Blog do Agro

Começa a safra de cana! O que esperar?

Confira os resultados recordes do último ciclo e os pontos de atenção para a nova safra de cana, entre outras notícias do agro
12 de abril de 2024 /// 10 minutos de leitura

O último relatório divulgado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), revela que a moagem acumulada de cana na safra 2023/2024 alcançou um novo recorde. O processamento atingiu 649,4 milhões de toneladas, um volume 19,4% maior do que o registrado no ciclo anterior.

Essa temporada será lembrada na história do setor no Brasil. As precipitações ocorridas em março e abril de 2023 impactaram positivamente a produção de cana-de-açúcar, e a falta de chuvas no final da safra facilitou o processamento. Somado a isso, não houve geadas, a ocorrência de incêndios foi baixa, o manejo da broca-da-cana foi efetivo e os produtores adotaram um bom pacote tecnológico.


Projeções para a safra 24/25

Olhando para a safra de cana 2024/2025, que teve início neste mês, as projeções apontam para uma redução na produção. Isso porque menores volumes de chuvas são previstos para os próximos meses, período crucial para o desenvolvimento da cana-de-açúcar. Além disso, o fenômeno La Niña deve influenciar o clima na segunda metade do ano e, por mais que ainda seja cedo para afirmar, a possibilidade de geadas pode ser maior.

Esse cenário pode provocar uma queda de 9,8% na moagem de cana da região Centro-Sul nesta temporada. Serão 64 milhões de toneladas a menos, ficando em 592 milhões de toneladas, de acordo com as projeções da consultoria Datagro.

A produtividade das lavouras também deve cair 10,8%, passando de 88,3 para 78,8 toneladas por hectare. A área de produção pretende crescer apenas 1%, por conta da menor renovação dos canaviais.

Porém, mesmo com as perspectivas de queda na produção, os estoques das usinas ainda devem ser suficientes para o ciclo atual, com a produção maior do que o registrado na safra 2021/2022.

"Acredito que o açúcar continua com alta demanda mundial. Outra boa notícia é que, com o aumento do petróleo, o etanol deve dar uma contribuição interessante. Além disso, o valor do ATR deve fechar entre 1,15 e 1,18 nesta safra de cana que está começando agora. As perspectivas, portanto, continuam boas para a rentabilidade por hectare, e precisamos de gestão e tecnologia para atingir esses resultados", analisa o professor Marcos Fava Neves.


Giro de notícias

A receita de exportação da cadeia produtiva da soja e do biodiesel foi 10,2% maior em 2023, totalizando 67,6 bilhões de dólares. O principal motivo é o aumento da demanda global, principalmente da China.

O processo de transição de El Niño para La Niña já começou. O fenômeno El Niño vem enfraquecendo desde o início do ano e a tendência é de que dure até meados de maio.

Os embarques de café cresceram 11% nos cinco primeiros meses da safra, chegando a 56,2 milhões de sacas. As compras se deslocam para o Brasil por causa de problemas no Vietnã, maior produtor mundial de café robusta.


Eventos do agro pelo Brasil

Nesta semana aconteceu a Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Goiás, e a Bayer esteve presente com várias inovações. Além disso, os visitantes puderam assistir a uma série de palestras com grandes nomes do setor.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.