Rotação de Cultura: O que é, vantagens e benefícios
A rotação de culturas pode trazer diversos benefícios. Saiba os principais motivos para adotar a práti-ca e como escolher as melhores opções!O programa responde aos pontos do título, diretamente de Uberlândia (MG), em uma conversa com o especialista em Ciências do Solo Guilherme Buck, que destaca três motivos para incentivar essa boa prática agronômica: a quebra do ciclo de pragas e doenças, a alternância das características do sistema radicular e a oportunidade de adubação verde. Segundo Buck, por meio da rotação de culturas é possível aportar até 300 kg de nitrogênio no solo.
Outra vantagem da rotação de cultura é a excelente oportunidade de investir na subsuperfície do solo e melhorá-la, uma vez que o desenvolvimento de raízes mais profundas e vigorosas contribui para um sistema produtivo mais sustentável.
Para o professor da USP e da FGV, Marcos Fava Neves, a rotação de culturas é uma das práticas mais antigas e, ao mesmo tempo, mais modernas da agricultura mundial. Sob a ótica econômica, representa uma fonte adicional de renda e fluxo de caixa em momentos distintos ao longo do ano, fator extremamente importante para o equilíbrio financeiro do produtor.
Rotação de culturas, cultivos de entressafra e muito mais!
Para mostrar na prática o que é rotação de culturas, o Impulso Negócios visitou a propriedade de Bruno Rangel, produtor rural de Guariba (SP). Há 20 anos, ele cultiva cana-de-açúcar e realiza a rotação de culturas com soja e eucalipto.
A experiência na fazenda tem sido positiva tanto em produtividade quanto em lucratividade, reforçando a rotação de cultura como um negócio próspero para o agricultor. Para completar, Bruno deu dicas interessantes para ter sucesso e bons resultados com a prática, como a seleção de variedades e o manejo correto de pulverizações nessas culturas.
A jornada em busca de respostas sobre rotação de culturas continua em Londrina (PR), área de atuação do RTV Matheus Gricolo. Com experiência no campo, Matheus afirma que é possível obter lucro durante o processo de rotação. Segundo ele, o período de entressafra é extremamente estratégico para implantar a prática, e algumas espécies são ótimas opções, como aveia-preta, aveia-branca, nabo forrageiro e triticale, bons exemplos de rotação de culturas que contribuem para a construção de perfil de solo e proteção da área.
Vale lembrar que a rotação de culturas auxilia na quebra do ciclo de pragas e doenças, melhora o aproveitamento dos nutrientes e contribui para sistemas produtivos mais sustentáveis.
Em paralelo, os fungicidas têm papel essencial no manejo de doenças, como é o caso de Fox® Xpro. Sua aplicação é uma importante ferramenta no controle de diversas doenças em culturas como milho, trigo e soja, garantindo maior sanidade foliar ao longo do ciclo e permitindo que as plantas expressem todo o seu potencial produtivo, gerando mais produtividade e rentabilidade ao produtor.