Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

Soluções Bayer permitem monitorar e combater com eficiência o percevejo no milho

Produtores podem contar com o monitoramento certeiro do Patrulha Percevejo e com a eficiência de Connect para combater pragas sugadoras

Data

18 fevereiro 2019

Localização

São Paulo - SP

O percevejo barriga-verde é temido nas lavouras de milho. A praga sugadora ataca a cultura na fase inicial de desenvolvimento e pode causar elevadas perdas quando a infestação é severa. “Por serem pragas iniciais, prejudicam significativamente a cultura no momento de estabelecimento, reduzindo o estande, prejudicando o vigor, causando o perfilhamento e, em casos extremos, acarretando na morte das plantas”, explica Felipe Sulzbach, Gerente de Desenvolvimento Inseticidas da Bayer.

De acordo com Sulzbach, as duas espécies de percevejo barriga-verde, a D. melacanthus e D. furcatus, pertencentes ao gênero Dichelops, causam danos ao milho com a mesma intensidade. Para se alimentar de seiva, essa praga insere o seu aparelho bucal, chamado de estilete, na planta. Com isso, danifica o tecido vegetal e ainda injeta substâncias nocivas para o milho, comprometendo a colheita futura. As plantas sobreviventes aos ataques da praga registram perdas de até 30%.

Inteligência na hora certa

Para evitar que as pragas sugadoras prejudiquem os resultados da sua safra, a Bayer oferece soluções completas para o manejo. O agricultor pode confiar no Connect, inseticida sistêmico dos grupos químicos dos neonicotinoides (imidacloprido) e piretroides (beta-ciflutrina). “Connect é um produto extremamente eficiente para o manejo de sugadores no milho e uma poderosa alternativa dentro de um programa de rotação de ativos”, afirma Danilo Belia Kashiwakura, Gerente de Marketing Estratégico para Milho da Bayer. Segundo ele, Connect apresenta persistência nas folhas de milho, um diferencial que se traduz em eficácia e têm agradado os produtores.

Outra grande vantagem é que com a aquisição de Connect ou outros produtos Bayer, o agricultor acumula pontos na exclusiva plataforma Rede Agroservices, que podem ser utilizados no resgate de inúmeros serviços. Entre as tecnologias disponíveis, os serviços de Tratamento de Sementes On Farm e o Patrulha Percevejo são soluções que combinam perfeitamente com as necessidades do milho safrinha.

Boas práticas agrícolas

O tratamento de sementes com Cropstar promove o melhor estabelecimento da lavoura de milho e protege as plantas conta os ataques de pragas iniciais. Com o Patrulha Percevejo, o produtor pode monitorar com eficiência a presença do percevejo barriga-verde e consegue realizar a aplicação do inseticida Connect no momento ideal de controle da praga, antes que a infestação cause prejuízos na lavoura.

É fundamental realizar a amostragem dos percevejos. A recomendação agronômica é que, quando for detectado 1 percevejo a cada 10 plantas na linha de cultivo, o produtor deve investir no controle químico, com a aplicação de Connect. “Para o produtor que deseja explorar o máximo potencial das sementes de milho que ele adquiriu, é importante fazer o tratamento de sementes e realizar a complementação no manejo de sugadores com inseticidas foliares. Sem isso, ele não consegue ter todo o potencial da semente explorado”, diz Danilo Belia.

Manejo de sistemas produtivos

Você sabia que, na maior parte das vezes, a infestação de sugadores no milho safrinha é uma herança que vem da soja? Embora o percevejo barriga-verde não seja alvo de manejo da oleaginosa, geralmente é na safra de verão que a população de insetos se prolifera, sob o abrigo de ervas daninhas e plantas guaxas de soja. É por isso que o controle se faz extremamente necessário durante a cultura antecessora ao milho. “Olhar para o sistema soja e milho safrinha de forma ampla é muito importante. O produtor que identificar esses sugadores na soja e continuar o monitoramento dentro do milho safrinha consegue ter muito mais segurança e um controle mais satisfatório das pragas”, explica Belia.

A boa notícia é que o produtor pode resgatar o serviço Patrulha Percevejo na safra de verão e garantir um monitoramento efetivo e contínuo de todas as espécies de percevejo. “A Patrulha Percevejo é um serviço de monitoramento visando reduzir os prejuízos da praga através do manejo no sistema produtivo”, afirma o gerente Felipe Sulzbach. Segundo ele, o trabalho é realizado por profissionais especializados, seguindo as premissas agronômicas de monitoramento de pragas. “O agricultor que solicitar o serviço terá sua área monitorada com periodicidade de acordo com o ciclo biológico e a incidência da praga, sendo subsidiado com informações que permitam a tomada de decisão para o manejo, otimizando recursos e reduzindo as perdas”, explica Sulzbach.

A Patrulha Percevejo é uma iniciativa exclusiva da Rede AgroServices, recomendada por mais de 90% da base de usuários. Os técnicos do projeto coletam os dados no campo e os inserem em um sistema informatizado, permitindo o acompanhamento em tempo real pelo produtor. É possível observar os horários de monitoramento, imagens coletadas e níveis de infestação em diferentes talhões. Assim, o produtor consegue tomar as melhores decisões de manejo na hora certa. “O percevejo é a principal praga sugadora na cultura do milho e a ideia essencial é investir no monitoramento no início do cultivo. Na última safra, foram mais de 600 mil hectares monitorados pelo Patrulha Percevejo e quem participou realmente teve uma produtividade maior”, afirma Luís Corrêa, Gerente de Projetos de Inseticidas e Herbicidas da Bayer.

Inovações Bayer

A Bayer investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para levar novas soluções ao agricultor e há novidades a caminho. De acordo com Luís Corrêa, a Bayer está comprometida em prol do avanço do controle de insetos sugadores. “Trazer inovação para esse segmento é crucial para o bom manejo da praga. Deve-se entender por inovação não só ingredientes ativos novos, mas também inovação através de serviços”, afirma Corrêa. “A Bayer vem trabalhando para melhorar seu portfólio na cultura do milho e estamos testando opções de inseticidas com novos ingredientes ativos.”

5 boas práticas para acabar com o percevejo no milho safrinha

1 - Iniciar o monitoramento de pragas sugadoras durante a safra de soja

2 - Realizar o tratamento de sementes de milho com CropStar

3 - Aperfeiçoar o controle de ervas daninhas e plantas guaxas, que são hospedeiras do percevejo

4 - Intensificar o monitoramento com o apoio do projeto Patrulha Percevejo logo após a emergência das plantas de milho

5 - Havendo presença de 1 percevejo em 10 plantas na linha de cultivo, realizar a aplicação do inseticida Connect

Compartilhar notícia por email