10 MIN DE LEITURA

Clima atrasa o plantio de soja no Brasil

27 de outubro de 2023

A falta de chuvas na região Norte do Brasil e o excesso de precipitações na região Sul, atrasam as operações de plantio de soja. De acordo com a última atualização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o dia 21 de outubro, os trabalhos de semeadura haviam avançado em pouco mais de 28% do total, contra 34% no mesmo período do ano passado. Os estados mais avançados na semeadura da soja são Mato Grosso, São Paulo e Paraná.

Contudo, os produtores de Mato Grosso estão preocupados com as altas temperaturas nas lavouras, que ultrapassam os 44 graus e levam à necessidade de replantio em algumas áreas. Em outros casos, o adiamento das atividades evitará mais prejuízos.

Segundo a Aprosoja Mato Grosso, este cenário atrasa o desenvolvimento da soja e pode comprometer futuramente o plantio do milho segunda safra na região, deixando uma janela muito curta para as operações.

A especialista em agronegócio, Roberta Paffaro, conta que acompanhou o plantio de soja em Sorriso, Mato Grosso, nas últimas semanas, onde as operações atingiram pouco mais de 50%, contra 65% na safra passada. Ela também esteve em Santa Catarina e, por lá, as chuvas intensas estavam dificultando a semeadura, que atualmente está em 12% contra quase 16% no mesmo período em 2022.

De acordo com a especialista, os efeitos climáticos podem afetar a produtividade e implicar em mais custos na safra 2023/2024, em caso de replantio.

Além disso, a cotação da soja em Chicago está entre 12 e 13 dólares o bushel. Já o dólar, que dá suporte à venda da soja, está desvalorizando. A previsão, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central, é de que o câmbio feche o ano em R$ 5, portanto, o produtor deve receber menos reais por saca de soja.

"Minha dica é que os produtores façam seguro de safra e a gestão de riscos. Ainda dá tempo de se proteger com uma estratégia de hedge. Busque a informação por meio de cooperativas e consultores para não deixar o seu rendimento à mercê do clima", alerta a especialista.


Congestionamento nos portos brasileiros

A seca na região amazônica também tem limitado o escoamento nos portos do arco Norte do Brasil, ocasionando um desvio de cargas para as regiões Sul e Sudeste. Consequentemente, a pressão sobre o Porto de Santos - que também está lidando com volumes recordes de soja, milho e açúcar - aumentou de forma considerável.

Em função disso, exportadores estão alegando atrasos nos embarques de café, principalmente por conta da menor disponibilidade de contêineres e caminhões, além do aumento de custos adicionais e tempo de espera de carregamento, afetando a chegada das commodities até o destino.


Impulso Turbinado: converta pontos extras em benefícios para sua lavoura

A Bayer preparou uma campanha imperdível para os produtores: com o Impulso Turbinado você ganha 50% a mais de pontos em todas as notas fiscais cadastradas e aprovadas na Orbia. São pontos extras para você turbinar a sua lavoura com muitos benefícios! A campanha vai até o dia 10 de novembro. Aproveite e cadastre suas notas. E atenção: a campanha é válida para todos os clientes do Impulso Bayer de 1 a 5 estrelas. Para mais informações, consulte o regulamento.


Giro de notícias

No Brasil, a área plantada com soja na safra 2023/2024 aumentará pelo décimo sétimo ano consecutivo, atingindo 45,72 milhões de hectares. Isso representa um aumento de 2,3% em relação à temporada anterior.

A produtividade média da cana-de-açúcar no Centro-Sul, na atual safra, é a mais alta em 20 anos. Só em setembro, os canaviais atingiram 83,2 toneladas por hectare, um aumento de 21,3%.

As exportações de ovos alcançaram 1,52 mil toneladas no mês passado, um aumento anual de 217,8%. No acumulado do ano, as vendas externas cresceram 180,9%, com 22,6 mil toneladas de ovos exportados.


Bayer é número 1 em ranking de inovação

A Bayer levou o primeiro lugar na “Categoria Agro” do ranking Cem Open Startups 2023, no Rio de Janeiro. Este é o maior e mais importante ranking de inovação da América Latina, reconhecendo as empresas e startups que se destacam na prática da inovação aberta. A Bayer também ficou entre as 35 corporações que mais investem nessa temática no país.


Ganhe cashback com a Safra Turbinada

Já pensou em ganhar cashback? Agora você pode! A Safra Turbinada Bayer é uma campanha de benefícios criada para potencializar seus resultados no campo. As compras de diversos produtos selecionados geram cashback, ou seja, é dinheiro direto na sua conta. Para participar é só se cadastrar no Impulso Bayer!


Agenda da semana

Para finalizar, o Doutor Agro traz os pontos de destaque para a próxima semana:

  • Dólar;
  • Colheita nos Estados Unidos;
  • Velocidade do plantio no Brasil;
  • Preços do petróleo;
  • Logística da safra.