PRO Carbono Commodities
Tecnologia do campo ao consumidor:
Grão livre de desmatamento e com a pegada
de carbono mensurada e rastreada
Com o lançamento do programa PRO Carbono Commodities, oferecemos, pela primeira vez, um grão com pegada de carbono mensurada e livre de desmatamento com transparência e rastreabilidade de informações, a fim de validar esse produto inovador junto à cadeia.
Nosso objetivo:
Promover a produção e comercialização de commodities, como a soja, cultivada com boas práticas no campo e livre de desmatamento, considerando a manutenção dos ecossistemas locais, de forma assegurada, rastreada e cientificamente reconhecida. Assim, ajudar as empresas a reduzir suas emissões ao mesmo tempo em que protegemos as florestas. Queremos garantir ainda que os agricultores do programa, além de não desmatamento e conversão, também sigam os critérios socioambientais descritos abaixo como critério de elegibilidade ao programa.
Como asseguramos a origem e o processo sustentável de produção no PRO Carbono Commodities
A confiabilidade das informações é atestada por meio de plataformas agronômicas digitais que compilam informações de compliance socioambiental, inventário de emissões, critérios de monitoramento e gestão de emissões.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Programa:
O Programa impacta positivamente alguns ODS's a medida que atua para uma agricultura mais sustentável atrelada à conservação de ecossistemas. Para que esse impacto seja efetivamente mensurado e monitorado, propomos os seguintes indicadores de acompanhamento:
ODS 12: Produtividade - ODS 13: Pegada de CO2 eq/ton soja - ODS 15: Área conservada de floresta
Nossa metodologia de trabalho
Sobre a metodologia utilizada: A mensuração da pegada de carbono dessa soja é feita por uma calculadora desenvolvida em parceria com a Embrapa, utilizando-se a metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV) onde mensuramos a pegada do berço à “trader". O resultado final se dá em kg CO2 eq/ tonelada soja, cálculo este que leva em consideração os limites operacionais desde a pegada dos insumos, passando pelas emissões de campo e mudança de uso da terra, até o transporte à trader.
Os inputs do inventário em geral são dados primários que passam por um rigoroso processo de coleta e controle de qualidade até servir de input à calculadora.
Conheça nossos critérios de elegibilidade
A análise de compliance socioambiental está estruturada em 13 critérios, sendo 8 monitoráveis por análise geográfica e 5 por análise de listas públicas oficiais, sendo eles:
Pegada auditada
As premissas do programa, tais como a ferramenta de cálculo, plataforma, critérios de compliance, não desmatamento e a pegada de carbono foram verificadas e validadas pela empresa Bureau Veritas por meio de um processo de auditoria que envolveu aspectos em campo e na plataforma. Para gerar a pegada nos baseamos nas melhores práticas e padrões em relação ao tema, como ISO 14040, ISO 14044, ISO 14067 e GHG Protocol.
Nossos próximos passos:
Promover a produção e comercialização de commodities, como a soja, cultivada com volume reduzido de emissões de carbono, via boas práticas no campo e livre de desmatamento, considerando a manutenção dos ecossistemas locais, de forma assegurada e cientificamente reconhecida. Assim, ajudar as empresas a reduzir suas emissões ao mesmo tempo em que protegemos as florestas.
Quer saber mais informações ou notou algo errado em nossos dados? Entre em contato: