Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

5 Dicas para uma sucessão familiar bem-sucedida

No caso de empresas familiares, a ausência de um Plano de Sucessão Familiar é um agravante que pode levar o negócio à falência.

Data

03 janeiro 2019

Produto

Localização

São Paulo - SP

Empresas familiares são um dos pilares da economia no Brasil. No entanto, chama atenção o que algumas pesquisas revelam, como, por exemplo, que de cada 100 empresas familiares abertas e ativas, apenas 30 sobrevivem à primeira sucessão familiar. Mais chocante ainda, é que apenas cinco resistem à terceira geração. E por que disso? Infelizmente, boa parte dessas empresas familiares não dão importância a um Planejamento Sucessório, o que aumenta muito os riscos de equívocos em momentos de incertezas e de instabilidade.

Confira abaixo 5 dicas para que a sua sucessão familiar seja bem-sucedida:

1 • Planeje a sucessão antecipadamente

A sucessão não deve ser encarada como um evento, que acontece de um dia para o outro, mas sim como um processo que leva tempo para ser planejado. Então, nesse sentido, a hora de começar o planejamento sucessório pode ser agora, por que deixar para depois? Toda e qualquer situação envolvendo família e negócios é dinâmica e, por isso, deve ser feita com calma.

2 • Envolva a família e analise de forma realista a aptidão dos sucessores

Envolver a família no planejamento de sucessão reduz os desentendimentos mais tarde. Além disso, é preciso saber a intenção de cada um dos envolvidos, se desejam tocar os negócios da família ou se almejam outras ocupações. Nesse mesmo contexto, não basta ter um sucessor candidato, é preciso analisar se esse possui aptidão para tal.

Por que fazer essa análise? Porque talvez seja melhor contratar um diretor externo, alguém que tenha mais habilidades. É necessário sempre analisar o que será melhor para o negócio de forma realista.

Um dos primeiros pontos a ser analisado é se o sucessor possui amor por tudo que já foi construído, pela propriedade e pelos produtos que são produzidos. Assim, ele poderá dar seguimento ao legado da família com gosto e o negócio tem mais chances de prosperar.

3 • Busque ajuda

Essa talvez seja a principal dica. Atualmente existem consultorias especializadas que dão suporte técnico no planejamento sucessório. Esses profissionais podem auxiliar na elaboração de um plano sucessório bem-sucedido. A Bayer disponibiliza serviços de planejamento sucessório em sua Rede AgroServices.

4 • Capacite o(s) sucessor(es)

Para que os bons resultados da propriedade continuem a crescer, a sucessão familiar deve ir além da simples transferência das responsabilidades. Os sucessores precisam se envolver no negócio, conhecer o dia a dia da empresa e, acima de tudo, precisam capacitar-se para desenvolver as atividades que lhes serão confiadas.

5 • Comece a delegar responsabilidades antes de entregar o trono

O futuro sucessor precisa começar a assumir funções e responsabilidades importantes dentro da empresa o quanto antes for possível e viável. A partir disso, a análise do seu desempenho e motivação irá indicar se está no caminho certo ou se precisará de mais experiência.

Sucessores jovens tendem a achar que muita coisa está errada e muitas vezes vão logo querendo mudar muita coisa. Nesse momento, é preciso que seja trabalhada a paciência. Não se pode querer inventar a roda novamente, anos e anos de experiência não podem ser desconsiderados por conta de alguns pontos negativos que o sucessor venha a enxergar. O futuro sucessor precisa manter um respeito por todo o legado construído até o presente momento, aproveitando todo o alicerce para construir inovação e aprimoramento. Tudo isso pode ser auxiliado também por profissionais capacitados em ajudar nesse tipo de situação, garantindo ainda mais o êxito da sucessão familiar.

Em função da sucessão familiar ser um processo árduo, que envolve também o lado emocional, o ideal é contar com a ajuda de profissionais externos com visão analítica.

Que tal se cadastrar na Rede AgroServices, da Bayer, e resgatar serviços de planejamento sucessório? Assim, você recebe ajuda de profissionais para analisar e preparar um modelo de sucessão do negócio para a geração seguinte, reduzindo custos, conflitos e disputas judiciais. Participe clicando no botão abaixo:

Autor: Fotos, Imagens e Textos | Phytus Group

Compartilhar notícia por email