Blog do Agro

Como a agricultura digital pode minimizar os riscos climáticos no canavial?

O uso de ferramentas de agricultura digital possibilita aumentar a segurança, previsibilidade e a eficiência dos canaviais, mapeando áreas afetadas por geadas, queimadas ou outros eventos extremos.
20 de março de 2023 /// 5 minutos de leitura

Impactos climáticos e a agricultura digital nos canaviais


As condições climáticas causaram severos danos nos canaviais da safra 2021/22, como estiagens prolongadas e quedas bruscas de temperatura que resultaram em uma quebra de produção superior a 10% em relação à temporada anterior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os efeitos da geada, por exemplo, podem ser devastadores para a cana-de-açúcar, reduzindo a produtividade e comprometendo a qualidade da matéria-prima. "Dependendo da temperatura, ocorre a morte da gema apical e, com isso, o balanço hormonal é afetado. A planta também começa a ter problema de inversão da sacarose, com perda da qualidade instantânea da matéria-prima. Quando se observa isso no campo, após a ocorrência de geada, é recomendável realizar a colheita o mais rápido possível", explica Maximiliano Scarpari, pesquisador do Centro de Cana do IAC.

No outro extremo, os incêndios acidentais — comuns no período seco — também prejudicam a produção. Eles alteram a conservação e a purificação dos caldos, elevam o Brix e o teor de fibras, além de favorecerem a infestação nos colmos, acelerando a deterioração da cana.

Diante desses desafios, a agricultura digital surge como aliada estratégica. Por isso, é fundamental fazer uso de ferramentas digitais que permitem monitorar variáveis como temperatura, umidade do ar e do solo, além da velocidade do vento, possibilitando prever focos de incêndio e dimensionar rapidamente as áreas atingidas.

Vantagens e funcionalidades das ferramentas digitais


As ferramentas digitais estão transformando a gestão agrícola, trazendo mais precisão e agilidade para quem trabalha com canaviais.

A plataforma Climate FieldView™, por exemplo, auxilia produtores com imagens de satélite que identificam quedas bruscas de biomassa e geram mapas-diagnóstico em gradiente de cores que permitem observar quais talhões sofreram com geadas ou queimadas. "Esses mapas são gerados de 5 a 15 dias e permitem acompanhar as manchas de produtividade, de pragas de solo, de plantas daninhas e as geadas. Dessa forma, conseguimos quantificar a porcentagem da área afetada e priorizar essas áreas para a operação", conta Caique Espindola, assistente técnico digital Climate FieldView™ .

Outro recurso importante da plataforma é o radar meteorológico, que amplia a previsibilidade das condições climáticas. De acordo com Caique, a tecnologia ajuda a reduzir riscos no canavial, fornecendo previsões de chuva para as próximas seis horas. "Com isso, podemos priorizar alguns tipos de operação, seja colheita, pulverização, aplicação de fertilizantes ou sistematização nas áreas de preparo de solo, priorizando sempre a qualidade e a segurança", acrescenta.

Além do monitoramento climático, as ferramentas digitais também processam dados para identificar pragas, plantas daninhas e até áreas com compactação do solo, facilitando o planejamento e a tomada de decisão.

Iris Martins, engenheira agrônoma da Diana Bioenergia, destaca que softwares de monitoramento, especialmente os climáticos, têm papel estratégico não apenas na previsão do tempo, mas também no controle do balanço hídrico. “Com essas informações, conseguimos planejar de forma mais eficiente as próximas safras ou até os próximos meses”, afirma.

Soluções Bayer aliadas à agricultura digital

O programa de fidelidade Impulso Bayer oferece um serviço exclusivo de mapeamento de plantas daninhas em cana-de-açúcar da Safra 4.0. Essa solução utiliza imagens de alta precisão processadas por ferramentas digitais e inteligência artificial para detectar, com agilidade, as principais espécies de plantas daninhas que afetam a cultura.

Outro desafio que compromete a produtividade do canavial é a broca-da-cana. “Nós monitoramos o nível de infestação da broca porque, com altas infestações, consequentemente há uma grande perda de produtividade”, alerta Maximiliano.

Para o controle dessa praga, o inseticida Belt® se destaca por seu perfil moderno, baixa dosagem, alta eficiência e rápida ação.

Por isso, produtor, contar com a agricultura digital é essencial para proteger seus canaviais de ataques indesejados, otimizar decisões e transformar o clima em um aliado da sua lavoura.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.