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Bayer destaca suas soluções inovadoras em sementes, proteção de cultivos, ferramentas digitais e novos modelos de negócio à Expodireto Cotrijal

29 de fevereiro de 2024

Expodireto Cotrijal

São Paulo, fevereiro de 2024 — A Bayer, líder em insumos agrícolas, reúne uma gama completa e integrada de lançamentos, inovações, ferramentas digitais e novos modelos de negócio em seus estandes da 24ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque (RS), entre os dias 4 e 8 de março.

A companhia apresentará inovações para a próxima safra, introduzindo novas variedades de soja e híbridos de milho impulsionados por biotecnologia de ponta. Essas sementes podem ser combinadas a soluções da plataforma de agricultura digital Climate FieldView e à inteligência artificial para que produtores saibam o melhor momento, quantidade e condições para plantio e colheita. Além disso, a companhia levará inovações para proteção de cultivos que podem ser aplicadas na lavoura de forma mais inteligente com o apoio de dados e recomendações personalizadas.

“Por meio das nossas cinco plataformas de inovação —melhoramento genético, biotecnologia, química, produtos biológicos e ciência de dados— estamos dedicados a criar um pipeline de última geração”, afirma Tiago Santos, diretor de Marketing da divisão agrícola da Bayer. “A convergência de toda essa inovação nos permite gerar soluções capazes de resolver os desafios mais urgentes”, diz ele.

A combinação de dados, informações, insights e soluções possibilitam à Bayer construir novos modelos de negócio para os agricultores que já começaram a se preparar para essa jornada de transformação digital, afirma Alexandre Pimenta, líder de Climate FieldView para a América Latina.

“Temos iniciativas sendo testadas e criadas que caminham para entrar em uma fase de expansão. como Bayer VAlora Milho, que otimiza a densidade populacional no plantio de sementes de milho por meio de recomendações personalizadas, o Barter+, que utiliza dados reais de produtividade em vez de médias regionais para calcular o poder de compra em transações de barter, e o Bayer Directo, focado na prescrição personalizada e precisa de nematicidas para talhões de soja”, diz Pimenta. “Simultaneamente, estamos trabalhando em diversas iniciativas em colaboração com agricultores para os próximos anos”, afirma Pimenta.

Novos modelos, novas camadas de inteligência e avanços científicos permitem que produtores extraiam o máximo de cada solução exposta pela Bayer durante a Expodireto Cotrijal, viabilizando o desenvolvimento de soluções e práticas sustentáveis para toda a cadeia. “Com isso, temos conseguido ser pioneiros na jornada rumo a uma agricultura regenerativa, possibilitando ao agricultor produzir mais com menos, enquanto regeneramos mais de maneira escalável”, afirma Fábio Passos, diretor do negócio de Carbono para a América Latina.

Nos últimos anos, o PRO Carbono, maior programa de carbono da agricultura brasileira, tem sido o principal exemplo de como a ciência e o agro colaboram para regenerar o meio ambiente de forma concreta, em um país de dimensões continentais como o Brasil. Os agricultores participantes comprovaram na prática que não é preciso escolher entre sustentabilidade ou lucro. Áreas participantes do programa tiveram um incremento médio de 11% de produtividade ao intensificar a adoção de práticas conservacionistas e um aumento médio de 16% no sequestro de carbono no solo, além de obterem benefícios exclusivos de parceiros por fazerem parte do programa.

“Em função do trabalho realizado ao longo dos últimos três anos com um time de 35 experts acadêmicos e pesquisadores, mais de 1.900 produtores, empresas do setor, como Embrapa, e todos os dados gerados que incluem mais de 300 mil amostras de solo, temos conseguido apoiar os produtores na transformação de uma agricultura cada vez mais sustentável com a intensificação de práticas regenerativas e sequestro de carbono no solo”, comenta Passos.

Esses resultados do PRO Carbono e as soluções agrícolas digitais da Bayer serão vistos de perto em um espaço dedicado durante os cinco dias de feira, com destaque para a Conecta PRO Carbono —que centraliza todas as informações sobre a produção de grãos e a área produtiva – que será disponibilizada a partir deste ano aos participantes do programa. A plataforma integrará ferramentas inovadoras como a Footprint PRO Carbono, calculadora que quantifica a pegada de carbono para soja e milho levando em consideração as particularidades da agricultura brasileira, e o Modelo Preditivo PRO Carbono, que simula a dinâmica do sequestro de carbono no solo, sendo especialmente ajustado para as características únicas do solo e clima brasileiros. Desenvolvido por experts da Bayer, em colaboração com Embrapa, sua aplicação reduz significativamente os custos e incertezas associadas à medição dos estoques de carbono, impulsionando projetos de remoção de carbono em larga escala na agricultura tropical.

Interessados em saber mais sobre agricultura regenerativa, novas oportunidades de negócio para agricultura baseada em adoção e verificação da implementação de um manejo ainda mais sustentável poderão acompanhar painéis sobre o tema no estande da Bayer. As palestras serão realizadas do dia 4 a 7 de março, entre 10h e 15h30, e contemplam também temas como a escolha de híbridos, controle de percevejos e de mofo branco, manejo de pragas e doenças na soja, controle de plantas daninhas, planejamento tributário com a consultoria Safras e Cifras e momentos com paradas técnicas, que usam exemplos reais de clientes para esclarecer dúvidas, explorar soluções e apresentar inovações da plataforma Climate FieldView. No último dia de feira (8), a partir das 10h, haverá uma conduzida pelo Conexão Mulheres.

