Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

Para maior produtividade, não podemos esquecer das raízes

O sistema radicular garante um adequado suprimento de água e nutrientes às plantas.

Data

06 novembro 2018

Produto

Localização

São Paulo - SP

Não é só a parte aérea robusta que garante elevadas produtividades, mas essencialmente um sistema radicular que garanta um adequado suprimento de água e nutrientes às plantas.

A produtividade dos cultivos agrícolas é dependente de diversos fatores associados ao ambiente, às propriedades químicas e físicas do solo e às características da planta. No caso da planta, um dos principais elementos que afeta a capacidade produtiva está associado ao sistema radicular.

A maior eficiência na absorção de água e nutrientes pelas plantas depende do adequado desenvolvimento do sistema radicular. Dentro desse contexto, nutrientes que apresentam potencial de lixiviação no solo, como é o caso do nitrogênio, serão perdidos em maior quantidade, caso o crescimento das raízes seja restrito às camadas superficiais do solo. O mesmo comportamento ocorre para nutrientes que apresentam baixa mobilidade no solo, como é o caso do fósforo, onde sua absorção é diretamente relacionada ao maior comprimento radicular.

Outro aspecto importante relacionado ao maior desenvolvimento das raízes é a redução de estresses hídricos das plantas, que são cada vez mais frequentes nas regiões agrícolas brasileiras. Essa redução é favorecida pelo enraizamento mais profundo no solo, que possibilita às plantas acessar maiores reservas de água ao longo do perfil e desse modo as tornam menos vulneráveis aos veranicos.

O adequado desenvolvimento do sistema radicular sofre influência direta das propriedades químicas e físicas do solo.

→ Atributos físicos: a compactação do solo, expressa pelo aumento de sua densidade, reduz ou pode até impedir o crescimento das raízes devido uma maior resistência à penetração. Além disso, o aumento da compactação limita a aeração do solo, o que desfavorece a respiração aeróbica das raízes e o suprimento energético para a absorção de nutrientes.

→ Atributos químicos: a deficiência de nutrientes e a presença de elementos tóxicos podem limitar o crescimento radicular. Os baixos teores de alguns nutrientes nas camadas subsuperficiais, como é o caso do cálcio, prejudicam o desenvolvimento do sistema radicular, pois possuem papel fundamental na divisão celular e crescimento dos meristemas apicais. Esse nutriente é imóvel nas plantas e, portanto, precisa estar disponível no perfil do solo para que ocorra o crescimento das raízes.

Outra importante propriedade química do solo que restringe o crescimento radicular está relacionada à toxidez por alumínio, que em altas concentrações no solo bloqueia a absorção de nutrientes essenciais às plantas.

Portanto, práticas que favoreçam a descompactação do solo, o adequado fornecimento de cálcio no perfil e redução na toxidez por alumínio, são fundamentais para possibilitar o aprofundamento do sistema radicular das plantas. Esta condição resulta, invariavelmente, em maior eficiência na utilização da água e nutrientes disponíveis no perfil do solo e será decisiva para aumento dos tetos produtivos.

Essas melhorias podem ser iniciadas aos poucos, por talhões, sendo que a agricultura de precisão pode contribuir nesse processo, principalmente no sentido de redução no uso de insumos e redução de custos. Através da agricultura de precisão é possível conhecer melhor as áreas, com informações plotadas em mapas. As práticas de manejo visando melhorias nos atributos do solo podem ser iniciadas nos locais de maior necessidade.

A Bayer oferece diversos Serviços de Agricultura de Precisão através da Rede AgroServices, com avançadas técnicas para mapeamento de fertilidade do solo. Compre Bayer, ganhe pontos e resgate em serviços de primeira:

Autor: Fotos, textos e ilustrações: Instituto Phytus