das folhas.

Parcelamento da aplicação de reguladores de crescimento

Doses muito altas dos reguladores de crescimento podem reduzir drasticamente a produção da lavoura. Por outro lado, doses muito baixas nem sempre causam o efeito desejado.


Para evitar problemas, recomenda-se utilizar a dosagem de bula do regulador de crescimento e parcelar em 4 ou mais aplicações.


É recomendando aplicar doses fracionadas monitorando o crescimento diário da planta, utilizando a seguinte formula:

  • Altura da planta em cm / nº do DAE = centímetros por dia

Tomando por base o resultado deste cálculo, e informações do germoplasma, é possível realizar a aplicação do regulador de crescimento.

Para definir quando as próximas aplicações devem ocorrer é necessário monitorar o crescimento das plantas a partir de 5 a 8 dias após a última pulverização. Além disso, é necessário realizar uma simples equação:

  • (Altura atual da planta – a altura anterior) / dias após a aplicação = centímetros por dia

Dependendo da cultivar, se o resultado da conta for maior do que 1,5 cm por dia, a próxima aplicação deve ser realizada.

Regulador de crescimento de algodão APLIC®

Aplic é um regulador de crescimento do algodão desenvolvido pela Bayer. O produto contém os fitorreguladores cloreto de mepiquate e ciclanilida, e oferece dois modos de ação para o manejo do algodoeiro.

Para obter os melhores resultados com o Aplic no algodão, é importante seguir as recomendações abaixo:

  • Realizar aplicações sequenciais com um intervalo de 10 dias

  • Adicionar óleo metilado de soja, na dose de 0,25 % v/v

  • Utilizar menor dose para cultivares de algodão de baixa taxa de crescimento

  • Utilizar maior dose para cultivares de algodão com alta taxa de crescimento

É importante que o produto seja aplicado apenas em condições climáticas adequadas, sem chuvas ou estresse hídrico. As condições climáticas ótimas para a pulverização de APLIC no algodoeiro são temperatura abaixo de 30ºC, umidade do ar maior que 55%, e velocidade do vento entre 3 e 10 km/h.

Para conhecer melhor APLIC, clique aqui e acesse mais informações técnicas sobre o produto.