Blog do Agro

Safra 24/25: novas previsões aquecem o mercado!

De acordo com o USDA, deve haver queda na oferta global de soja e algodão, mas aumento na produção de milho. Confira os números que agitaram o mercado.
15 de novembro de 2024 /// 10 minutos de leitura

Novas previsões do USDA movimentam o mercado para a safra 2025


Nesta semana, o mercado de commodities agrícolas foi surpreendido pelas novas projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a safra 2024/2025.

A oferta global de soja foi reduzida em 0,8% em comparação com o número de um mês atrás, totalizando 425,4 milhões de toneladas. As reservas mundiais da oleaginosa também recuaram 2,2%, ficando estimadas em 131,7 milhões de toneladas. Essa queda é explicada, principalmente, pela menor expectativa de produção nos Estados Unidos, com redução de 3,3 milhões de toneladas em apenas um mês.

Por outro lado, o USDA elevou as estimativas para a produção mundial de milho, que deve alcançar 1,219 bilhão de toneladas. Ainda assim, os estoques finais do cereal foram revisados para baixo, caindo para 304,1 milhões de toneladas, uma redução de 1,5 milhão de toneladas na oferta.

No caso do algodão, a safra mundial estimada em 25,3 milhões de toneladas, volume 0,4% menor do que o previsto no mês anterior.

As exportações e os estoques mundiais também apresentaram queda, liderada pelos Estados Unidos, principalmente em função das variações climáticas. A diminuição nos números globais só não foi mais expressiva devido à estabilidade nos dados de colheita e embarque das principais regiões produtoras, como Índia, China e Brasil — este último consolidado como o maior exportador mundial.

Safra 2025: como fica a oferta no Brasil?


As previsões para a oferta no Brasil se permanecem inalteradas. Apesar da seca que atingiu o país no início da safra 2024/2025, as chuvas recentes têm favorecido a umidade do solo, criando condições positivas para a semeadura e o desenvolvimento tanto dos cultivos de primeira safra como para as lavouras de café e cana-de-açúcar.

O professor Marcos Fava Neves comenta as movimentações no mercado de commodities agrícolas: “Esse relatório do USDA foi positivo para o Brasil porque alterou apenas as estimativas dos Estados Unidos. As projeções para a nossa produção foram mantidas e seguem altíssimas, com 169 milhões de toneladas de soja e 127 milhões de toneladas de milho. Aliás, a demanda por milho está elevada, principalmente para produção de etanol e para o setor de carnes. Agora vamos aguardar o próximo relatório, quando os números já estarão praticamente fechados.”

Novos híbridos de milho da Bayer para a Safra 2025


A cada safra, os desafios enfrentados pelos produtores aumentam! Pensando nisso, a Bayer apresenta dois novos híbridos de milho com biotecnologia VTPRO4, que unem segurança agronômica, alta produtividade e excelente rentabilidade, atributos essenciais para o sucesso da safra 2025.

O híbrido AG 8450 PRO4, da marca Sementes Agroceres, destaca-se pelo alto potencial produtivo em diferentes ambientes, garantindo estabilidade de performance, proteção contra o complexo de enfezamento e excelente qualidade de colmo.

Já o híbrido AS 1877 PRO4, da marca Agroeste, combina segurança agronômica com performance produtiva, boa qualidade de colmo, proteção contra o complexo de enfezamento e tolerância à morte prematura.

Consulte nossos representantes para saber mais sobre estes lançamentos!

Giro de notícias

O Brasil exportou 4,9 milhões de sacas de café em outubro, estabelecendo um novo recorde mensal, mesmo diante de desafios logísticos nos portos. O volume representa um crescimento de 11% em relação ao mês anterior e supera a marca registrada em novembro de 2020.

A área tratada com defensivos agrícolas cresceu 10,9% entre janeiro e setembro, em comparação ao mesmo período de 2023, ultrapassando 1 bilhão de hectares. Os principais cultivos responsáveis por esse aumento foram soja, milho e algodão, culturas estratégicas para a safra 2025 e para o desempenho do agronegócio nacional no plano Safra 2024/2025.

Já a produção nacional de trigo deve registrar queda de 7% neste ano, totalizando 7,5 milhões de toneladas. A retração ocorre apesar do avanço na produção no Rio Grande do Sul, sendo impactada por reduções mais acentuadas no Paraná e em São Paulo.

Participe da maratona de agro vantagens!

Preparamos uma maratona de agro vantagens para você, produtor! Para abrir a porteira de benefícios do Impulso Bayer, começa o Impulso Turbinado: quem já cadastrou nota neste ano recebe 30% a mais de pontos em todas as notas fiscais cadastradas e aprovadas na Orbia.

Clientes que realizarem o cadastro da primeira nota de 2024 durante a campanha ganharão o dobro de pontos. A ação acontece entre os dias 4 e 18 de novembro! Além dos pontos extras do Impulso Turbinado, há também dinheiro de volta para quem já ativou a Safra Turbinada, considerado o maior programa de cashback do agronegócio brasileiro e que segue alinhado às oportunidades do plano Safra 2024/2025.

E para fechar este combo de vantagens, no dia 22 de novembro será realizada a Agro Friday. Serão 24 horas de descontos especiais nos resgates de serviços e produtos mais procurados pelos clientes. Um dia inteiro de oportunidades e ofertas imperdíveis para impulsionar seus resultados e se preparar para a safra 2025.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.