Facebook

Inteligência Artificial na agricultura: uma nova era para o produtor!

No Impulso News de hoje, você vai conhecer as aplicações da inteligência artificial na agricultura, seus benefícios e consequências, como o aumento da produtividade



A nova aliada do agronegócio é a inteligência artificial. Mas como ela tem sido aplicada à agricultura e por que representa uma nova era para o produtor rural?

Atualmente, muitos dados da produção no campo são gerados através de drones, satélites, sensores e outros equipamentos, mas, a capacidade de processamento destas informações está além das competências humanas por conta do volume e da velocidade necessários. É neste contexto que entra a Inteligência Artificial.

A IA (Inteligência Artificial) está presente em diversas áreas de conhecimento, desde a agricultura à medicina, e é uma tecnologia que replica a inteligência humana, compreendendo padrões e fazendo análises com eficiência computacional. Ela auxilia o produtor, com agilidade, a processar os dados do campo, fornecendo recomendações e cenários para que ele possa tomar as melhores decisões em seu negócio.

Um exemplo de sua eficácia está na aplicação para o manejo da irrigação, que promete uma redução de até 30% no consumo de água e energia, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Com essa tecnologia, também é possível prever a quantidade exata de água necessária para as lavouras.

Fonte: https://www.bayer.icrop.com.br/


Inteligência Artificial na agricultura e muito mais no Impulso News!

O programa conta com um grande time de profissionais! Daniel Avila, sócio-fundador da iCROP, explica como a IA tem contribuído para melhorar a qualidade de informações no manejo da gestão de energia na questão da irrigação.


A expectativa é que com o volume de informação que a gente tem de campo a gente consiga agilidade e mais precisão na evolução dos dados para a tomada de decisão.

– Daniel Avila


Já o produtor Mychel Bravin, que cultiva milho no Mato Grosso, comenta como a tecnologia tem contribuído para o aumento de produtividade na sua lavoura. Com a compra de maquinário com alta tecnologia e a implantação do Climate FieldView™ da Bayer, o produtor fala dos benefícios de ter acesso a dados já armazenados e, também, em tempo real, o que facilita muito a análise própria, mas também entrega análises da IA que um humano não conseguiria fazer a tempo para tomar decisões melhores.


A Inteligência Artificial foi implantada aqui na fazenda pensando em produtividade. [...] E o FieldView™ consegue captar e armazenar essas informações, o que facilita muito no histórico da fazenda e na tomada de decisão. Só nisso aí eu já recomendaria o FieldView™.

– Mychel Bravin


Silvia Massruhá, chefe geral da Embrapa Informática e Agropecuária, aborda sobre as vantagens da IA na otimização das operações e na redução da intervenção humana no campo. Por fim, Paulo Garollo, especialista em Desenvolvimento de Mercado da Bayer, enfatiza como a Inteligência Artificial pode ser incluída no escopo de controle de pragas como a cigarrinha do milho, por exemplo.


E tem mais: os principais fatos e dados da semana com o Prof. Marcos Fava Neves, no quadro “Fala, Doutor Agro!” como, por exemplo, a seca nas regiões brasileiras produtoras do milho 2ª safra e as influência desse problema no mercado.

Tem também as informações relevantes do cenário e cotações agrícolas do Giro de Notícias; o acompanhamento do clima para a sua região; o Impulso Responde, com as principais dúvidas enviadas pelos espectadores; e a Agenda da Semana, com os eventos especiais da Bayer! Acompanhe mais esta edição do Impulso News, produzida especialmente para você, agricultor!





Conheça nosso canal no YouTube e ative o sininho para receber mais conteúdos como este.

// Nossa programação


Conheça o Espaço Bayer, uma experiência interativa de informações do mundo agro!

// https://espaco.bayer.com.br/


Confira também o nosso Podcast:
Listen on Spotify Listen on Deezer




Redes Sociais
Facebook AgroBayer
Instagram AgroBayer 

Confira os últimos episódios