Blog do Agro

Exportações do agro batem recorde em outubro!

Confira os destaques que contribuíram para esse resultado e outras notícias do setor
22 de novembro de 2024 /// 7 minutos de leitura

Exportações de soja e milho


As exportações do agronegócio brasileiro alcançaram um novo recorde em outubro, somando 14,3 bilhões de dólares. Esse resultado representa um crescimento de 6,2% em relação aos 13,4 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior. O desempenho foi impulsionado tanto pelo aumento de 3,7% no volume das exportações quanto pela elevação de 2,5% nos preços médios dos produtos comercializados.

Apesar da diminuição nas exportações de soja em grãos e de milho, que retraíram cerca de 1,5 bilhão de dólares, a queda foi compensada pelo crescimento em quatro segmentos estratégicos de exportação do agronegócio: carnes, que tiveram um acréscimo de 729,7 milhões de dólares em receita; café, com um incremento de 529,8 milhões; produtos florestais, que avançaram 491,6 milhões; e complexo sucroalcooleiro, que registrou crescimento de 209,8 milhões de dólares.

A queda nas vendas externas dos grãos está ligada à expectativa de uma safra menor em 2023/2024, que registrou uma produção de 297,8 milhões de toneladas, ou 21,9 milhões de toneladas a menos do que na temporada anterior. Além disso, houve redução nos preços médios de exportação, que recuaram 18,3% para a soja e 12,3% para o milho em outubro.

Apesar desse cenário, esses grãos continuam entre os principais setores de exportações do agronegócio do Brasil.

Perspectivas para exportações do agronegócio brasileiro


As seis categorias que mais contribuíram em vendas ao mercado internacional em outubro somaram 11,8 bilhões de dólares, o que representou 82,7% do total exportado pelo Brasil neste período. Entre elas estão: complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, café e cereais, farinhas e preparações.

O professor Marcos Fava Neves avalia o cenário das exportações do agronegócio: “A performance das exportações do agro brasileiro é incrível, com destaque para os setores de carnes e açúcar. Além disso, os valores estão se recuperando, o que nos deixa animados para o ano que vem, porque deveremos ter um volume de grãos muito maior, contribuindo ainda mais com esses resultados.”

Giro de notícias

O plantio da safra 24/25 de soja já alcançou 73,8% da área projetada, representando um avanço significativo em relação à semana anterior, quando o índice estava em 66%. As condições climáticas têm favorecido tanto o plantio quanto o preparo do solo.

No mercado de insumos, o momento também é positivo. O Índice de Poder de Compra de fertilizantes registrou queda em outubro, indicando uma melhora na relação de troca para commodities agrícolas como soja, milho, algodão e produtos derivados da cana.

Novos híbridos de milho com biotecnologia VTPRO4

A cada safra que passa, os desafios dos produtores aumentam. Pensando nisso, a Bayer apresenta dois novos híbridos de milho com biotecnologia VTPRO4, que unem segurança agronômica, produtividade e rentabilidade.

O híbrido AG 8450 PRO4, da marca Sementes Agroceres, entrega alto potencial produtivo em vários ambientes, além de estabilidade de performance, tolerância moderada ao complexo de enfezamento e excelente qualidade de colmo.

AS 1877 PRO4, da marca Agroeste, alia segurança e rentabilidade, com bom potencial produtivo em áreas estratégicas, proteção contra o complexo de enfezamento e tolerância à morte prematura.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.