Certificação de soja: cuidado para quem planta e para quem consome
Conheça a importância e os benefícios de produzir uma soja certificada!O Impulso Negócios conversou com produtores rurais, auditores e especialistas sobre a adoção de boas práticas, processos e certificações na soja — um cuidado para quem planta e para quem consome, que ainda gera benefícios diretos para quem produz.
A certificação tem se mostrado um movimento crescente e promissor, oferecendo acesso prioritário a mercados internacionais. Segundo Cid Sanches, consultor externo do RTRS Brasil (Associação Internacional de Soja Responsável), os produtores têm buscado cada vez mais a entidade para acompanhar essa tendência, alinhando-se às exigências dos compradores e ao interesse dos consumidores em adquirir produtos compatíveis com seus valores socioambientais — cenário em que a certificação RTRS soja ganha destaque.
Dados da RTRS indicam que, em 2020, foram produzidas 4,6 milhões de toneladas de soja certificada. O Brasil é protagonista nessa produção responsável, respondendo por cerca de 80% desse volume, em aproximadamente 1 milhão de hectares, o que representa quase 3,7 milhões de toneladas de soja certificada.
O que é a certificação RTRS para soja?
Em vigor desde 2012, a certificação RTRS conta com critérios que passam por constantes avaliações e aprimoramentos, reunidos em 106 indicadores distribuídos em cinco categorias:
- Cumprimento da legislação do país;
- Condições de trabalho;
- Relações com a comunidade;
- Condições ambientais;
- Boas práticas agrícolas.
Com o objetivo de apoiar o produtor no processo de certificação, foi criada a plataforma Produzindo Certo, que oferece consultorias personalizadas e assistência técnica em sustentabilidade. A CEO da plataforma, Aline Locks, explica que a iniciativa surgiu a partir de uma demanda da Unilever por adquirir apenas soja certificada. Desde então, o projeto passou a ajudar os produtores a se adequarem até a obtenção da certificação, com o suporte da Bayer e do Santander, fortalecendo o acesso à soja certificada RTRS.
A certificação da soja é uma importante ferramenta de gestão e uma garantia de que os grãos foram produzidos em condições ambientalmente corretas, socialmente responsáveis e economicamente viáveis. Entre os benefícios estão a redução de riscos, melhores oportunidades de financiamento bancário, acesso facilitado a empréstimos e mais segurança para novos investimentos na fazenda, agregando valor à produção e reforçando a confiança do mercado na soja certificada.
Importância da certificação para o meio ambiente
Em um cenário de intensos desafios ambientais, adotar uma postura sustentável deixou de ser apenas uma opção e se tornou um diferencial competitivo, abrindo portas para novos negócios e mercados mais exigentes. Produtores que conquistam a certificação, como a certificação RTRS soja, costumam recomendar o processo pelos ganhos em credibilidade e valorização da soja certificada.
Para isso, o produtor precisa elaborar e implementar um plano de melhoria contínua, com ações de conservação ambiental, crescimento responsável e proteção à biodiversidade. É necessário demonstrar ao organismo certificador que esse plano existe e que as adequações estão sendo realizadas em sua propriedade.
A etapa final do processo é a auditoria, que avalia toda a cadeia produtiva da soja, verificando o atendimento aos critérios socioambientais e às normas da certificação.
Para apoiar os produtores nessa jornada, Milena Pereira, gerente de Geração de Valor da Bayer, explica que a empresa atua há mais de cinco anos em parcerias de food chain, ou seja, conectando diferentes elos da cadeia de valor da indústria alimentícia. O objetivo é levar conhecimento sobre os requisitos de certificação, realizar diagnósticos para que os produtores entendam em que estágio se encontram e oferecer suporte até a fase de auditoria, facilitando o caminho para a conquista do certificado RTRS e o acesso a mercados mais qualificados.
Benefícios do certificado RTRS para o agricultor
Em 2020, a Bayer registrou, dentro das parcerias de food chain no Brasil, mais de 673 mil toneladas de soja certificada, o que representa cerca de 15% de toda a soja RTRS comercializada globalmente.
Outro dado relevante é a área preservada nesses projetos: mais de 76 mil hectares. Um dos requisitos da certificação RTRS é o cumprimento da legislação ambiental e do Código Florestal, o que fortalece mecanismos de incentivo à conservação e à produção responsável de soja certificada.
No último ano, alguns agricultores do Mato Grosso atenderam a uma demanda específica da Europa, que exigia soja proveniente de áreas com comprovação de preservação da biodiversidade local por mais de 20 anos. Esses produtores não apenas conseguiram fornecer para esse mercado, como também receberam um valor acima da média praticada, evidenciando o diferencial competitivo da certificação RTRS para soja.
Sem dúvida, a certificação vem trazendo benefícios para o agricultor em termos de melhoria de processo, tranquilidade diante de fiscalizações e benefícios financeiros em termos de comercialização da produção e dos créditos RTRS. Ganha o produtor, toda a cadeia de valor da indústria alimentícia e o meio ambiente.