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5 dicas para ter máxima lucratividade na hora de comercializar grãos

Saiba quais são as soluções que proporcionam mais segurança e rentabilidade na venda de grãos14 de janeiro de 2023

Depois de todo o esforço realizado durante a safra, sempre vem a pergunta: é hora de vender?

Observar fatores econômicos e a bolsa de valores não é mais suficiente para atingir os melhores resultados com a comercialização de grãos. É por isso que os produtores devem entender quais aspectos interferem nessas variações para acompanhá-los constantemente

O consultor Pedro Dejneka, sócio da MD Commodities, explica o que considera primordial no momento da venda: "Muitas vezes, o cliente fica tão focado em obter a melhor rentabilidade, que ele esquece da gestão de risco. A prioridade na hora da comercialização de grãos é a gestão de risco, aí sim a gente vai atrás da melhor rentabilidade."

As commodities agrícolas são uma base muito importante para o desenvolvimento da economia brasileira e mundial, e a interdependência do mercado de commodities agrícolas é cada vez maior, deixando esses produtos bastante expostos às flutuações de preços. Essas variações estão fortemente relacionadas às questões de oferta e demanda de produtos e à taxa cambial, além de sofrerem influências de diversas variáveis Confidential como área plantada, fatores climáticos, importação, exportação, consumo e outros aspectos macro ambientais, sejam eles políticos, econômicos ou socioculturais. As alternativas para comercialização de grãos são inúmeras. É possível vender seus grãos no mercado físico a termo, futuro ou opções, por meio de diversas operações como barter, hedge, cooperativas, trading, corretoras e internet.

Leia mais sobre o planejamento da comercialização da sua safra:
https://www.agro.bayer.com.br/mundo-agro/agropedia/impulso-negocios-comercializacao-de-safra

Como vender com mais segurança

As 5 dicas de ouro para ter mais segurança na hora da venda:

1- Planejamento
Faça tudo de forma antecipada para realizar as operações de comercialização com o menor risco possível, desde o início da safra, no orçamento dos custos, até o final, no olhar atento às melhores estratégias de comercialização.

2 - Gestão da propriedade
Distribua os recursos da melhor forma e agregue conhecimento sobre fatores que interferem na formação de preços dos grãos para que as decisões sejam tomadas baseadas em dados e de forma estratégica.

3- Diversificação
A diversificação contribui para que as formas de comercialização de grãos não fiquem concentradas em poucas alternativas, fazendo com que as chances de prejuízos sejam menores.

4 - Perfil da propriedade
Tenha sempre em mente que é mais simples definir as modalidades de comercialização que se encaixam melhor ao estilo do seu negócio.

5 - Atenção ao mercado interno e externo É muito importante ficar de olho em tudo que ocorre no mercado, seja no nacional ou internacional, já que diversos fenômenos e indicadores impactam nas cotações.

Para auxiliar o agricultor nessas etapas cruciais, por meio do Impulso Bayer é possível resgatar diversos serviços que agregam uma visão ampla, apurada e integrada sobre os fatores que impactam o agronegócio mundial.

Um deles é o serviço de comercialização de safra da MD Commodities que dá acesso a análises da volatilidade do mercado global e disponibiliza ferramentas para comercializar com maior objetividade.

"A nossa função é entender o perfil do cliente, a situação pela qual ele está passando e, através da nossa inteligência de mercado, auxiliar na montagem das operações para aproveitar o melhor momento de mercado", comenta Ismael Menezes, sócio da empresa.

Mais uma facilidade é a garantia de confiabilidade e transparência nos processos comerciais de biotecnologia de soja, por meio da nova plataforma Conexão Biotec.

A plataforma recebe este novo nome e passa a atender todas as biotecnologias com patente válida no mercado brasileiro.

"A plataforma Conexão Biotec acompanha o cliente desde o momento de plantio da soja até a entrega dos grãos no ponto de recebimento. Além disso, traz facilidades para o agricultor, aumentando a agilidade, integrando os processos e fortalecendo a transparência da cadeia de soja em um cenário de múltiplas biotecnologias e com sistema coletivo de reconhecimento de propriedade intelectual", explica Tamara Oliveira, gerente de estratégia, tecnologia e modelo de negócio soja, na Bayer.

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