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Bayer destaca inovações em proteção de cultivos, sementes, ferramentas digitais e novos modelos de negócio na Tecnoshow Comigo

03 de abril de 2024

Tecnoshow Comigo

São Paulo, abril de 2024 — De 8 a 12 de abril, visitantes da Tecnoshow Comigo conhecerão leque completo de soluções da Bayer para a região de Goiás. A multinacional líder de insumos agrícolas leva seu portfólio de soluções inovadoras, ferramentas digitais, novos modelos de negócio e lançamentos para as principais culturas agrícolas em Rio Verde (GO).

A companhia apresentará inovações para a próxima safra, introduzindo novas variedades de soja e híbridos de milho impulsionados por biotecnologia de ponta. Essas sementes podem ser combinadas a soluções da plataforma de agricultura digital Climate FieldView e a funcionalidades com inteligência artificial para que produtores saibam o melhor momento, quantidade e condições para plantio e colheita. Além disso, a Bayer leva inovações para proteção de cultivos que podem ser aplicadas na lavoura de forma mais inteligente com o apoio de dados e recomendações personalizadas.

Segundo Tiago Santos, diretor de Marketing da divisão agrícola da Bayer, uma das prioridades da companhia é criar um pipeline de última geração. “Faremos isso por meio de nossas cinco plataformas de inovação — melhoramento genético, biotecnologia, química, produtos biológicos e ciência de dados”, afirma. “A convergência de toda essa inovação nos permite gerar soluções capazes de resolver os desafios mais urgentes para o setor e para suas fazendas.”

Para Alexandre Pimenta, líder de Climate FieldView para a América Latina, a combinação de dados, informações, insights e soluções possibilitam à Bayer construir novos modelos de negócio para os agricultores que já embarcaram na jornada de transformação digital.

“Um dos grandes exemplos de como estamos testando e criando iniciativas para impulsionar a digitalização no agro é o Bayer VAlora Milho, programa que otimiza a densidade populacional no plantio de sementes de milho por meio de recomendações personalizadas. Na Tecnoshow Comigo, também serão destaque o Barter+, que utiliza dados reais de produtividade em vez de médias regionais para calcular o poder de compra em transações de barter, e o Bayer Directo, focado na prescrição personalizada e precisa de nematicidas para talhões de soja”, diz Pimenta. “Simultaneamente, estamos trabalhando em diversas iniciativas em colaboração com agricultores para os próximos anos”, afirma Pimenta.

Parceiro Bayer na região, Bruno Katzer já tem resultados concretos por meio da transformação digital do campo. Em Jataí (GO), ele tem incorporado uma série de inovações e usado dados na gestão da lavoura, inclusive com o programa Bayer VAlora Milho. Na Safrinha 2023, ele indicou três áreas de sua propriedade no projeto para receber prescrições personalizadas de densidade populacional. Em duas delas, obteve ganhos de 4,5 a 5 sacas a mais por hectare. Agora, na Safrinha 2024, o número subiu para 17 talhões indicados (cerca de 2,8 mil hectares), comprovando a parceria e confiança com o programa Bayer VAlora Milho.

Novas camadas de inteligência, novos modelos de negócio e novos avanços científicos permitem que produtores extraiam o máximo de cada solução exposta pela Bayer durante a feira em Rio Verde (GO), viabilizando o desenvolvimento de soluções e práticas sustentáveis para toda a cadeia. “Com isso, temos conseguido ser pioneiros na jornada rumo a uma agricultura regenerativa, possibilitando ao agricultor produzir mais com menos, enquanto regeneramos mais de maneira escalável”, afirma Fábio Passos, diretor do negócio de Carbono para a América Latina.

Nos últimos anos, o PRO Carbono, maior programa de carbono da agricultura brasileira, tem sido o principal exemplo de como a ciência e o agro colaboram para regenerar o meio ambiente de forma concreta, em um país de dimensões continentais como o Brasil. Os agricultores participantes comprovaram na prática que não é preciso escolher entre sustentabilidade ou lucro. Áreas participantes do programa tiveram um incremento médio de 11% de produtividade ao intensificar a adoção de práticas conservacionistas e um aumento médio de 16% no sequestro de carbono no solo, além de obterem benefícios exclusivos de parceiros por fazerem parte do programa.

“Em função do trabalho realizado ao longo dos últimos três anos com um time de 35 experts acadêmicos e pesquisadores, mais de 1.900 produtores, empresas do setor, como Embrapa, e todos os dados gerados que incluem mais de 300 mil amostras de solo, temos conseguido apoiar os produtores na transformação de uma agricultura cada vez mais sustentável com a intensificação de práticas regenerativas e sequestro de carbono no solo”, comenta Passos.

