6 MIN DE LEITURA

Plantio de algodão: 5 práticas para ter uma colheita de sucesso

22 de julho de 2022

Image in the article masthead

Já começamos com uma certeza: o plantio de algodão não é uma tarefa fácil. O algodoeiro é uma planta sensível e pequenos deslizes vão atrapalhar a sua produção.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para garantir o sucesso de sua colheita. Acompanhe as melhores práticas para plantar algodão.

O manejo do algodão pelo mundo

O manejo do algodão é uma prática antiga. Por volta de 4000 A.c, os Incas e os Árabes já eram familiarizados com o plantio de algodão e a transformação em fios para criação de tecidos em geral, como roupas, papiros e mantas.

Sua popularização na Europa se deu a partir do segundo século da Era Cristã, quando os Árabes introduziram os tecidos na região. Na América do Sul, por conta dos Incas do Peru, a cultura do cultivo e produção dos fios de algodão já era uma prática regular.

Porventura, a América do norte só teve interesse nos fios de algodão em 1760, quando Eli Whitney, um engenheiro mecânico estadunidense, inventou o descaroçador de algodão. Uma máquina que separava as sementes das fibras da planta e acelerava o processo de produção do algodão.

Veja também: Condições favoráveis para ramulária no algodão

Como funciona o plantio de algodão?

Como todas as plantas, o algodão precisa de certos cuidados para que possa florescer e fornecer suas fibras sem interrupções. Entre eles incluem o pré-plantio, o cultivo e a prevenção de pragas.

Pré-Plantio

  • O algodoeiro gosta de climas quentes e úmidos. A germinação acontece após o recesso das chuvas, garantindo o crescimento sadio da planta;
  • É preciso selecionar áreas com maior potencial produtivo. Por exemplo, solos com textura média
  • Se necessário, uma re-nutrição no solo será feita antes do plantio.

Cultivo

  • Deve-se respeitar um espaçamento de 0,38 a 1 m de distância entre as linhas de cultivo de algodão. Pois assim que vão crescendo, seus caules e flores vão se expandindo e podem se misturar nas outras fileiras.
  • O número de plantas por metro de fileira é entre 8 a 12 algodoeiros. Mantendo sempre a mesma distância entre as sementes.
  • A semente deve ser colocada em pequenos buracos entre 5 a 8 centímetros. Essa profundidade é propícia para uma germinação perfeita.

Prevenção de pragas do algodoeiro

Para a prevenção de pragas, existem 3 métodos principais que são explorados. Entre eles estão:

  • O uso de controle biológico. Capazes de controlar as pragas como a Helicoverpa e o Bicudo do algodoeiro.
  • Os defensivos químicos são outra maneira utilizada para se livrar dessas pragas. Sua grande vantagem é a eficácia do produto.
  • A ultilização de biotecnologia é dita como a solução do futuro posta no presente. Com elas é possível criar espécies de algodoeiros resistente à propagação de pragas.

5 dicas importantes para o plantio de algodão

1- Certifique-se da nutrição do terreno

Antes de montar sua lavoura, é de grande ajuda optar pela busca de um profissional agrônomo para apontar quais são os nutrientes presentes na terra. Assim você pode nutrir o solo de acordo com o que ele necessita para o melhor manejo do algodão.

2- Livre-se das ervas daninhas

O algodoeiro é uma planta sensível, portanto, pequenos fatores, como um solo ácido e ervas daninhas atrapalham facilmente o desenvolvimento do algodão. Então certifique-se de efetuar um plantio em um solo limpo, livre de outras vegetações.

3- Aproveite os solos argilosos

O algodoeiro gosta de solos bem úmidos, lá seu desenvolvimento é melhor por conta da concentração de água. A semeação em um terreno argiloso deve ser feita em pequenos buracos de 3 a 5 centímetros.

4- Invista em boas sementes

Se o que deseja é uma germinação certeira e plantas mais vigorosas, invista em boas sementes. Opte por exemplares mais graúdos, pois eles apresentam uma reserva maior de energia, fator crucial para um bom desenvolvimento.

5- Respeite as métricas de manejo do algodão

Sempre coloque as sementes na mesma distância e profundidade umas das outras. Assim você mantém o seu plantio uniforme, sem variações de tamanho entre as plantas, evitando uma diminuição na produção.

Qual é o período de plantio de algodão?

O algodão necessita em média de 140 a 170 dias de sol para seu melhor desenvolvimento. Durante esse tempo, é crucial que o algodão fique longe de chuvas para preservar a qualidade das fibras.

Qual é a melhor época do plantio de algodão?

A melhor época para o plantio de algodão é entre fevereiro a junho, quando o clima é quente e úmido. Geralmente, os grandes agricultores iniciam a germinação em fevereiro, após a colheita da soja.

Como se chama a plantação de algodão?

Algodoeiro é o nome utilizado para se referir a uma plantação de algodão. Seu gênero botânico é o Gossypium L. pertencente à família Malvaceae.

Quais são os produtos obtidos na lavoura de algodão?

De fato sua principal utilização são nas vestimentas em geral, porém, o aproveitamento do algodoeiro vai além.

  • Após o descaroçamento feito nas fábricas, a semente do algodão é utilizada para produzir seu próprio óleo. Com a refinação, o óleo de semente de algodão pode ser consumido normalmente por um humano.
  • Da semente também é possível fazer a farinha de algodão. Que geralmente é utilizada para na alimentação de gados;
  • Por meio de um processo detalhado, as fibras do algodão servem como base para a criação de uma folha de papel. Elas são excelentes para pinturas de aquarelas e tintas em geral.
  • O biodiesel é a forma mais sustentável de produzir combustível. Os caroços do algodão são fortes aliados para esse tipo de produção por conter óleo em sua composição.
  • As hastes flexíveis também entram nessa lista. Geralmente, em sua ponta é utilizado o algodão.
  • Tendas, redes, filtros de café, entre outras coisas, também são grandes exemplos de produtos derivados do fio de algodão.

Agora que você já sabe o básico, está preparado para começar a planejar o seu plantio. Conte com a Agro Bayer para te auxiliar em todos os passos do seu plantio até a colheita.