Atenção: Você está no site Agro Bayer Brasil. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.

 
Find a solution
Find a label

Onde Comprar

Não há resultados.

O crescimento e sucesso da lavoura de hoje pode estar na eficiente administração rural

O texto ressalta a importância da administração rural, com um rigoroso controle de gastos, preços e manejos, para manter a propriedade ativa e produtiva.

Data

25 fevereiro 2019

Produto

Localização

São Paulo - SP

Talvez o termo “administração rural” seja para muitos uma bobagem, algo desnecessário na fazenda. No entanto, não são poucos os casos de sucesso e o percentual de agricultores que encontraram na administração rural a chave para salvar ou manter a propriedade ativa e produtiva.

A redução de custos talvez seja um dos pontos mais abordados quando o desejo é tornar uma atividade mais rentável. Porém, o que se nota, muitas vezes, é que na tentativa de reduzir custos, são feitos cortes de funcionários ou contratação de mão de obra mais barata, além de passar a usar menores quantidades de insumos ou opções mais baratas, até a redução de estratégias de manejo.

Acontece que todos esses cortes podem prejudicar a produtividade da fazenda. Dessa forma, tira-se de um lado e perde-se ainda mais de outro, levando à ineficiência das decisões e da administração como um todo.

Parafraseando o matemático e físico britânico Lord Kelvin, “quando não se consegue medir ou traduzir em números o que se está falando, pouco ou quase nada se conhece do assunto.” Frente a isso, não se controla aquilo que não se conhece e não se conhece aquilo que não se mede.

A agricultura praticada nos dias de hoje está muito diferente da atividade de alguns anos atrás. Estamos falando de uma agricultura mais tecnificada, com maiores custos de produção, com insumos mais caros, mais opções de investimentos, de maior produtividade. Em síntese, a atividade agrícola de hoje está com um nível de complexidade maior.

E tudo isso exige mais profissionalismo e controle das decisões e ações a serem tomadas, principalmente no sentido de aferir aquilo que está dando certo e aquilo que não está, de forma a melhorar a rentabilidade do produtor.

Para que seja possível fazer esse comparativo e analisar as decisões tomadas, relacionadas aos acertos e aos equívocos, é preciso, necessariamente, de um rigoroso controle dos gastos, dos preços e dos manejos.

O volume de informação tornou-se grande, dificultando que todas elas sejam armazenadas apenas na memória. Por isso, a ajuda de planilhas digitais em nossos computadores e pessoas aptas a interpretá-las é necessária. Aí entra a administração rural.

O conceito parece complexo, porém, na agricultura moderna, o que não faltam são softwares e pessoas treinadas para realizar esse trabalho, pois é necessário que todo tipo de informação seja registrada de uma forma fácil e rápida e mantenha-se armazenada de forma segura.

Todas as informações deverão ser processadas, transformadas em números e conhecimento, de tal forma a contribuir para uma tomada de decisão mais consciente e assertiva.

Independente de sua fazenda ser grande ou pequena, a administração rural é fundamental. Ela é o caminho para os produtores obterem mais controle e comando das suas atividades.

Autor: Dr. Leandro Marques (Pesquisador)

Instituto Phytus

E aí, achou o conteúdo do texto interessante. Que tal conhecer melhor as Consultorias em Custo Agro, que podem ajudar o seu negócio a aumentar a rentabilidade? Acesse o site e saiba mais.

CONHEÇA AS CONSULTORIAS EM CUSTO AGRO

CLIQUE AQUI

Compartilhar notícia por email