Blog do Agro

Colheita de soja avança pelo Brasil e preços internos podem ceder até 10% nos próximos 45 a 60 dias, diz analista

No estado de Mato Grosso, trabalhos com a oleaginosa estão em cerca de 24%; no Paraná, colheita está mais lenta, atinge apenas 2% da área15 de novembro de 2022
colheita de soja

A colheita de soja da safra 2022/23 do Brasil avança nos principais estados produtores. Porém, com o andamento dos trabalhos, a expectativa nos próximos dias é de queda de até 10% nos preços internos da oleaginosa. A nova temporada deve ser marcada por um recorde de produção de 152,89 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A análise é de Vlamir Brandalizze, analista de mercado de grãos da Brandalizze Consulting.

"Acredito que os preços possam cair ainda mais uns 10% nos próximos 45 a 60 dias no Brasil, porque nós já tivemos uma queda de quase 9% no valor da soja em janeiro. Nesses primeiros dias de fevereiro, voltamos a ter novas baixas e ainda há possibilidade de uma queda maior basicamente em cima de fatores internos, como fretes, prêmios e câmbio", explica Brandalizze.

As informações da safra norte-americana também são acompanhadas, pois podem movimentar ainda mais os preços.

O analista explica ainda que a safra atual está com a comercialização bem mais lenta. "Se esse ano não for o mais baixo, talvez seja um dos mais baixos em termos de comercialização no país. Ano passado, nesse período, nós tínhamos mais de 50% e a média é próxima de 48% a 50%. O próprio Mato Grosso está perto de 40%, quando o normal seria 45% a 60%", ressalta.

"É muita soja a ser negociada. Essa é uma posição muito confortável para o comprador", pontua Brandalizze.

No estado de Mato Grosso, principal produtor da oleaginosa no país, a colheita até o dia 3 de fevereiro estava em 24,05% da área, o que representa um avanço semanal de 10,44 pontos percentuais. Nesse mesmo período, no ano passado, a colheita no estado estava em 46,66%. A média histórica é de 31,93%, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A safra de soja em Mato Grosso é estimada em 42,82 milhões de toneladas, uma alta de 3,28% ante o relatório anterior, e um recorde para o estado.

Colheita de soja 2022/23 em Mato Grosso está bem atrás do ano anterior e da média histórica - Foto: CNA

O Paraná, que deve ser nesta temporada o segundo maior estado produtor de soja do país, tinha colheita até o dia 7 de fevereiro em apenas 2% da área total cultivada, com atraso de 13 pontos percentuais ante o ano passado, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). A expectativa, porém, é de que os trabalhos ganhem ritmo nos próximos dias.

O estado espera uma área plantada recorde de soja no ciclo 2022/23, em 5,74 milhões de hectares, um aumento de 1% ante o ciclo anterior, e uma produção de 20,74 milhões de toneladas, quase 70% maior.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.