Blog do Agro

Cooperativismo: a união que fortalece e traz resultados

O Impulso Negócios traz a importância do cooperativismo para o produtor, além das perspecti-vas e desafios para os próximos anos.
17 de julho de 2022 /// 5 minutos de leitura

O que os produtores Adilson, Carlos Alberto e Éder, que possuem propriedades em cidades diferentes, têm em comum? A resposta é simples: todos fazem parte de cooperativas.

A propriedade de citros e cana-de-açúcar de Carlos Alberto Pinho Maia fica em Bebedouro, no interior de São Paulo. Para conduzir os negócios, ele segue o que aprendeu com a família: a importância do apoio técnico prestado pela cooperativa, além do acesso a produtos e insumos de qualidade, com melhores condições comerciais.

De acordo com Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus, o cooperativismo é fundamental. No Brasil, cerca de 50% dos insumos produzidos têm como destino os produtores cooperados, o que reforça a relevância dos princípios do cooperativismo na organização da produção.

Carlos Alberto também destaca outros serviços prestados pela sua cooperativa, como a incorporação de novas tecnologias e o financiamento de insumos. Ele conta que, há dois anos, a cooperativa realizou amostragem de solo por área em sua propriedade, permitindo um diagnóstico mais preciso para adubação e correção do solo em taxa variável.

Em Caxambu do Sul (SC), Adilson Tremea, produtor de milho, trigo e soja, elogia a atuação de sua cooperativa, que oferece apoio técnico na escolha de variedades e no acompanhamento da produção. Com equipes de engenheiros-agrônomos, técnicos e empresas parceiras, as cooperativas levam inovação e tecnologia ao campo, fortalecendo o cooperativismo.

Em Itápolis, no interior de São Paulo, Éder Pontieri é produtor e gestor de uma família com tradição centenária na agricultura, adepta às tecnologias oferecidas pela cooperativa, como alinhamento de plantio, uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), topografia, análise de solo georreferenciada e agricultura de precisão.

Conheça o cooperativismo da Bayer


A Bayer entende e acredita na importância do cooperativismo tanto para os agricultores quanto para o agronegócio brasileiro.

Sabrina Calixto, gerente de Acesso ao Mercado da Bayer, explica que o objetivo da empresa é estar próxima desse importante setor, em um ambiente de cocriação, para levar mais conhecimento, inovação e sustentabilidade por meio de iniciativas estruturadas.

Dessa forma, juntos, Bayer e cooperativas podem promover desenvolvimento sustentável, rentabilidade e eficiência para os agricultores, em alinhamento com os princípios do cooperativismo.

O programa Bayer Coopera+ é composto por três pilares:

  1. Uma política comercial simples e transparente, integrando os negócios e levando uma única Bayer para as cooperativas;
  2. Um programa de relacionamento com os diferentes públicos da cooperativa;
  3. E o Prêmio Bayer Coopera+, que reconhece cooperativas que submetem projetos nas áreas de sustentabilidade e inovação.

“O objetivo é trazer, juntos, soluções relevantes não só para a cooperativa e para o cooperado, mas para a comunidade onde a cooperativa está inserida”

- destaca Sabrina Calixto.


Para os próximos anos, as cooperativas tendem a se consolidar como parte estratégica do negócio dos produtores, sem perder a essência do cooperativismo: foco no benefício coletivo, na inovação técnica e no atendimento das necessidades estruturais de seus cooperados.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.