Os resultados do PRO Carbono e as soluções agrícolas digitais da Bayer serão vistos de perto no estande durante os cinco dias de feira, com destaque para a Conecta PRO Carbono — que centraliza todas as informações sobre a produção de grãos e a área produtiva com simplicidade, qualidade de dados, transparência e rastreabilidade – que será disponibilizada a partir deste ano aos participantes do programa. A plataforma MRV, integrará ferramentas inovadoras como a Footprint PRO Carbono, calculadora que quantifica a pegada de carbono para soja e milho levando em consideração as particularidades da agricultura brasileira, e o Modelo Preditivo PRO Carbono, que simula a dinâmica do sequestro de carbono no solo, sendo especialmente ajustado para as características únicas do solo e clima brasileiros. Desenvolvido por experts da Bayer, em colaboração com Embrapa, sua aplicação reduz significativamente os custos e incertezas associadas à medição dos estoques de carbono, impulsionando soluções de remoção de carbono em larga escala na agricultura tropical.

Interessados em saber mais sobre agricultura regenerativa, novas oportunidades de negócio para agricultura baseada em adoção e verificação da implementação de um manejo ainda mais sustentável contarão com painéis no estande da Bayer. As palestras serão realizadas de 8 a 12 de abril, entre 10h e 15h30, contemplando temas como a escolha de híbridos, controle de percevejos e de mofo branco, manejo de pragas e doenças na soja, controle de plantas daninhas e momentos com paradas técnicas, que usam exemplos reais de clientes para esclarecer dúvidas, explorar soluções e apresentar inovações da plataforma Climate FieldView. Além disso, haverá uma roda de conversa com produtores que participam do Bayer VAlora Milho para compartilhar as experiências com o programa.


Inovações personalizadas e destaques regionais

Visitantes da Tecnoshow Comigo terão acesso a sistemas completos para cada cultura, combinando soluções em tratamento de sementes, proteção de cultivos, biotecnologia, híbridos e variedades. Um dos destaques na parte de defensivos agrícolas é o pré-lançamento para a região do fungicida de ação sistêmica, Attila, que traz uma molécula inédita de alta potência para mofo branco e com redução do potencial de infecção desde a primeira safra de uso.

A Bayer também apresentará híbridos de milho totalmente adaptados para a região e lançamentos para a safrinha tropical terras altas e para verão tropical, como o Dekalb DKB 358 PRO4, com tolerância moderada a complexo de enfezamento, integridade de colmo e boa estabilidade em ambientes mais restritivos; e o Agroeste AS 1988 PRO4, de elevado potencial produtivo nos melhores ambientes, precocidade e tolerância moderada ao complexo de enfezamento.

Para a cultura de soja, também haverá dois destaques da marca Monsoy, o M 7601 i2x, variedade com alto potencial produtivo, amplitude de posicionamento, alta adaptabilidade e resistência ao acamamento e M 6620 i2x, também com alto potencial produtivo, segurança em relação a anomalia da soja, resistência à mancha alvo e sanidade foliar e radicular. Além de duas variedades da marca Agroeste, a AS 3790 i2x, com estabilidade e produtividade e a AS 3707 i2x, variedade que entrega precocidade, robustez e produtividade.


Soluções para cada talhão

Nas áreas dedicadas às culturas de soja e milho, será possível conferir os resultados e benefícios obtidos a partir do uso integrado de soluções como o tratamento de sementes com amplo espectro de controle Cropstar®, os fungicidas Fox® Xpro, Fox® Supra e Nativo, o nematicida Verango® Prime, os inseticidas Curbix® e Connect, e o herbicida Adengo.

A plataforma de agricultura digital Climate FieldView™ também terá destaque no espaço dedicado a soluções agrícolas digitais. Visitantes poderão explorar na prática as funcionalidades e benefícios da ferramenta, conhecer cases de sucesso da região, conversar com especialistas e conhecer o app FieldView para sistema operacional Android, em lançamento neste ano. Será possível ainda adquirir produtos no FieldView™ Shop com condições comerciais exclusivas, além de cursos da Universidade FieldView™. Os conteúdos podem ser acessados no site do projeto.

Para estar sempre próximo e atender as necessidades particulares de cada agricultor, a Bayer segue investindo no maior programa de fidelidade do agro brasileiro, o Impulso Bayer, que conta com cerca de 250 mil clientes cadastrados, milhares de produtos e mais de 1.500 serviços disponíveis para o resgate na plataforma da Orbia. Clientes Impulso terão acesso a benefícios exclusivos oferecidos pelo programa e poderão ganhar pontos extras ao participar de ativações no estande. Outra novidade é o aplicativo Agro Bayer, recém-lançado, que amplia a interação entre a companhia e os clientes que participam do Impulso Bayer.

No estande da Plataforma Intacta2 Xtend®, dedicado à segunda geração de biotecnologias para soja da Bayer desenvolvida para a necessidade do sojicultor brasileiro que já permitiu, a mais de uma centena de clientes, produtividades médias acima de 100 sacas por hectare, alguns destes produtores que alcançaram um novo patamar de produtividade no estado de Goiás serão destaque.

O portfólio da marca interage com o visitante que ao escolher sua região terá acesso a variedades recomendadas. Para o manejo de lagartas e daninhas, haverá demonstrações da ação da tecnologia Intacta2 Xtend® e do portfólio de manejo de daninhas Xtend® Herbicidas, além de resultados de casos reais. Nesta safra 2024/2025, serão ao todo mais de 160 variedades adaptadas para todas as regiões do país.


Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.


Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.


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