2 MIN DE LEITURA

Conheça as principais pragas e doenças do milho e saiba combatê-las

12 de julho de 2022

A edição começa com a abordagem do professor da USP e da FGV, Marcos Fava Neves, que explica o motivo de os preços do milho estarem em alta. Segundo ele, existem quatro grandes consumidores ávidos pelo produto: mercado interno, ração animal, mercado externo e as empresas de etanol de mi-lho. Diante disso, ele completa que as pragas e doenças do milho não podem se tornar o quinto con-sumidor!

Relatos de perdas na produtividade devido ao ataque de insetos e micro-organismos são cada vez mais frequentes nas principais regiões produtoras de milho no país. Em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o produtor Murilo Botelho planta milho há 19 anos. Preocupado com os índices de produtividade na safrinha, ele adotou uma estratégia de investir pesado em adubação e fungicidas.

Entre as doenças e pragas que afetam o milho, estão a ferrugem, a cercosporiose, a mancha branca, o percevejo barriga-verde e o enfezamento, que possui dois tipos, o pálido e o vermelho. O professor da Unesp de Jaboticabal e Engenheiro Agrônomo, Antônio Góes, sugere a adoção de uma série de estratégias para combater as pragas e doenças.


Práticas de controle de doenças e pragas do milho

A aplicação de fungicidas é uma das principais práticas de controle de doenças do milho. Giovani Pi-letti, Engenheiro Agrônomo de Desenvolvimento de Marketing, explica que o programa de fungicidas com o Fox XPro, em até duas aplicações, permite segurar o avanço de doenças.

Outro relato vem do Eduardo Godoi, produtor rural de Sapezal, no Mato Grosso, que também tem to-mado cuidado com as pragas. Para não ter a produtividade afetada e se prevenir do aumento da inci-dência na lavoura, ele faz uso da biotecnologia, visando um controle total com proteção de raízes.

Os materiais com tecnologia BT otimizam as respostas de controle às lagartas. A Tecnologia VT PRO 4®, além de combater a lagarta-do-cartucho, broca-do-colmo, lagarta-da-espiga e lagarta-elasmo tam-bém oferece proteção contra a larva alfinete. As tecnologias de monitoramento de pragas na lavoura, como o Patrulha, também são um importante aliado na identificação de potenciais ameaças e rápida resposta para seu combate. Você produtor pode conhecer mais desse serviço no Espaço Bayer.

Conhecer os ambientes produtivos da fazenda, escolher os materiais com perfil defensivo satisfatório e um bom programa de manejo de fungicidas são fatores-chaves para o sucesso e para altas produti-vidades.

Aproveitando, se você, produtor e produtora, gostou do tema deste Impulso Negócios, uma dica: te-mos dois programas com assuntos relacionados: “Como lidar com a cigarrinha-do-milho e o complexo de enfezamento” , e “Monitoramento de pragas – conheça as melhores tecnologias” . Não deixe de assistir!