Blog do Agro

Liliane Queiroz: a dama do agro

No Dia Internacional da Mulher, conheça a história inspiradora de uma mulher que ocupou seu espaço no agronegócio com muito trabalho e competência19 de março de 2023 /// 5 minutos de leitura

Das salas de aulas para o campo: formada em pedagogia, Liliane Queiroz trocou a profissão de formação pelas lavouras. A mudança aconteceu quando o marido a convidou para auxiliar nas demandas da fazenda que fica em Unaí, Minas Gerais.

Mas a ligação com o agro começou muito tempo antes. Além de ser casada com um produtor rural, Liliane é bisneta, neta e filha de produtores, numa história que vem de família. Por isso, quando chegou a hora, não teve medo de encarar o desafio ao lado de seu companheiro. Hoje em dia, ela é responsável pela gestão da agricultura e da parte operacional da pecuária. "Estar à frente dessa gestão das fazendas me fascina", conta com brilho nos olhos.

Foi esse fascínio que impulsionou Liliane a assumir um cargo de liderança, superando desafios. O maior deles, segundo ela, foi liderar e conquistar a aceitação da equipe de trabalho, composta totalmente por homens. "Para liderar uma equipe como essa, a mulher tem que ter conhecimento e postura para saber como abordar, questionar e ajudar a resolver todas as questões da fazenda. Eu vejo isso como uma valorização da mulher, que está saindo dos bastidores e ocupando seu espaço, vindo para a linha de frente no campo", comenta.

Em sua bem-sucedida jornada pelo agronegócio, Liliane Queiroz acabou construindo sua própria marca: a Dama do Agro.

Diferencial tecnológico é uma das marcas da dama do agro

Outra marca da gestão de Liliane Queiroz é o uso de tecnologia e informação no campo.

"Hoje, a fazenda conta com a tecnologia nos maquinários, o sistema de usina solar que gera energia, o sistema irrigado e uma estação meteorológica. Temos ainda, nas plantadeiras , o sistema de monitoramento, sensor de adubo via bluetooth, GPS e piloto automático", conta.

No começo, Liliane produzia apenas grãos na fazenda. Depois, implantou armazéns, silos e passou a investir na pecuária de corte. Essa gestão sustentável, focada em diferenciais tecnológicos, rendeu a ela o troféu de vencedora da categoria Média Propriedade do prêmio Mulheres do Agro 2021, uma iniciativa da Bayer e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

"O prêmio Mulheres do Agro vem valorizar a mulher no campo. Muitas delas estão nos bastidores e vêm à frente mostrar seu grande potencial e divulgar o quanto a mulher é capaz e competente, ocupando seu espaço e se sobressaindo no agronegócio", destaca Liliane.

Para inspirar e homenagear todas as mulheres que fazem parte do agronegócio brasileiro, ela também deixa uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher: "Finca a botina! Não espere ser convidada, não espere oportunidades, faça o seu momento, busque a oportunidade. Eu sei que a mulher é capaz de fazer com zelo e com muita competência."

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.