Safra americana: como está o progresso do plantio?
Saiba quais são as condições das lavouras de milho e soja nos Estados Unidos e confira as expectativas do mercado para a próxima safra global de grãos05 de julho de 2024 /// 14 minutos de leituraO mercado de grãos está de olho no andamento da safra americana, que pretende colocar uma boa oferta no mercado global.
Segundo o último relatório sobre o progresso do plantio das lavouras de milho, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a semeadura do cereal já foi finalizada e 11% do total plantado estavam no início do período reprodutivo, ou seja, uma das fases mais críticas para determinar o potencial produtivo. Isso mostra o ritmo acelerado da safra atual, visto que no mesmo período do ano anterior esse avanço era de 7%, com média de 6% nos últimos cinco anos.
Em relação às condições das lavouras de milho, 52% são consideradas boas e 15% são excelentes, representando 9 e 7 pontos percentuais à frente do registrado no último ano - mas em relação à semana anterior, as condições tiveram queda. Somadas, as áreas em boas e excelentes condições passaram de 69% para 67%.
Por outro lado, o verão no Hemisfério Norte chegou com expectativas de novos recordes de temperatura e intensas ondas de calor, um cenário que merece atenção dos produtores.
Os Estados Unidos são um dos maiores produtores mundiais de grãos, ou seja, tudo o que acontece lá pode afetar negativamente os preços ou oferecer importantes oportunidades de comercialização no mercado mundial.
Para a soja, o plantio também terminou: 95% das lavouras já emergiram, contra 97% no ano anterior e 93% na média dos últimos cinco anos. Já as condições das lavouras de soja são praticamente as mesmas da semana anterior, mas também acima do que foi observado em 2023: 55% são classificadas como boas e 12% como excelentes, o que, respectivamente, significa 11 e 6 pontos percentuais à frente da temporada passada.
"Os números indicam que a safra americana de grãos vem superior à do ano passado. A previsão para a produção global de soja na temporada 2024/2025 é de 422 milhões de toneladas, 25 milhões de toneladas a mais, sendo 121 milhões dos Estados Unidos. No caso do milho, a produção está praticamente igual à da safra anterior, com 1,22 bilhão de toneladas, sendo 377 milhões de toneladas dos EUA", comenta o professor Marcos Fava Neves.
Para o Doutor Agro é preciso observar como o clima vai incidir sobre a safra americana. Além disso, com o alto volume esperado de soja, ele recomenda que produtor brasileiro aproveite a alta do câmbio para vendas antecipadas.
Giro de notícias
Os produtores americanos adiantaram compras de fertilizantes fosfatados. O movimento, que geralmente acontecia em julho, foi antecipado para junho, aquecendo a demanda e contribuindo para o cenário de competição com o Brasil.
A moagem de cana-de-açúcar acelerou na primeira quinzena de junho com 20,5% de avanço em relação a 2023. Foram processadas 49 milhões de toneladas nas usinas, reflexo da alta do preço do etanol e das boas condições climáticas.
Uma pesquisa indicou que mais de 70% dos produtores em Mato Grosso, estado líder na produção de grãos, têm dificuldades para contratar mão de obra. O maior desafio é a necessidade de qualificação técnica.
O produtor Silvio Langleberto conquistou o primeiro lugar no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja (Cesb) na safra 2023/2024. Ao adotar o manejo Bayer, ele produziu 133,79 sacas por hectare.
Fungicidas Bayer testados e aprovados!
Os fungicidas Bayer foram testados e aprovados com nota máxima, segundo o ensaio de Rede da Safra 2023/2024. Pelo segundo ano consecutivo, Fox® Supra apresentou o melhor controle contra podridão das vagens. A dupla Fox® Xpro e Fox® Supra entregaram a maior produtividade quando o assunto é mancha-alvo, anomalia e ferrugem, entre os produtos comerciais.
Prêmio Mulheres do Agro: reconhecendo a força feminina no campo
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro!
A iniciativa é idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) para reconhecer produtoras rurais que realizam uma gestão sustentável. Podem participar gestoras de fazendas de todos os tamanhos, regiões e culturas do Brasil.
Homenagem ao cooperativismo
No dia 6 de julho é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. No Brasil, mais de 50% da produção agrícola passa por cooperativas e é indiscutível a importância dessas organizações para o agronegócio. Que essa data possa inspirar ainda mais a colaboração e o sucesso do setor!