2 MIN DE LEITURA

Controlar a velocidade de semeadura ajuda a prevenir erros

14 de julho de 2022

Image in the article masthead

Por muitas vezes negligenciada, a velocidade de deslocamento da semeadora de soja corresponde a um dos parâmetros mais críticos na qualidade de semeadura. Na maioria dos casos, existe uma tendência de aumento da velocidade na tentativa de aumentar o rendimento de trabalho, deixando de lado a questão técnica em detrimento da logística/operacional. Não muito raro, pode-se presenciar situações de velocidades acima de 12 km/h no campo.

Em função da importância dessa variável, é fundamental que ela seja monitorada no campo e corrigida para que erros sejam evitados. Veja abaixo por que monitorar a velocidade de semeadura:

A velocidade de semeadura inadequada pode aumentar significativamente a quantidade de falhas e de sementes duplas, o que afeta o desenvolvimento de plantas e pode refletir na redução de produtividade na lavoura. O uso de velocidades acima da faixa adequada, por exemplo, altera a regularidade de distribuição das sementes, diminuindo a porcentagem de espaçamentos normais.

Dados de pesquisa mostram claramente que mesmo para as semeadoras mais modernas atualmente, com sistema de distribuição pneumática, não se recomenda velocidades acima de 8 km/h, pois velocidades maiores reduzem a precisão do equipamento e podem aumentar as falhas e sementes duplas. No caso de semeadoras com sistema mecânico de discos, esse limite é ainda menor, não recomendável acima de 6 km/h.

Um dos primeiros processos afetados pela velocidade elevada é o sistema dosador da semeadora. Com o aumento da velocidade, vai ocorrendo uma redução na eficiência do sistema que individualiza as sementes. Esse é um dos principais fatores ligados a falhas ou sementes duplas. Posteriormente, o percurso da semente pelo tubo condutor também pode ser afetado negativamente. Velocidades elevadas pode fazer com que as sementes se choquem com as paredes do tubo condutor, alterando o tempo de queda das mesmas, podendo interferir no espaçamento entre elas no solo. Vale lembrar também que velocidades elevadas de deslocamento causam maior revolvimento de solo na abertura do sulco e podem reduzir a profundidade de semeadura.

Atualmente, existem muitas ferramentas e serviços digitais que podem fazer o serviço de monitoramento para o produtor rural, o qual pode ter o controle das atividades na palma de sua mão. Alguns serviços como o “Computador de Bordo”, da Farm Solutions, são exemplos disso: um serviço personalizado para embarcar nas máquinas e monitorar parâmetros de qualidade das atividades em execução.


Se você ainda não é cadastrado no Impulso, faça agora o seu cadastro e comece a acumular pontos, CLICANDO AQUI.