Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.
soja

Soja

O Brasil começou a enxergar a soja como um importante produto comercial no final da década de 60, alavancada como opção no sistema de cultivo do trigo e a demanda por farelo para produção de aves e suínos. Preços atrativos em meados da década de 70 despertavam o interesse de produtores e do governo brasileiro. O escoamento da safra brasileira ocorre na entressafra americana, garantindo assim uma vantagem competitiva devido as maiores cotações.

O país passou a investir em tecnologia e pesquisa para adaptar a cultura da soja às condições brasileiras. Desde então, o uso da soja na indústria encontra-se em crescimento. Além de ser um componente essencial na fabricação de rações para criação animal, o consumo vem crescendo cada vez mais na alimentação humana.

Atualmente a soja é cultivada de norte a sul do Brasil, sendo a cultura que mais cresceu nas últimas três décadas. Muito desse sucesso deve-se ao melhoramento que permitiu a “tropicalização” da soja, que passou a ser cultivada com sucesso em regiões de baixas latitudes, entre o trópico de capricórnio e a linha do equador. A soja hoje ocupa lugar de destaque no cenário agrícola brasileiro como a cultura mais relevante à economia do país. Segundo o levantamento de junho de 2019 feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada praticamente triplicou nos últimos 20 anos, sendo atualmente cultivados cerca de 35,822 milhões de hectares. Ainda, de acordo com a Conab, o Brasil encontra-se como o segundo maior produtor mundial, com uma produção de aproximadamente 114,8 milhões de toneladas do grão, ficando atrás apenas dos EUA que, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), produziu, na safra 2018/2019, cerca de 8 milhões de toneladas a mais que o Brasil com a mesma área plantada.

Além dos aumentos em área, houve também aumentos expressivos na produtividade da soja nas lavouras brasileiras. O levantamento de julho de 2019 da Conab retrata que a produtividade média alcançada atualmente fica em torno de 3.206 kg/ha, valor abaixo do potencial que a cultura apresenta, porém, bem superior às médias alcançadas em décadas passadas, o que mostra que estamos no caminho certo. A combinação de genética de cultivares, biotecnologia e práticas de manejo têm sido importantes alicerces para o aumento produtivo. O cultivo de soja evoluiu para um patamar altamente técnico, o qual exige cada vez mais conhecimento e dedicação para superar os desafios que aparecem. Cultivar soja hoje não é para curiosos e aventureiros, é para produtores preparados, dedicados e que acima de tudo, têm amor pela agricultura. São muitos os desafios enfrentados pelos produtores, desde as variações de clima, os problemas com doenças, pragas e plantas daninhas, sem contar com outros desafios que estão fora porteira, como as variações de câmbio, mercado e preços mundiais, etc.

Novas tecnologias têm sido fundamentais para o sucesso no cultivo da soja. Porém, o produtor precisa estar preparado para saber utilizar essas tecnologias. A tolerância a herbicidas foi uma delas, e após a soja RR, tolerante ao glifosato, novos materiais têm sido lançados apresentando tolerância a outros herbicidas. Além disso, o produtor tem à sua disposição materiais com tolerância às principais lagartas incidentes na cultura. Na parte de químicos, também é preciso estar constantemente atualizado, pois novas moléculas são lançadas, novas misturas formuladas, novas formulações de produtos, enfim, tudo isso é avanço tecnológico.

O grande desafio que temos nesta cultura é conduzi-la dentro de um conceito de sistema de cultivo, envolvendo práticas que darão maior sustentabilidade à produção e longevidade às tecnologias atualmente em uso. Os produtores estão cada vez mais conscientes de que precisam integrar e diversificar estratégias de manejo, visando melhorias de solo, no aproveitamento de recursos do meio, no controle de doenças, pragas, plantas daninhas, etc. Desta forma, a soja continuará trazendo rentabilidade a muitas famílias brasileiras, e continuará sendo a principal cultura em alavancar a economia do Brasil, que logo poderá se tornar o maior produtor mundial dessa commodity.

Video Thumbnail Video Thumbnail
soja

Plantando Esforços, Colhendo Resultados - Família Falcão

Uma boa safra começa assim, Comece Bem, Comece Forte! Conheça a História da família Falcão, tradição que passa de geração para geração!

Video Thumbnail Video Thumbnail

Soja - Boas Práticas

Manejo responsável da soja

Produtos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Portfólio Completo Topo

Nenhum resultado encontrado.
Nenhum resultado encontrado.
Nenhum resultado encontrado.
Nenhum resultado encontrado.