Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

5 Motivos para optar pelo tratamento de sementes industrial

Com o TSI, o produtor garante qualidade na proteção inicial e otimiza a gestão da sua lavoura.

Data

19 junho 2019

Produto

Localização

São Paulo - SP

A prática de tratar as sementes parece algo simples, mas que por vezes gera preocupação ao produtor. No momento da semeadura, quando as condições de solo estão aptas, a regra é que as semeadoras não parem. Para isso, as sementes precisam estar prontas para serem plantadas. É nesse sentido que o tratamento de sementes industrial ou na fazenda, se mal executado, na pressa e sem planejamento, pode não entregar os benefícios esperados e ainda refletir em danos ao estabelecimento das plantas.

Segundo a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), diversos fatores afetam a integridade e a eficácia dos produtos no tratamento de sementes, e precisam ser levados em conta:

  1. Compatibilidade de produtos utilizados no tratamento;
  2. Utilização de equipamentos apropriados e em boas condições de funcionamento;
  3. Utilização de processos adequados e consistentes;
  4. Aplicação nas doses corretas;
  5. Uso de materiais corretos;
  6. Uso de sementes de alta qualidade;
  7. Pureza dos produtos utilizados, evitando a contaminação advinda de resíduos no equipamento;
  8. Uso de produtos dentro do prazo de validade;
  9. Operação de processos de tratamento de sementes em condições ambientais aceitáveis.

Nesse contexto, o produtor precisará fazer uma opção entre o tratamento da semente na fazenda (On farm) ou optar pelo tratamento industrial (TSI).

O tratamento industrial de sementes é uma prática que agrega diversos benefícios técnicos e convenientes ao produtor rural. Abaixo são discutidas 5 vantagens:

I - Qualidade na proteção

O tratamento industrial de sementes dá a garantia de estar adquirindo produtos específicos para este fim e com compatibilidade testada. Além disso, permite a aplicação da dose correta e a uniformidade de cobertura das sementes, proporcionando máxima proteção. O produtor elimina o risco de erros de tratamento e com fitotoxidades das plantas nesta fase tão crítica, que é o estabelecimento da lavoura.

II - Equipamentos de alta tecnologia e equipe treinada

No processo industrial são utilizadas máquinas e equipamentos de alta tecnologia, computadorizados, os quais permitem maior precisão na colocação da dose correta dos produtos e maior uniformidade da cobertura. Além disso, são utilizados polímeros e outros aditivos que garantem maior qualidade no tratamento, eficiência biológica e maior longevidade de armazenamento. Pessoas capacitadas e treinadas controlam todo esse processo nas fábricas, reduzindo a margem de erros e contaminações.

III - Sementes de qualidade e com menor dano mecânico

As sementes selecionadas para o tratamento industrial são de elevada qualidade previamente aferida. As máquinas e o processo industrial garantem um tratamento mais suave às sementes, evitando danos mecânicos e alterações nas suas características fisiológicas. Além disso, após tratadas, as sementes são devidamente armazenadas em condições adequadas.

IV - Menor risco de contaminação e mistura de lotes

Adquirir sementes tratadas reduz consistentemente os riscos de contaminações do agricultor, dos seus funcionários e também do ambiente. A falta de treinamento e capacitação dos operadores aliada à falta de planejamento prévio são fatores comuns de ocorrerem, aumentando os riscos de contaminações e colocando em cheque a qualidade do tratamento. Com o TSI, o produtor também elimina os riscos de misturas de sementes, de diferentes peneiras ou híbridos, garantindo maior uniformidade da lavoura.

V - Comodidade e conveniência ao produtor

Quer mais facilidade que abrir o saco de sementes e abastecer a plantadeira, sem precisar mobilizar tempo e mão de obra para tratá-las? O tratamento industrial de sementes proporciona essa agilidade ao produtor. Na semeadura, o rendimento precisa ser máximo para o melhor aproveitamento das condições de solo e clima, por isso, qualquer problema deve ser evitado nesse momento. Fica claro, portanto, que o TSI gera economia de tempo e mão de obra ao produtor, além de mais conveniência por facilitar o gerenciamento do plantio.

Pensando nessa necessidade do produtor, a Rede AgroServices possui uma plataforma de troca de pontos, para o resgate de diversos serviços na área de tratamento de sementes, como consultores especializados, maquinários e softwares. Clique no botão abaixo para conferir como a nossa rede pode contribuir com o melhor gerenciamento da sua lavoura.

QUERO CONHECER

E, para acompanhar outros conteúdos sobre o agronegócio, acesse a seção de notícias do nosso site. Estamos sempre trazendo novidades para desenvolver ainda mais as lavouras de produtores de todo o Brasil.

Compartilhar notícia por email