Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

Aplicativos para celulares facilitam a rotina dos agricultores

Há várias opções de apps para que o produtor possa buscar capacitação e seguir corretamente as orientações agronômicas para melhorar o manejo das plantações

Data

16 outubro 2019

É possível fazer praticamente tudo com o uso da internet, o usuário pode adquirir inúmeros produtos, contratar serviços, investir em educação e navegar em redes sociais, entre muitas outras funcionalidades. No Brasil, 70% dos brasileiros utilizam internet regulamente. Isso representa 126,9 milhões de pessoas conectadas, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em agosto.

O mais surpreendente é que os celulares inteligentes, os smartphones, lideram os acessos, sendo equipamento de conexão à internet para 97% dos brasileiros conectados. Nas áreas urbanas, 74% estão conectados enquanto que, na zona rural, 49% das pessoas acessam a rede. No campo, o uso da internet vem se mostrando cada vez mais necessária. Os produtores rurais estão utilizando celulares, tablets e computadores para otimizar as operações agrícolas e melhorar a gestão da lavoura. A Bayer vem acompanhando essa tendência e busca inovar, desenvolvendo ferramentas online que auxiliem o agricultor em seus negócios.

Uma atividade rotineira que pode ser melhorada, por exemplo, é a consulta às informações de bula dos agroquímicos. O agricultor precisa ficar atento às características de cada produto para utilizá-lo corretamente de acordo com as recomendações agronômicas e respeitando a legislação, evitando assim problemas com contaminação e quaisquer riscos ao meio ambiente ou para a saúde humana. Porém, por se tratar de um documento com informações técnicas, muitos produtores podem sentir dificuldade em entender as bulas dos defensivos.

Para orientar os produtores, a Bayer promove visitas de capacitação em fazendas, uma iniciativa que auxilia muitos produtores. No entanto, a companhia criou um canal inovador para facilitar essa capacitação, ampliar a difusão de conhecimento e sanar eventuais dúvidas posteriores, por meio da criação de um aplicativo chamado Bayer Xperience. “Pensamos em como tornar o treinamento mais fácil para o produtor. O aplicativo oferece vários treinamentos e temas como tecnologia de aplicação, uso correto de defensivos químicos, manejo de resistência a fungicidas e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, afirma Adriana Ricci, Gerente de Stewardship da Bayer.

O aplicativo foi lançado em março de 2019, durante a feira Expodireto-Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque (RS). Desde então, a ferramenta está fazendo sucesso nas feiras agrícolas em que a Bayer participa e mensalmente têm registrado um forte crescimento no número de usuários. É totalmente gratuito, fácil e rápido de usar. “O aplicativo não exige cadastro, é só baixar e aceitar os termos de uso para estar ciente de que o conteúdo é para público agrícola”, conta Adriana. “O benefício do aplicativo é ter maior capilaridade de público, atingindo um número cada vez maior de agricultores.”

Nas feiras agrícolas, os produtores que visitam o stand da Bayer para experimentar o aplicativo experimentam o uso do óculos de realidade virtual para visualizar os conteúdos em formato 3D, obtendo um aprendizado interessante, por meio de uma experiência imersiva. Os produtores podem utilizar o aplicativo com qualquer óculos VR, mas o equipamento não é obrigatório e as aulas podem ser visualizadas em formato convencional de vídeo na internet.

Até agora, o aplicativo Bayer Xperience oferece informações sobre quatro tecnologias da Bayer, mas gradativamente a Bayer vai ampliar o conteúdo para abranger todo o portfólio de soluções da companhia. “A Bayer inovou com essa tecnologia, levando para o agricultor a informação da bula do produto com uma linguagem prática e fácil de acessar. É um aplicativo que o produtor pode usar na casa dele, pode acessar o vídeo que desejar e se tiver alguma dúvida pode assistir várias vezes”, explica Adriana. “E para a Bayer, o benefício é a responsabilidade social, por levar a informação de forma clara e transparente para que o produtor tenha segurança na aplicação dos defensivos.”

O aplicativo Bayer Xperience não é uma iniciativa isolada. A multinacional alemã investe em várias alternativas para digitalizar o campo, fomentar o conhecimento agronômico e ajudar o produtor a se capacitar. Um ótimo exemplo disso é o programa BayG.A.P, um curso online gratuito com videoaulas sobre boas práticas agrícolas e rastreabilidade. O BayG.A.P tem o intuito de auxiliar os produtores na implementação da rastreabilidade, um processo de controle da produção agrícola que é exigido pelo Ministério da Agricultura e Anvisa. Leia mais: capacitação é importante para apoiar os produtores de hortifrúti a cumprir as novas exigências da rastreabilidade.

Outra inovação Bayer nesse segmento é o aplicativo Capsel, indicado para checar a autenticidade dos defensivos químicos. Com o Capseal, o produtor usa a câmera do celular para fazer a leitura do rótulo do produto e rapidamente consegue verificar se o defensivo adquirido é original da Bayer. Dessa forma, a tecnologia evita que os produtores sejam vítimas do comércio ilegal de agroquímicos e utilizem produtos piratas. Leia mais: nova tecnologia garante autenticidade e segurança dos defensivos Bayer.

Há vários outros aplicativos da Bayer para utilização em celulares Android ou IOS, disponíveis nas lojas Play Store e Apple Store para download gratuito. Vale citar ainda o aplicativo WeedScout, que ajuda o produtor a identificar corretamente as espécies de plantas daninhas presentes na lavoura e assim melhorar o manejo. “A Bayer é pioneira no ramo de aplicativos, buscando sempre estar à frente das necessidades do agricultor”, diz Adriana.

Além disso, a internet permite ter um relacionamento direto e acessível com a empresa. A Bayer está presente em vários canais e plataformas para melhor informar e atender seus clientes e parceiros. Os produtores podem acessar conteúdos exclusivos e acompanhar transmissões ao vivo de debates e entrevistas sobre os mais diversos temas do agronegócio por meio da página Agro Bayer no Facebook, canal Agro Bayer no YouTube e Instagram @agrobayerbrasil, além do site oficial Agro Bayer. Os agricultores também podem entrar em contato com a empresa pelo canal Converse Bayer, pelo telefone 0800 0115560.

Compartilhar notícia por email