Blog do Agro

Tudo o que você precisar saber sobre o plantio de refúgio

O refúgio é uma ferramenta essencial que preserva os benefícios da biotecnologia, garantindo melhores resultados na colheita.15 de setembro de 2022

Chegou a hora de planejar a próxima safra de soja e o plantio de refúgio deve ser levado em consideração como um aliado da produtividade e da sustentabilidade. É por isso que a técnica faz parte das boas práticas que envolvem o cultivo de soja com tecnologia Bt e pode ser colocada em prática por meio das variedades não Bt, ou seja, as que não possuem o controle de lagartas, como por exemplo as Xtend® Refúgio.

Ao dificultar o surgimento de insetos resistentes, o refúgio proporciona a maior longevidade da tecnologia Bt para que, no longo prazo, o agricultor possa continuar usufruindo da eficácia dos benefícios como: tolerância a herbicidas e proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja.

COMO FUNCIONA O REFÚGIO

Na prática, é assim: cultiva-se 20% da área plantada com plantas não Bt, a uma distância máxima de 800m, para garantir a presença de insetos suscetíveis à ação da tecnologia. Mais tarde, esses indivíduos cruzam com os insetos da área Bt e geram novos insetos suscetíveis à ação da tecnologia.

E as variedades não Bt podem ser tão produtivas quanto as que possuem biotecnologia: Com o novo portfólio de Xtend® Refúgio, agricultores alcançaram nas áreas plantadas com essa tecnologia na safra 21/22, resultados de até 105 sc/ha.

Plantar refúgio preserva a tecnologia e, com isso, para safras de sucesso no longo prazo.

Conte com esse aliado para impulsionar a sua lavoura. Até a próxima!

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.