Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

N√£o h√° resultados.

A import√Ęncia do manejo da mosca branca no tomate

Uma das principais pragas do tomateiro, a mosca-branca é desafiadora do ponto de vista do manejo.

Data

06 junho 2019

Produto

Localização

S√£o Paulo - SP

O Brasil ocupa um lugar de destaque na produ√ß√£o mundial de tomate, sendo a regi√£o sudeste a maior produtora. O tomate √© uma cultura bastante suscet√≠vel ao ataque de pragas e doen√ßas. Estima-se que os custos com o controle qu√≠mico nessa cultura possam atingir at√© 30% do custo de produ√ß√£o. Regi√Ķes importantes de produ√ß√£o de tomate no Brasil como o Nordeste brasileiro, especificamente o Vale do S√£o Francisco, sofreram redu√ß√£o de √°rea plantada e desestabiliza√ß√£o da tomaticultura devido a fatores como incentivos destinados √† fruticultura irrigada e aos danos causados pela mosca branca.

Entre as principais pragas que atacam o tomate temos a mosca branca (Bemisia tabaci bi√≥tipo B). A popula√ß√£o dessa praga t√™m aumentado nos √ļltimos anos e os ataques se tornando mais severos, o que implica em grandes perdas na cultura. A mosca branca √© bastante agressiva e de dif√≠cil controle, devido a caracter√≠sticas como:

  • Potencial reprodutivo;
  • Ciclo biol√≥gico curto;
  • Grande n√ļmero de plantas hospedeiras;
  • Adapta√ß√£o a adversidades ambientais;
  • Resist√™ncia a inseticidas;
  • Transmiss√£o de viroses.

Danos e sintomas

A mosca-branca pode causar danos diretos e indiretos. De maneira direta, devido ao fato de ser um inseto de hábito sugador e se alimentar da seiva e constituintes celulares da planta. Durante a alimentação, o inseto injeta toxinas na planta que causam perda de vigor, maturação desigual dos frutos e isoporização da polpa (perda de textura e sabor). Tais danos podem reduzir a produtividade e a qualidade dos frutos.

No entanto, o principal dano causado pela mosca branca no tomateiro é indireto, devido à transmissão de vírus, especialmente geminivírus. As viroses no tomateiro podem refletir de 30 a 100% de perdas na produtividade. Plantas atacadas por vírus podem apresentar, inicialmente, folíolos com clorose internerval, a qual evolui para um mosaico amarelo. Posteriormente, as folhas tornam-se coriáceas e com intensa rugosidade, podendo ocorrer o dobramento ou enrolamento dos bordos para cima.

Outro dano importante √© o favorecimento para ocorr√™ncia de fumagina em folhas, ramos e frutos do tomate. A fumagina √© causado por fungos oportunistas do g√™nero Capnodium sp. que crescem sobre a planta, se alimentando das excre√ß√Ķes a√ßucaradas liberadas pela alimenta√ß√£o da mosca branca. √Č altamente prejudicial √† atividade fotossint√©tica, implicando em menor produ√ß√£o e qualidade de frutos.

Fonte: Bayer

Manejo da Mosca-Branca

Devido às características da mosca branca, o uso de inseticidas tem sido a base do controle desse inseto. No entanto, devido ao uso repetitivo e intensivo, nota-se uma queda na eficácia de alguns produtos. Assim, fica evidente a necessidade de adoção de técnicas do manejo integrado de pragas para otimização do controle e redução dos prejuízos causados.

Para o controle da mosca branca, √© preciso considerar a presen√ßa ou aus√™ncia do geminiv√≠rus na √°rea, e a suscetibilidade do cultivar ao v√≠rus. O manejo da praga geralmente exige medidas preventivas e curativas distribu√≠das em tr√™s fases do ciclo do tomate: (i) controle da mosca branca na sementeira e na fase de pl√Ęntula; (ii) controle da mosca branca durante o per√≠odo cr√≠tico da cultura; e (iii) controle da mosca branca ap√≥s o per√≠odo cr√≠tico.

Desafios do controle químico

O controle químico da mosca branca é um grande desafio e uma ferramenta importante nas diferentes fases do ciclo do tomateiro. Cenários distintos podem exigir diferentes estratégias de ação quanto ao uso preventivo ou curativo dos inseticidas:

- √Āreas com cultivares suscet√≠veis e presen√ßa do geminiv√≠rus: esse cen√°rio exige controle preventivo. Uma pequena quantidade de adultos pode ser respons√°vel pela dissemina√ß√£o do v√≠rus rapidamente pela √°rea toda. O per√≠odo cr√≠tico para infec√ß√£o por geminiv√≠rus √© o da emerg√™ncia (at√© 60 dias), em plantios com semeadura direta no campo, e do transplante (at√© 40 dias) para √°reas transplantadas. Plantas jovens, de at√© cinco semanas ap√≥s a emerg√™ncia, s√£o altamente suscet√≠veis ao geminiv√≠rus, e √† medida que envelhecem se tornam menos suscet√≠veis. Esse cen√°rio exigir√° aplica√ß√Ķes de inseticidas iniciadas no transplante via drench, seguidas de aplica√ß√Ķes semanais at√© o per√≠odo de frutifica√ß√£o.

- √Āreas sem a presen√ßa do geminiv√≠rus: o monitoramento da praga dever√° ser executado logo ap√≥s o transplante ou emerg√™ncia de plantas e repetido a cada quatro dias, examinando a face inferior dos fol√≠olos, no ter√ßo superior de plantas, de forma aleat√≥ria da √°rea, em zigue-zague. Nesse cen√°rio, as aplica√ß√Ķes devem ser iniciadas no in√≠cio da infesta√ß√£o, quando for constatada a presen√ßa de adultos, ovos ou as primeiras ‚Äúninfas‚ÄĚ ou formas jovens. As aplica√ß√Ķes devem ser rotacionadas com inseticidas de diferentes mecanismos de a√ß√£o. Reaplicar em intervalos de 5 a 7 dias em caso de novas infesta√ß√Ķes.

- Manejo da mosca branca após o período crítico da cultura: após a frutificação, a inoculação do geminivírus pela mosca branca já não causa mais redução significativa na produtividade do tomateiro. No entanto, o inseto continua o seu ataque causando danos diretos pela sucção de seiva, injeção de toxinas e favorecimento a fumagina. Tais danos podem causar redução de produtividade e qualidade dos frutos. Por isso, é importante manter o monitoramento da praga durante todo o ciclo e realizar o controle químico sempre que necessário.

Para realizar o manejo correto da mosca branca em sua lavoura de tomates, conheça o Sivanto, o novo inseticida da Bayer, de alta flexibilidade na aplicação:

VER SIVANTO

Para se manter informado sobre o manejo de outras pragas, de diversas culturas, acesse a seção de notícias de nosso site, CLICANDO AQUI.

Compartilhar notícia por email