9 MIN DE LEITURA

Brasil registra os menores estoques de suco de laranja

11 de setembro de 2023

Os estoques de suco de laranja no Brasil estão no nível mais baixo desde o início da série histórica em 2008. Segundo a CitrusBR - Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, houve uma queda expressiva de mais de 40% em relação ao ciclo passado, ficando próximo de 85 mil toneladas.

Enquanto isso, na produção, a estimativa é de cerca de 309 milhões de caixas de 40 quilos para a temporada 23/24. Isso representa praticamente 4 milhões e meio de caixas de laranja abaixo do registrado na safra anterior, de acordo com dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).


Esses números aumentam as incertezas quanto à oferta global, uma vez que o Brasil é o maior fornecedor de suco de laranja do mundo, ocupando mais de 75% do mercado internacional.


O que afetou a oferta de laranja?

Entre os fatores que têm impactado a oferta de frutas, está o greening, doença que aumenta a cada ciclo no Brasil. Ainda de acordo com o Fundecitrus, a incidência de greening passou de 24,4% em 2022 para mais de 38,1% neste ano, no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro, a principal região produtora do país.

Este foi o maior aumento já observado de um ano a outro em pontos percentuais, resultando em mais de 77 milhões de árvores doentes nos pomares produtivos.

Além disso, os Estados Unidos também encontram dificuldades na produção. Além do aumento de greening, o estado da Flórida foi atingido por um furacão no fim de agosto, com perdas ainda não contabilizadas. No ano passado, os pomares norte-americanos também foram atingidos por um furacão, o que acabou derrubando para mais da metade a produção do país.

O professor Marcos Fava Neves analisa a situação atual da cadeia citrícola e os impactos para os produtores de citrus. “O setor da laranja é responsável por trazer ao país quase 2 bilhões de dólares, todos os anos. O Brasil domina 80% do mercado mundial de sucos, com um produto que está na liderança há décadas. Mas estamos com o problema muito grave do greening, que faz com que os preços da caixa e do suco de laranja subam. É um momento de mobilização, vamos precisar de uma força tarefa no combate a essa doença.”


Colhendo o máximo em produtividade com Dekalb

Para desafiar os limites de produtividade, a Dekalb e o distribuidor Plantar realizaram o terceiro Desafio de Produtividade no norte de Mato Grosso. O produtor Edemar Kraieski atingiu um resultado histórico para a região: foram colhidas 257,32 sacas de milho safrinha por hectare com um híbrido da família Dekalb.

"O híbrido da Dekalb tem um ótimo teto de produtividade e sanidade. Para nós, é algo histórico porque não imaginávamos que poderíamos alcançar esse teto produtivo aqui no Mato Grosso", comentou o produtor de Sinop.


Serviço de planejamento tributário para auxiliar os produtore rurais

O consultor tributário da Safras & Cifras, Matheus Machado, traz recomendações sobre o planejamento tributário para os produtores rurais. 
"A primeira dica é manter a calma, não é um momento de desespero. Em segundo lugar, fique atento ao seu correio eletrônico e físico acerca das notificações que virão da Receita Federal. Por fim, busque uma assessoria para fazer um diagnóstico de conformidade."

Para apoiar você, produtor, nesta e em outras demandas, a Safras & Cifras disponibiliza o serviço de planejamento tributário, por meio de resgate na plataforma Orbia.


Giro de notícias

O agronegócio brasileiro é referência mundial em logística reversa de embalagens de defensivos. Em 20 anos, 1 milhão de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas com essa prática.

A compra de fertilizantes para a safra 23/24 de soja já atingiu 87%. As negociações nos últimos dois meses chegaram ao maior nível dos últimos 5 anos.

A seca e a passagem de um furacão nos Estados Unidos acenderam um alerta para quebra de safra de algodão. A estimativa para 23/34 é de uma queda em torno de 500 mil toneladas, segundo a consultoria Cotlook.


Agenda da semana

Entre os dias 18 e 30 de setembro, será realizada a campanha Bônus Impulso Especial. Clientes 4 e 5 estrelas do programa Impulso Bayer poderão resgatar o que quiserem no site da Orbia, usando o cupom do Bônus Impulso. São diversos produtos para a sua casa, fazenda e serviços. Utilize os códigos "BAYER50K" para clientes 4 estrelas e "BAYER100K" para clientes 5 estrelas. Mas atenção: o tempo é limitado. Essa é a sua oportunidade de usar o Bônus Impulso deste ano!

Por fim, o Doutor traz mais pontos que os produtores devem acompanhar na próxima semana:

  • Dólar
  • Condições das lavouras nos Estados Unidos
  • Ritmo do plantio no Brasil
  • Mercado futuro do boi
  • Preços do açúcar
  • Comportamento do petróleo