Facebook

A importância do tratamento de sementes na soja e no milho

Uma das etapas cruciais para o início da proteção dos cultivos é um eficiente tratamento de sementes.

Atualmente, estima-se que mais de 95% das áreas de soja e milho são cultivadas com sementes tratadas. O tratamento é considerado um dos principais processos que antecedem a semeadura. O processo começou a ser utilizado quando os produtores perceberam que, mesmo em sementes de alta qualidade, eram comuns problemas de emergência e desuniformidade de plantas. A partir disso, foram desenvolvidos produtos que pudessem proteger as fases iniciais da lavoura, tão críticas para uma boa produtividade.

Entenda a seguir, como utilizar o tratamento de sementes como uma prática fundamental para assegurar um bom estabelecimento da lavoura, e consequentemente, aumentaro potencial produtivo:

1. Trate sementes certificadas e de alta qualidade

De nada adianta realizar o melhor tratamento em sementes de baixa qualidade. O tratamento pode salvar a qualidade sanitária da semente, mas não recupera as questões fisiológicas e de vigor. Uma lavoura desuniforme e com falhas com certeza custa mais caro que o valor da semente.

2. Escolha um bom tratamento de sementes

Um bom tratamento vai contribuir para proteger o potencial produtivo embarcado na semente. Sua função é evitar danos provocados por pragas e doenças nas sementes e plântulas. Perdas significativas na produtividade das lavouras poderão ocorrer pelo uso de sementes não tratadas. Para a escolha correta do produto é preciso conhecer quais alvos precisam ser controlados e as características técnicas que o produto entrega. Amplo espectro de ação, sistemicidade, residual e boa seletividade são características importantes.

3. Promova um tratamento de alta qualidade

No caso do milho, grande parte das sementes já vem com tratamento industrial (TSI) realizado pelas sementeiras, que já traz qualidade elevada. No caso da soja, acredita-se que mais de 70% das sementes são tratadas diretamente na fazenda (tratamento “on farm”). No Tratamento On Farm, é preciso ter alguns cuidados para que seja mantida uma boa qualidade no processo, não prejudicando o funcionamento dos produtos, e consequentemente, a emergência de plantas. É preciso um profissional treinado, além de máquinas específicas e bem reguladas.

Clientes Bayer podem resgatar o serviço de tratamento de sementes na fazenda (TS on Farm) através da troca de pontos na plataforma. Saiba mais!

4. Monitore sua lavoura e confirme os benefícios do tratamento de sementes

Na cultura do milho, por exemplo, falhas são críticas para redução de produtividade, devido ao menor número de plantas por m2 e menor plasticidade comparados à soja. Além disso, plantas mal emergidas e com crescimento prejudicado acabam expressando menor potencial produtivo futuramente, podendo, inclusive, se tornar plantas dominadas.

Plantas dominadas em lavouras de milho produzem espigas menores, grãos menores e, muitas vezes, não há produção de espigas, tornando-se verdadeiras plantas daninhas, que competem por recursos. Então, o tratamento de sementes visa reduzir a pressão de pragas e doenças nas fases iniciais e garantir um estande adequado e uniforme de plantas.

5. Conheça a solução Bayer

Para o melhor arranque inicial da lavoura, a Bayer oferece o inseticida Cropstar®. O produto protege o investimento contra pragas iniciais, que interferem no processo de germinação e emergência de plantas na lavoura de soja e milho.

No milho, esse inseticida protege contra uma ampla gama de pragas, tais como: lagarta-do-cartucho, lagarta-elasmo, lagarta-do-algodão (Helicoverpa armigera), percevejo barriga-verde, cigarrinha das pastagens, tripes e pulgão do milho. Na soja, Cropstar® protege contra o ataque de lagarta elasmo, corós, lagarta Helicoverpa, vaquinha verde-amarela, piolho-de-cobra e ainda nematoides de galha e de lesões radiculares.

Clique no botão abaixo e saiba mais sobre o produto:

VER CROPSTAR

Quer ler sobre outros assuntos que envolvam a saúde da lavoura? Confira a seção de notícias de nosso site, CLICANDO AQUI.

 

Data

06 junho 2019

Produto

Localização

São Paulo - SP

Algodão, Amendoim, Arroz Algodão, Amendoim, Arroz

CropStar é o tratamento com tecnologia exclusiva que combate os riscos da fase inicial, protegendo seu investimento contra pragas e promovendo mais vigor e qualidade.

Você vai gostar de ler

Produtos para você