Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

Alta tecnologia no monitoramento de pragas

Conheça uma ferramenta de primeira linha no combate aos inimigos da produtividade

Data

21 março 2018

Infestações de pragas, como lagartas e percevejos, geram grandes prejuízos ao produtor quando não são controladas em tempo. No entanto, a aplicação preventiva de defensivos, utilizados sem critérios técnicos, leva ao uso excessivo dos mesmos, com elevados custos financeiros para o produtor. Para piorar, no longo prazo, o uso descontrolado de agroquímicos ameaça a sustentabilidade do negócio desse produtor: gera danos ambientais, resistência aos defensivos utilizados e o aumento populacional de pragas secundárias.

Um bom monitoramento de pragas é a saída, mas não é uma solução simples: requer informação, disciplina e mão de obra especializada. Fazer uso de defensivos para controlar uma infestação deve ser uma escolha fundamentada em dados como o estádio e a densidade populacional de pragas, a presença ou não de seus inimigos naturais e o estágio de desenvolvimento da cultura. Ou seja, é uma decisão que precisa ser tomada na hora certa.

Pensando nisso, o programa de pontos da Rede AgroServices oferece uma ferramenta de alta tecnologia no controle de infestações: Farmbox, um aplicativo multifuncional que gera dados precisos para o produtor determinar o melhor momento para efetuar o controle de pragas.

 

Farmbox

O Farmbox é um software de monitoramento de pragas e de gestão de manejo da empresa gaúcha CheckPlant. O aplicativo opera na plataforma iOS (iPhone) e conta com tecnologia GPS para localizar os pontos de infestação de insetos. O sistema pode ser usado mesmo sem conexão com a internet e também agrega ferramentas de planejamento e acompanhamento do plantio, dados de manejo, como área plantada, estoques de defensivos e aplicações realizadas, pluviometria e fenologia.

Entre as várias funcionalidades do sistema, existe um módulo que mostra gastos por variedade, fazenda e talhão. O módulo de estoque pode ser integrado aos principais sistemas de gestão ERP do mercado. O Farmbox também possui uma interface de comunicação (API) que possibilita a integração do aplicativo a outros sistemas, como o Climate FieldView, da Climate Corporation, empresa norte-americana parceira da CheckPlant.

“Um monitoramento de pragas bem feito deve coletar amostras de dados distribuídas sistematicamente pelo talhão, com informações padronizadas e confiáveis. Mas acima de tudo, a informação precisa chegar o quanto antes na mão dos gestores da fazenda para a tomada de decisão. O diagnóstico convencional, com registro das informações em papel e caneta, não oferece a qualidade e a confiabilidade necessárias nos dados coletados em campo,” conta Alexandre Fachinello, diretor e sócio-fundador da CheckPlant. “O produtor ou administrador da fazenda acaba perdendo muito tempo fazendo a rechecagem dos dados que deveriam ter sido apresentados com uma certa consistência e qualidade.”

Com o Farmbox, o monitor de pragas inspeciona a lavoura, mapeia cada ponto de infestação via GPS e registra cada praga, doença, inimigo natural e planta daninha que encontrar em cada amostragem. Além disso, o técnico pode tirar fotos, fazer anotações e informar aspectos de fenologia aos gestores da propriedade. Depois de completado o processo de coleta de dados, o Farmbox gera os índices de infestações e essas informações são enviadas via internet ao proprietário da fazenda, seu agrônomo e demais envolvidos para facilitar e agilizar o processo de decisão e eventuais ações de controle, explica Fachinello.

O aplicativo pode ser utilizado para monitorar soja, algodão, milho, cana de açúcar e café, entre outras culturas, em propriedades com área mínima de mil hectares nas principais regiões produtoras do Brasil. O Farmbox é comercializado via assinatura anual, em um pacote de serviços que inclui treinamento, suporte técnico, monitoramento de uso e atualizações. A CheckPlant já totalizou mais 1 milhão de hectares monitorados pelo Farmbox e hoje atende uma área ativa de 500 mil ha com a tecnologia.

 

Conheça o programa de pontos da Rede AgroServices

Na compra de produtos Bayer, você acumula pontos que podem ser trocados por uma variedade de produtos e serviços agrícolas especialmente selecionados para promover o crescimento de seus negócios. Para mais informações acesse www.pontos.bayer.com.br, procure um distribuidor autorizado Bayer ou ligue para o Converse Bayer 0800-0115500, ligação gratuita.

Compartilhar notícia por email