 

Inovações personalizadas e destaques regionais

Visitantes da Expodireto Cotrijal terão contato com sistemas completos de soluções para cada cultura, combinando soluções em tratamento de sementes, proteção de cultivos, biotecnologia, híbridos e variedades. Um dos destaques na parte de defensivos agrícolas é o pré-lançamento do fungicida de ação sistêmica, Attila, que traz uma molécula inédita de alta potência para mofo branco e com redução do potencial de infecção desde a primeira safra de uso.

A Bayer também apresentará híbridos de milho totalmente adaptados para a região, como o  DKB 242 PRO4, superprecoce de alto potencial produtivo com sanidade de grãos, baixo risco de acamamento, boa tolerância a dano de pulgão na espiga e boa qualidade bromatológica, sendo uma ótima opção para silagem; o Agroceres AG 9070 PRO4, superprecoce de alto potencial produtivo associado a estabilidade principalmente nos ambientes restritivos; e o Agroeste AS 1955 PRO4, superprecoce que combina alto potencial produtivo, uniformidade de espiga e qualidade de grãos.

Para a cultura de soja, alguns dos destaques são as variedades das marcas como as Monsoy M 5710 i2x e M 5939 i2x, cultivar com alto teto produtivo e resistência à fitóftora para as lavouras do sul do país; e o Agroeste AS 3595 i2x, com resistência a fitóftora e pústula bacteriana, alto potencial produtivo e melhor arquitetura da planta.

Mesmo o Rio Grande do Sul tendo sofrido com chuvas intensas, produtores que investiram em boas práticas de manejo e em soluções inovadoras alcançaram bons resultados. Um exemplo é o do produtor Maurício de Bortoli, de Cruz Alta (RS) — município a cerca de 100 km de Não-Me-Toque — que tem estudado janelas de oportunidade para criar mix de plantas de cobertura mais eficazes para a região, ampliando a produtividade da soja e do milho. Participante do PRO Carbono, ele conduz experimentações para aprimorar manejos conservacionistas, investindo em safras anuais de palha e cobertura com nabo forrageiro, aveia e ervilha forrageira, mantendo o solo estruturado e saudável. O resultado tem sido um aumento de produtividade de até 20% em relação a talhões onde utiliza apenas gramínea.

 

Soluções para cada talhão

Nas áreas dedicadas às culturas de soja e milho, será possível conferir os resultados e benefícios obtidos a partir do uso integrado de soluções como o tratamento de sementes com amplo espectro de controle Cropstar®, os fungicidas Fox® Xpro, Fox® Supra e Nativo, o nematicida Verango® Prime, os inseticidas Curbix® e Connect, e o herbicida Adengo.

A plataforma de agricultura digital Climate FieldView™ também terá destaque no espaço dedicado a soluções agrícolas digitais. Visitantes poderão explorar na prática as funcionalidades e benefícios da plataforma, conhecer cases de sucesso da região, conversar com especialistas e ver de perto o app FieldView para sistema operacional Android, em lançamento neste ano. Será possível ainda adquirir produtos no FieldView™ Shop com condições comerciais exclusivas, além de cursos da Universidade FieldView™. Para acesso aos conteúdos, clique aqui.

Para estar sempre próximo e atender as necessidades particulares de cada agricultor, a Bayer segue investindo no maior programa de fidelidade do agro brasileiro, o Impulso Bayer, que conta com cerca de 250 mil clientes cadastrados, milhares de produtos e mais de 1.500 serviços disponíveis para o resgate na plataforma da Orbia. Clientes Impulso terão acesso a benefícios exclusivos oferecidos pelo programa e poderão ganhar pontos extras ao participar de ativações no estande. Outra novidade é o aplicativo Agro Bayer, lançado neste ano para ampliar a interação entre a companhia e os clientes que participam do Impulso Bayer.

Na Expodireto Cotrijal, visitantes conhecerão o estande da Plataforma Intacta2 Xtend®, dedicado à segunda geração de biotecnologias para soja da Bayer desenvolvida para a necessidade do sojicultor brasileiro que já permitiu, a mais de uma centena de clientes, produtividades médias acima de 100 sacas por hectare. No espaço, terão destaque alguns destes produtores que alcançaram um novo patamar de produtividade no estado do Rio Grande do Sul.

O portfólio da marca interage com o visitante da feira: ao escolher sua região terá acesso a variedades recomendadas. Para o manejo de lagartas e daninhas, haverá demonstrações da ação da tecnologia Intacta2 Xtend® e do portfólio de manejo de daninhas Xtend® Herbicidas, além de resultados de casos reais. Nesta safra 2024/2025, serão ao todo mais de 160 variedades adaptadas para todas as regiões do país. 

 

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.

 

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.

 

Informações à imprensa Bayer
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