Blog do Agro

Comercialização da safra: por que planejar?

Saiba como definir estratégias de comercialização para vender no momento certo e aumentar a rentabilidade no campo.
17 de julho de 2022 /// 7 minutos de leitura

Planejando a comercialização em cenários incertos

As variações nos preços das commodities e do dólar, a alta dos insumos e a instabilidade econômica geram incertezas ao planejar custos e comercialização da safra.

No último ciclo, o clima agravou o cenário: períodos de seca, geadas e mudanças no regime de chuvas reduziram o rendimento e produtividade em várias culturas.

Além de monitorar o clima, o produtor deve acompanhar fatores econômicos, oscilações na bolsa de valores e condições ambientais nos principais países produtores, como ressalta a especialista em gestão de risco Roberta Paffaro.

Segundo ela, os pilares da comercialização são: formação de preço, ferramentas de seguro, prêmio regional (ou seja, o preço da cultura na região em que você atua) e lucro.

Para se proteger de futuras quedas e conseguir aproveitar a valorização dos preços de venda ou compra de matéria-prima com menor custo, também é fundamental entender a movimentação e o desenvolvimento dos diferentes tipos de mercados. Veja a seguir quais são eles:

Mercado físico

O mercado físico é a comercialização do produto real (grão, café, açúcar etc.) mediante pagamento em dinheiro, com entrega e liquidação imediatas como principal característica.

Mercado a termo

No mercado a termo, vendedor e comprador firmam um contrato com data futura de entrega e preço previamente fixado. Diferente do mercado físico, a liquidação ocorre no vencimento, o que ajuda na comercialização e no planejamento de caixa.

Mercado de futuros

O mercado de futuros é um acordo padronizado, para comprar ou vender uma quantidade de produto em data futura. Nessa modalidade, o preço é traçado pela oferta e demanda, e se baseia no conceito da obrigação, seja do comprador a pagar ou do produtor a vender. Serve para hedge e formação de preços, sem exigir, na maioria dos casos, a entrega física, a posição pode ser encerrada antes do vencimento.

Mercado de opções

No mercado de opções, negociam-se direitos de compra ou venda com preços e prazos pré-estabelecidos, sem obrigação de efetuar a operação. Por oferecer flexibilidade na gestão de risco, o produtor pode se proteger de cotações desfavoráveis e, ao mesmo tempo, aproveitar altas nos preços.

"Utilizem o mercado a favor de vocês, existem várias possibilidades, uma delas é acessando a bolsa. Você pode utilizar contratos futuros e contratos de opções negociados em bolsas de commodities, pode fazer um hedge cambial de grãos e, no caso de insumos agrícolas, gostaria de chamar a atenção para que observem a cotação do dólar. Quando o real valorizar, compre esse insumo para a próxima safra. Olhe um pouco mais adiante e aproveite essas janelas de oportunidades", recomenda Paffaro.

Quem não utiliza essas ferramentas pode pagar caro, como relata Daniel Sartor, sócio-proprietário da fazenda São Domingos (Chupinguaia, RO). Ele já perdeu rentabilidade por falta de informação e por não considerar fatores “fora da porteira”. "Isso é muito importante hoje em dia. Acredito que buscar um profissional faz a gente errar menos. Tivemos exemplo no ano passado, a volatilidade do dólar que veio com a pandemia pegou muitos produtores de surpresa, inclusive eu", relembra.

Isso o motivou a contratar a consultoria em comercialização de grãos da Agrinvest, oferecida pelo Impulso Bayer. "Foi uma grata surpresa achar uma empresa que fala de fertilizantes, dólar, macroeconomia e fornece uma informação sadia e praticamente diária. No momento em que acontece, a gente recebe os alertas, com as notícias já filtradas, que ajudam na tomada de decisão", acrescenta o produtor.

Derivativos agrícolas

Os derivativos agrícolas são instrumentos financeiros usados para proteger preços sujeitos a fortes. Como explica Marcos Araújo, sócio-diretor da Agrinvest, a atividade agropecuária enfrenta quatro tipos principais de risco:

  • Climático
  • Operacional
  • Crédito
  • Preço

"Nós utilizamos o mercado de derivativos agrícolas para que o produtor garanta a renda, transfira o risco de preço para o mercado, fazendo a gestão da sua atividade", diz Araújo.

Leia mais sobre como planejar a sua safra!

Operações comuns na comercialização da safra

Existem diversas operações para comercialização da safra que podem ser benéficas para o produtor se realizadas de forma correta. São elas:

  • Barter - consiste na troca dos grãos por insumos. Permite fixar os custos com insumos através das perspectivas de mercado para o preço das safras. "Se você não tiver crédito naquele momento, utilize o barter. Pode ser uma ferramenta extremamente eficaz nesse tipo de negociação para diminuir os custos de produção ou, então, tê-los sob controle para ter uma rentabilidade maior", pontua a especialista em gestão de risco.
  • Hedge - ferramenta de proteção do valor dos grãos contra a instabilidade do mercado. "O produtor que vai na bolsa e faz o hedge tem uma atividade do gerenciamento do risco de preço. Quando um produtor rural, por exemplo, vende soja com contrato futuro em bolsa, está transferindo para o mercado o risco de baixa da commodity“, explica o sócio-diretor da Agrinvest.
  • Plataformas digitais: comercialização por sites e marketplaces, ampliando opções de compradores, comparação de prêmios regionais e agilidade na tomada de decisão.

Como vimos, existem muitas possibilidades para fazer o planejamento de comercialização da safra. Pode ser muito importante também ter uma consultoria de confiança que ofereça uma análise completa do cenário atual, com indicadores que impactam o mundo do agro como clima, câmbio, bolsas nacionais e internacionais, além da oferta e demanda de commodities e cotações.

Ter uma boa gestão dos recursos financeiros é outro ponto essencial para sua rentabilidade e para se proteger ou aproveitar as oscilações do mercado. A dica final do Impulsos Negócios é para que você, produtor rural, busque vender a safra com lucro e obter longevidade na operação.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.