Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

Sistema seguro e transparente facilita a contratação de seguro agrícola

Apólices para coberturas de lavouras de soja, trigo e milho podem ser resgatadas por pontos na Rede AgroServices

Data

05 junho 2019

A contratação de um seguro agrícola não precisa passar por um processo burocrático e oneroso. Um sistema moderno e de navegação acessível, chamado Agristamp, permite que, com poucos cliques, o produtor possa solicitar cotação online e personalizar um produto de seguro agrícola ideal para a sua lavoura de soja e milho. A Bayer, em parceria com a seguradora FairFax oferece apólices que podem ser resgatadas por pontos na Rede AgroServices, confira detalhes aqui.

Trata-se de um seguro completo, com cobertura contra a ocorrência de secas, chuvas excessivas, geadas, granizo, vendaval, tromba d’água, raio e incêndio. Além de ser contratado por meio de uma plataforma digital segura, transparente e eficiente, o seguro agrícola da FairFax apresenta uma proposta inovadora de desenvolvimento das coberturas no longo prazo ao considerar os resultados do produtor para melhora do produto de seguro. “A precificação do seguro é feita de acordo com o histórico de produtividade e ali já estão refletidos todos os riscos envolvidos no negócio agrícola. Isso traz ao produtor um produto mais adequado que, ao longo do tempo, com experiência, se tornará cada vez mais próximo da realidade do produtor”, afirma Fabio Damasceno, Diretor de Agronegócio da Fairfax no Brasil.

 

Cotação e contratação online

Os produtores que conhecem a plataforma se sentem encorajados a contratar o seguro. “O sistema foi idealizado para facilitar o acesso ao nosso cliente final. Assim, qualquer produtor pode consultar a cotação”, diz Damasceno. Por meio do acesso ao cadastro na Rede AgroServices, o pedido de cotação é fácil e rápido. “Os dados cadastrais do produtor na Rede AgroServices são enviados automaticamente para o nosso sistema. Para fazer a cotação, o produtor só vai dar informações de localização da propriedade, informar a cultura que ele quer segurar, a produtividade média, o valor da saca e o nível de cobertura”, explica Damasceno.

O nível de cobertura pode variar entre 65% a 75%, a depender da região produtora. O produtor pode selecionar, entre as opções disponíveis no sistema, o nível de cobertura desejado. Esse é um parâmetro importante pois determina a produtividade que será garantida e valor de indenização em caso de sinistro. Como exemplo, se na região da fazenda a produtividade média é de 50 sacas por hectare e o produtor contrata uma apólice com cobertura de 70%, o produtor terá 35 sacas garantidas por hectare e, na ocorrência de qualquer um dos riscos climáticos cobertos na apólice, que causem redução na produtividade e que seja inferior à produtividade garantida (35 sacas/hectare) haverá indenização, que nesse caso é a diferença entre a produtividade obtida e a produtividade garantida. “Em regiões com produtividade histórica menos volátil, o custo do seguro é menor e o nível de cobertura pode chegar a um percentual maio, e o contrário também, com aumento de custo e redução de NC ofertado”, diz Damasceno.

O produtor também pode solicitar a subvenção do seguro rural de acordo com as regras do programa de subvenção do Governo Federal, possibilidade esta que fica sujeita à análise pelo Ministério da Agricultura. Após o envio de todos os dados preenchidos, o sistema vai gerar a cotação online, apresentando a previsão de valor em pontos da Rede AgroServices e o preço correspondente em dinheiro. Uma das grandes vantagens de contratar o seguro agrícola na Rede AgroServices é a ampla possibilidade de personalização e negociação de pagamento da apólice. O produto pode ser contratado com resgate em pontos ou um mix de pontos e dinheiro. Aprovando a cotação apresentada, o próximo passo é o desenvolvimento da proposta de seguro. “A cobertura pode variar. O produtor pode ter uma redução de taxa e um detalhamento maior da proposta de seguro. É possível alterar dinamicamente a proposta no nosso sistema”, diz Damasceno.

 

Segurança nas operações

A Fairfax é uma seguradora canadense presente em mais de 100 países, atuante nos segmentos de seguro, resseguro e administração de investimento, com operações no Brasil desde 2014. A seguradora foi responsável pela cobertura de mais de 600 mil hectares de lavouras de grãos na safra 2018/2019 e respeita elevados padrões de qualidade. “Temos uma regulamentação bem robusta para produtos de seguro no Brasil”, afirma Damasceno.

Segundo o diretor, a seguradora segue uma série de diretrizes determinadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pelo controle e fiscalização do setor de seguros. O respeito à regulamentação traz credibilidade e segurança para que o produtor rural possa confiar no seguro agrícola da empresa. “A escolha da Bayer em fazer parceria com a Fairfax para oferecer o seguro na Rede AgroServices considerou todos esses crivos. É um tipo de produto que é muito bem regulamentado”, diz Damasceno. Confira a oferta de Seguro Agrícola para resgate na Rede AgroServices aqui.

 

Informações Importantes:

Recomendamos a leitura atenta das condições contratuais de seguro, principalmente no que se refere aos riscos excluídos.

A aceitação do seguro estará sujeita à análise prévia do risco;

O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização;

O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF;

Processo SUSEP nº 15414.004195/2010-52 e 15414.900402/2017-78.

Compartilhar notícia por email