Colheita da safrinha, manejo da cigarrinha e o cultivo de cevada!

19 de julho de 2022

O Impulso News começa destacando o andamento da colheita da safrinha no Brasil. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), 68,5% da área total de milho já fo-ram colhidos. Há um ano, nesse mesmo período, o progresso era de 76,6%.

No maior estado produtor, o Mato Grosso, 98,1% das áreas foram colhidas. No segundo colo-cado, o Paraná, a situação é um pouco mais crítica: apenas 22% foram colhidos até o momen-to. O estado de Goiás, terceiro maior produtor, colheu 75% de sua área total.

E após novos anúncios de quebra na safrinha brasileira, os produtores estão impor-tando milho de países, como a Argentina e o Paraguai, para atender às demandas das cadeias de produção animal. Por conta disso, o preço das rações e do milho voltaram a crescer no mercado interno.

Sendo assim, nosso programa traz um questionamento: com esse aumento nas cotações, o produtor que estava com o milho guardado deve vender ou há espaço para preços ainda maiores?

Segundo nosso especialista, o professor Marcos Fava Neves, os mercados já absorveram es-ses volumes e só teremos preços mais altos se houver um estresse climático nos EUA. Ele comenta que o milho tem sido a bola da vez nas discussões, e lembra que, de acordo com a estimativa da Conab, a safra brasileira está 22 milhões de toneladas menor neste ciclo.

Já os dados do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) apontam que a produção do cereal nos EUA deve cair 10 milhões de toneladas e, por isso, é importante acompanhar os mercados!

Além do clima, outro grande desafio que o produtor de milho teve nesta safra foram as cigarrinhas. Maria Cristina Canale Rapussi da Silva, pesquisadora em Fitopatologia da Epagri, em Chapecó (SC), orienta que para evitar a disseminação da praga e os consequen-tes problemas com enfezamento é importante que o produtor faça o manejo de entressafra, eliminando as plantas voluntárias de milho que servem de local de sobrevivência para a cigarri-nha e de reservatório para os patógenos. Durante a sua participação no programa, ela elencou várias dicas para esse manejo.

Produção de Cevada ganha destaque no Brasil

Seguindo com nosso giro pelas lavouras no Brasil, uma cultura de inverno que tem sido destaque nessa safra é a cevada. Segundo a Conab, a produção no ciclo atual deve cres-cer mais de 20% em relação ao passado e fechar em torno de 450 mil toneladas. Esse aumento na produção tem relação direta com a demanda da cevada para a produção de malte para a indústria cervejeira. Atualmente, 68% do malte consumido no Brasil são importados de outros países, de acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Olhando para essas oportunidades, muitos produtores têm optado pelo plantio da cevada, espe-cialmente no Sul do Brasil. Luiz Gustavo Grenteski, é produtor de cevada cervejeira em Mallet (PR). Ele conta que a cultura rentabiliza muito bem por ter uma alta produtividade e valor de mercado agregado, deixando ainda uma grande quantidade de palha para a cultura subsequente, que geralmente é a soja.

Em São Mateus do Sul, também no Paraná, o Representante Técnico de Vendas da Bayer Crop Science, Valter Hilgemberg Júnior, comenta que o principal desafio na produção de ceva-da é fazer com que 100% da produção seja destinada à cerveja. Para isso o grão precisa “estar vivo”, ou seja, ter um alto poder de germinação para que o processo de fabricação de cerveja seja bem-sucedido.

Agenda da semana e as novidades no agro!

Estão abertas as inscrições para o Seed Innovation, um programa para startups e empresas que tenham soluções voltadas às cadeias de sementes. Se você tem uma empresa que se enquadra nessa categoria, acesse o site para mais informações. As inscrições vão até o próximo dia 22 de agosto.

No dia 27 de agosto acontece o Summit AgroHub 2021, evento que promove a inovação agropecuária no Brasil. O professor Marcos Fava Neves será um dos palestrantes e con-vida você, produtor, a assistir! Para inscrições, que são gratuitas, e programação, basta acessar o site oficial do evento.

E para você, que gosta de bons conteúdos e informação, se liga nessa novidade! A Bayer, em parceria com o Estúdio Folha, está lançando o podcast “Agro, Inovação e Sustenta-bilidade”, focado em mostrar boas práticas e iniciativas inovadoras e sustentáveis entre empre-sas e startups do agro brasileiro. O podcast conta com três episódios e você pode ouvi-los nas principais plataformas de áudio.

E para você, que gosta de bons conteúdos e informação, se liga nessa novidade! A Bayer, em parceria com o Estúdio Folha, está lançando o podcast “Agro, Inovação e Sustentabilidade”, focado em mostrar boas práticas e iniciativas inovadoras e sustentáveis entre empre-sas e startups do agro brasileiro. O podcast conta com três episódios e você pode ouvi-los nas principais plataformas de áudio.