Blog do Agro

Giro pelo mundo agro: fertilizantes e novidades na cotonicultura

Acompanhe o cenário dos fertilizantes no país, o avanço na colheita do algodão e o andamento das lavouras pelo Brasil. Este e outros destaques do nosso agro, no Impulso News!18 de julho de 2022 /// 3 minutos de leitura

O Impulso News destaca o recorde nas importações brasileiras de fertilizantes. Segundo dados do Ministério da Economia, o Brasil importou 16,6 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2021. Na comparação com os seis primeiros meses de 2020, o aumento no volume foi de quase 15%, batendo o recorde histórico.

Entre os estados brasileiros que mais compraram estão: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

No campo, a preocupação são os altos preços dos fertilizantes. O professor da USP e da FGV, Marcos Fava Neves, recomenda o que fazer em relação aos preços e ao momento de compra. Para ele, essa mega importação de fertilizante é uma boa notícia porque o produto é o alimento para a planta, o que mostra a disposição de plantio dos agricultores que estão reagindo aos bons preços das culturas.

No entanto, é preciso tomar cuidado e monitorar dados para saber a hora de comprar, ter a relação de troca diariamente, se atentar às políticas comerciais das empresas para comprar no melhor momento e, assim, ter os resultados esperados. O professor completa dizendo que também é interessante casar operações de compra e de venda da produção para não correr riscos cambiais.

Giro pelas lavouras do país

Para acompanhar a situação pelos campos do Brasil, o Impulso News foi até a cidade de Governador Lindenberg, no Espírito Santo. Lá, a produtora de café conilon, Tatiele Ferreira, apresentou o seu cantinho da inovação, área em que as plantas estão divididas em setores de acordo com o sistema de irrigação e são submetidas a testes de novos insumos, produtos ou sistemas produtivos.

Com isso, é possível comparar resultados para fazer a relação custo/benefício com o sistema tradicional já implantado. Se o sistema testado der resultados, a produtora comenta que as inovações são incorporadas às demais áreas da propriedade.

Em Bela Vista de Goiás, Goiás, acompanhamos a colheita do girassol. A produtora Simone Dameto explica que está em plena época de colheita da safrinha, e que, até o momento, a produtividade tem superado as expectativas, mesmo diante de uma safra desafiadora devido à escassez hídrica considerável dos últimos meses.

Desenvolvimento da colheita de algodão

Já a colheita de algodão pelo Brasil, de acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), atingiu 27,2% da área total até o início desta semana, o que demonstra que o ritmo tem sido um pouco mais ágil neste ano, em comparação com 2020.

Falando em algodão, temos um convite superespecial para você! No próximo dia 11 de agosto, às 18h, acontece uma verdadeira sessão de cinema na página do Instagram do Bollgard. Por lá, você irá saber tudo sobre a mais nova biotecnologia para o cultivo de algodão.

Rafael Mendes, líder do Negócio de Algodão da Bayer, relata que o Bollgard 3 RR Flex é uma ferramenta eficaz para o controle de insetos e plantas daninhas, traz ampla proteção contra as principais lagartas que afetam a cultura do algodão como a Falsa-Medideira, Curuquerê, Lagarta Rosada e Lagarta das Maçãs, além de trazer proteção adicional para as lagartas dos complexos Helicoverpa e Spodoptera.

Rafael Mendes, líder do Negócio de Algodão da Bayer, relata que o Bollgard 3 RR Flex é uma ferramenta eficaz para o controle de insetos e plantas daninhas, traz ampla proteção contra as principais lagartas que afetam a cultura do algodão como a Falsa-Medideira, Curuquerê, Lagarta Rosada e Lagarta das Maçãs, além de trazer proteção adicional para as lagartas dos complexos Helicoverpa e Spodoptera.

Com o Bollgard 3 RR Flex, o cotonicultor brasileiro continua com flexibilidade no controle de plantas daninhas, pois a biotecnologia é tolerante ao herbicida glifosato, ao passo em que se garante a produtividade e a qualidade de fibra.

No Giro de Notícias você, produtor, confere que novos casos de geada atingiram regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais e sul de Goiás; que a área plantada de soja deve crescer 2,3% na safra 21/22, batendo o recorde histórico no cultivo do grão; e a produtividade do milho safrinha deve cair 18% como consequência das secas e geadas.

Acompanhe ainda as cotações das principais commodities, que estão em alta, e muito mais!

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.